Entrevista com a escritora Kezia Lobo


Hoje trago para vocês mais uma entrevista, desta vez é a Kézia Lobo, autora do livro Coração de Salatiel, um livro recheado de fantasia e mágica, em breve falarei mais do livro para vocês, mas antes de vermos a entrevista na integra vou colocar a sinopse do livro para vocês verem o que os aguarda. Vamos conferir:


Sinopse: Lenora está completando seu 18º aniversario, e está ansiosa para receber o misterioso presente que sua mãe lhe deixou antes de morrer. Além disso, ela tem ouvido boatos que Malghalad, o rei que governa Galahar, está destruindo a todos os que se rebelam contra ele e que possuem ou praticam qualquer espécie de magia. E que junto com o Feiticeiro Negro procura por um colar lendário perdido. A notícia a perturba, pois ela esconde um segredo: Lenora é uma Elemental do ar, a única que conseguiu sobreviver desde que Malghalad começou a matar os elementais. Porém sua vida muda quando recebe o tão esperado presente e descobre que é um magnífico colar mágico que os antepassados acreditavam serem lendas, chamado: O Coração de Salatiel, que foi forjado pelo Ser Mágico mais poderoso do início das eras. Agora ela terá que correr para salvar a sua vida. E com a ajuda de um mago cego, um guerreiro fracassado e um príncipe fugitivo, irá enfrentar fugas arriscadas para encontrar a resistência, conhecerá o deslumbrante mundo dos Seres Mágicos, descobrirá o valor do perdão, da amizade e do amor, e terá que enfrentar a maior responsabilidade de todas: salvar o povo de Galahar antes que tudo o que conhece seja destruído. 

1-    Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade desta entrevista.  Kézia quando você descobriu a paixão pela literatura, tem alguém livro em especial que te despertou este interesse?
Desde criança já lia aqueles livrinhos de contos de fadas dos Irmãos Green, Handersen e La Fontaine, mas minha paixão pela literatura veio quando eu estava com 12 anos, graças a uma professora que me indicou as obras de Machado de Assis e José de Alencar, claro que na época, era aqueles livros com a versão mais resumida (logo depois eu queria ler as versão completas),  depois que peguei o primeiro livro, não parei mais, ia a biblioteca quase todos os dias, lia os romances de banca, ficção, policial, terror, de tudo um pouco, não tinha gênero. Se o livro era bom ou ruim, não importava, o importante era manter o vício.


2-    O mercado literário no Brasil ainda é pequeno quando comparado a outros países. Na hora de publicar seu livro como foi a busca por editora? Em algum momento pensou em desistir da idéia de publicá-lo?
Não é fácil buscar por uma editora que queira publicar obras de novos autores, poucas editoras fazem isso, a mais conhecida que dá espaço para os novos autores é a Novo Século e algumas outras, digamos que 85% das editoras no Brasil cobram para que as obras sejam publicadas, então a busca por editoras foi bem grande, até encontrar uma que fechasse de acordo comigo. Sempre tem aqueles momentos em que a gente cansa e não quer saber mais, porém meu pai me deu a maior força, ele me ajudou em tudo, principalmente financeiramente, se não fosse por ele, essa obra não estaria no mercado hoje.

3-    Qual foi a sua inspiração para o livro Coração de Salatiel?  E podemos esperar 
uma continuação da história?
A ideia surgiu a partir de um colar mágico onde tivesse metade do coração de um ser poderoso e que quem tivesse o colar, teria também poderes incríveis, a outra parte surgiu na Montanha das Sete Cores de Purmamarca que fica na Argentina e tem uma historia meio mística, juntei as duas ideias e a historia ficou pronta.  Quanto a continuação ainda não é certo, mas alguns amigos estão me pedindo uma continuação da história, estou estudando a possibilidade, se tiver vai ser para daqui há alguns anos, pois já estou trabalhando em um novo projeto.


4-    Se você pudesse escolher alguns atores para interpretar os personagens
 principais quais você escolheria?
Nunca pensei nisso, confesso que não faço ideia, o único ator que tenho em mente é para Raizakan, que é o personagem que mais gosto, pra ele escolheria o Dwane, mais conhecido como “The Rock”, acho que ficaria legal.
  
5-    Quais autores te inspiram na hora de escrever? E que livro está lendo no 
momento ou o último que leu?
Tenho muitos autores favoritos, mas sempre penso em Tolkien, um dia quero ser tão boa quanto ele. No momento estou lendo A Batalha do Apocalipse de Eduardo Sphor e Cheio de Charme da Marian Keyes, o ultimo livro que li foi Olhai os lírios do campo de Erico Verissimo, e a obra é sensacional.

6-    Um livro, um filme, uma música, um lugar e uma pessoa que marcaram sua vida 
de alguma forma?
A trilogia O Senhor dos Anéis – que me despertou de uma maneira sutil um sonho de me tornar escritora.
Tróia – primeira vez que fui ao cinema com os meus amigos e foi muito divertido, nunca vou esquecer.
Mais uma Vez do Renato Russo – marcou minha vida no Ensino Médio, e me fez ver o mundo de uma maneira diferente, e a tentar a ver as pessoas como elas realmente são.
Rodrigo – a pessoa que mais amei – daquele jeito romântico.


7-    Em sua opinião o que falta para que os jovens brasileiros leiam mais, e valorizem 
um pouco mais nossos escritores nacionais?
Eu acho que a leitura tem que ser um hábito ensinado para os jovens desde cedo, e eles devem ler aquilo que possam agradá-los de uma maneira leve e divertida, assim a paixão pela leitura se torna mais forte. Eu acho que para os jovens valorizarem mais a nossa literatura, as escolas deveriam aderir aos escritores contemporâneos nas aulas, devem ler o clássicos sim, mas deveriam iniciar com autores nacionais mais atuais, assim quando forem ler uma obra mais antiga, veriam as escritas com outros olhos, pois a maiorias das pessoas que conheço detestam os clássicos (que não é o meu caso).

8-    Uma perguntinha que não podia faltar quais são as peças/acessórios coringas na 
hora de compor o look e fazer aquele make?
Gosto muito do estilo meio hippie com uma mistura de rock, saias compridas e vestidos não faltam no meu roupeiro. No make, base e corretivo é essencial, lápis preto nos olhos, e batom nas cores pálidas ou chocolate, que amoo demais.

9-    Qual a dica que você daria para quem gostaria de seguir na carreira de escritor?
Escrevam o que gostam ou o a literatura que mais se identificam. Quanto as ideias, escrevam tudo o que vier a mente, sem exceção. Leiam sempre. Procurem uma editora que valorizem o trabalho de vocês, que não publiquem apenas por publicar. E se vocês mandarem os originais para 10 editoras, se tiver que reenviar, faça isso, pois muitas delas devolvem os originais sem ao menos terem lido a sua obra. Mas não desistam enviam quantos originais para quantas editoras puderam, que uma com certeza vai acabar lendo e gostando!

10- E para finalizar gostaríamos de agradecer novamente pela entrevista e pedir
 que você deixasse uma mensagem para nossas leitoras e leitores.
Oie leitores lindos! Primeiro agradeço a Anette, pela oportunidade. Valeu por acompanharem essa conversa! Desejo tudo de bom pra vocês, pois sem vocês nós escritores não somos nada! E que tudo que desejarem se torne realidade! \o

12 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. ELA É BEM SIMPÁTICA E O LIVRO DELA É ÓTIMO!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Que legal, amamos o blog !

    bjs

    kaka e jak

    www.kakaejak.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada :*
    Volte sempre eu estarei sempre
    aqui agora rsrs*

    Beeijo

    http://mylittle-dreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista!
    Estava com saudades daqui também *-*
    Beijão,
    http://agathasplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem lindo seu blog a gostaria que você segui-se o meu tbm :D
    http://enchantedcharm.blogspot.com
    e curta a página no facebook https://www.facebook.com/pages/Enchanted-Charm/164691990278168

    beijos

    ResponderExcluir
  6. geeente, que ótima essa entrevista!
    :D
    não li, mas deu voontade!

    http://www.divasdivat.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro entrevistas com escritores. Não conhecia ela e nem seus livros. Mas gostei desse livro em questão ai.
    Beijao
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. olha só adorei a entrevista!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia. Adorei a entrevista!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  10. Oiie flor obrigado por gostar das cores novas e do lay, seu blog tá perfeito adorei a postagem,coisa de qualidade, nota 10.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa pra ler esse livro ! =D

    BJs Lili's
    www.meninastwit.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino