Entrevista com a escritora Fernanda Belém

Bom dia gente, hoje temos mais um entrevista e espero que vocês gostem. A entrevistada de hoje é a escritora Fernanda Belém, que é uma da colunistas do blog Belas da Bola e está lançando seu primeiro livro Louca por você, aposto que várias meninas vão se identificar com a história de Renata e se encontrar entre uma linha e outra. Confira abaixo a sinopse do livro e a entrevista.

Sinopse - Louca Por Você - Fernanda Belém


O que acontece quando um reencontro desperta um sentimento que você acreditava já ter esquecido? Renata achava que precisava apenas de um pouco de agito no namoro com Rodrigo. A rotina dos três anos de relacionamento havia acabado com todo tipo de frio na barriga e até mesmo com a paixão. Mas como agitar uma pessoa que parece não querer sair do lugar? Desesperada por mais emoções nos seus vinte e poucos anos, Renata decide mexer com o passado. De repente, o simples envio de um convite de aniversário para o antigo namorado faz o mundo virar de cabeça para baixo. Renata encontra no ex a adrenalina que tanto sentia falta. O problema? Ele também era comprometido. Entre e-mails, amigas, brigas, confusões, encontros, desencontros, ciúmes e tentações, Renata tenta amadurecer e espera tomar a decisão certa.



Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade desta entrevista. Todos têm algo que nos marca na vida, gostaríamos de saber qual foi o livro até agora que mais te marcou?
Eu que agradeço a vocês pelo convite. Bom, já começamos com uma pergunta bem difícil (risos). Sou completamente apaixonada por livros e leio muitooooo... É tão difícil escolher apenas um. Todos os livros que já li, me marcaram de alguma maneira. Mas existe uma autora, em particular, que eu sou completamente apaixonada: Rosamunde Pilcher. O primeiro livro dela que li, tinha mais de mil páginas e eu terminei em uma semana. Fiquei maravilhada com a forma que ela escreve e, principalmente, com a maneira que ela descreve cenários e pessoas. Sinto saudades dos personagens dela e tenho uma paixão por Cornwall (na Inglaterra), sem nunca ter estado lá. É uma autora muito especial, que despertou em mim a vontade de escrever.

Como surgiu a idéia do livro “Louca Por Você”.
Sempre quis escrever um livro. Comecei várias histórias, mas nunca terminava, não levava até o fim as minhas ideias. Em 2009, conversando com algumas amigas, vi que muitas tinham alguma história, alguma lembrança, do primeiro namorado. Esse era um assunto que sempre acontecia quando sentávamos para conversar. Dessa maneira a idéia foi surgindo, até que um dia eu resolvi abrir o computador para começar a escrever e não parei mais.


Você já passou alguma situação parecida com a que Renata personagem do seu livro está  passando?
Sim. Assim como muitas meninas, eu também já passei por uma situação parecida. Acho que quase todas as adolescentes, jovens, já passaram por algum momento como o da Renata. Dúvidas, medos, novas descobertas, ficar dividida entre o passado e o presente... Desde quando comecei a divulgar a história do livro, já recebi muitos recados, e-mails de pessoas que eu nem conheço, dizendo que estão loucas para saber o que acontece com a Renata, pois já passaram (ou estão passando) por uma situação semelhante.

Bom se você pudesse escolher os atores que melhor  representariam sua idéias dos personagens principais quem seriam eles?
Adorei essa pergunta! Já me peguei várias vezes sonhando com o filme do Louca Por Você. Nunca parei para pensar nos atores, mas vou tentar. Vou falar a versão nacional e a hollywoodiana (risos) dos personagens principais:
Renata – Grazi Massafera - Katherine Heigl
Rodrigo (namorado da Renata) – Max Fercondini - Robert Pattinson
Vitor (ex namorado) – Caio Castro – Jared Padalecki ou Taylor Lautner
Tatiana (namorada do Vitor) – Adriana Birolli - Kristen Stewart

Qual a sua dica para quem quer se aventurar nesse universo literário e publicar um livro? Conta pra gente um pouco de como foi a produção do livro.
O mais importante é ler muito. Ler, ler, ler e ler. Já ouvi por aí muitas pessoas dizerem que sonham em escrever um livro, mas que odeiam ler. Como pode? Para você fazer bem alguma coisa, você precisa conhecer aquilo. Escrever não é fácil. Demorei seis meses para construir a história do Louca Por Você. Esse foi apenas o primeiro passo. Depois, demorei um ano trabalhando na parte de revisão e análise de capítulo por capítulo. Foi um trabalho demorado, mas que enriqueceu o texto. Depois foi a hora de enviar para as editoras. Pesquisei todas aquelas que publicavam livros no estilo do meu. Esperei mais seis meses para receber a primeira resposta positiva, da Editora Novo Século. O caminho é sempre longo, mas acredito que ninguém pode desistir. Leiam muito, escrevam e acreditem no trabalho de vocês. É difícil, mas não é impossível.

O livro  “Louca Por Você” é seu primeiro trabalho como escritora, você já tem em mente novos projetos literário?
Sim! Agora que comecei, não quero parar nunca mais. Já terminei o segundo livro e comecei a escrever o terceiro. Vamos ver como será a receptividade dos leitores com o Louca Por Você. Espero que gostem da minha maneira de escrever. Meu sonho é seguir no mundo literário para sempre.

Vi que você é colunista do site Bela da bola, o que você acha do futebol feminino brasileiro e da participação das mulheres cada vez mais neste universo futebolístico seja como comentaristas ou praticando o esporte? E  não podia de deixar de perguntar para que time você torce?
Eu sou apaixonada por futebol. Quando entrei na faculdade de jornalismo, sabia que queria trabalhar com cultura ou esporte. Comecei com teatro, cobrindo peças e eventos culturais. Já no meio da faculdade, percebi que quase não existiam mulheres falando sobre futebol. Decidi criar o Bela da Bola e recebi muitos elogios pela iniciativa. Muitas meninas pediam para colaborar no site, escrevendo sobre os times. Já passaram pelo Bela da Bola mais de 100 meninas e a grande maioria conseguiu entrar no mercado do esporte. Hoje, fico feliz em ver como existem mulheres trabalhando nessa área e como surgiram novos sites, programas de rádio e de TV. Sobre o futebol feminino, acredito que ainda precisa crescer muito. Falta investimento e mídia, mas aos poucos isso também pode mudar. Meu time? Torço para o Flamengo e também tenho uma coluna no site oficial do clube. 

Que peça não pode faltar no seu guarda-roupa e que tipo de maquiagem você não vive sem?
No meu guarda-roupa não pode faltar calça jeans. Muitas(risos)! E maquiagem... Eu não vivo sem lápis de olho, blush (com efeito bronzeador! Adorooo!!!) e batom.

 Um livro, um lugar, uma música, um filme, uma frase que te marcaram? 
Livro:  O Regresso – Rosamunde Pilcher
Lugar: Gramado (lugar delicioso!!)
Música: Todas de Vinícius de Moraes
Filme: Um Homem de Família e Antes do Amanhecer
Uma Frase: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”

 O que você está lendo no momento? E qual autor(a) que te inspira na hora da escrita?

No momento, como ando na correria com o trabalho e com a divulgação do livro, decidi ler um livro de crônicas e estou lendo – Doidas e Santas, da Martha Medeiros. Mas nesse ano, consegui ler até o momento quase 40 livros. E fiquei apaixonada pelas histórias da Paula Pimenta e pelo livro – Anna e o Beijo Francês. Todos os autores me inspiram um pouco na hora de escrever, mas espero conseguir chegar ao talento da Rosamunde Pilcher nas descrições.

Quando será o lançamento oficial do livro “Louca Por Você” e o que os leitores podem esperar da história?
O lançamento oficial será no dia 18 de novembro (sexta-feira), às 19h, na Livraria Saraiva, do Plaza Shopping em Niterói, Rio de Janeiro. Espero que todos gostem da história e que se identifiquem com algum dos personagens ou situações vividas por eles. Acredito que todos têm um pouco da Renata, ou do Vitor, do Rodrigo, da Tatiana, da Priscila, da Flavinha...

Fernanda por Fernanda
Prefiro no lugar de falar sobre mim, colocar o que um amigo disse a meu respeito. 
A Nanda é legal pra caramba. Uma amiga que valoriza muitíssimo os vínculos que faz. Dá tudo de si para estar por perto, com toda sua energia vibrante e ardente. É uma menina alto astral, super otimista; não perde tempo na vida: parece que sempre está pronta para decidir aproveitar ao máximo as coisas. E tudo tá aí para ser curtido, transado, mas nada se entrega. Não importa, tem gente com a tenacidade à flor da pele, como a Nanda. Ela vai lá e agarra o que quer; colhe o instante e o transforma em pura energia de vida”
E a última pergunta, mas não menos importante, que mensagem você deixaria pra as leitoras e leitores do blog?
Agradeço a todos os que leram a entrevista. Espero que tenham gostado e que tenham conhecido um pouquinho mais sobre o Louca Por Você e sobre mim. Leiam sempre! Muito! Conheçam novos autores e novas histórias. Entrem cada vez mais no mundo literário. Ler é bom demais!

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Que bacana a entrevista. para ser bom escritor é preciso ser ótimo leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também não vivo sem lápis de olho hahaha!
    Amei a frase que ela citou!

    Beijos♥
    itglow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada!!!!!! Adoreiiii ver a entrevista aqui!!! Beijossssss

    ResponderExcluir
  4. Que fofa! Quero esse livro... Parece ser ótimo!

    http://meumundoecolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que simpática, já imagino como deve ser bom o livro dela.
    Tem post novo. Comenta?
    Girl Teen

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino