Design Gráfico



O que faz um Design Gráfico?

É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de tornálos atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.

Como é o curso?   

O currículo valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual e fotografia. Há, ainda, aulas de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração. Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição. Fique de olho: Algumas instituições oferecem graduação em design digital, com formação específica em projetos de design para interfaces de mídias digitais, como websites, animações e games.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Artes Vis. (artes gráf.); Comun. Vis. Design; Design (comun. vis.); Design (prog. vis.); Design (web/ gráf.); Design - anim. dig.; Design de Interface Gráfica; Design Dig.; Design Publicitário.
O mercado de trabalho

A figura do designer gráfico vem ganhando cada vez mais espaço devido ao surgimento de novas mídias e também pela necessidade de ampliação dos canais já existentes, como a publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia impressa. "Existe demanda em todos os segmentos, como finalização, vídeos, animação, mas o maior crescimento ainda é na área da web", afirma Sergio D’Oliveira Casa Nova, coordenador do curso da Belas Artes, de São Paulo. Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas, ou em pequenos escritórios de design. As vagas de emprego ainda se concentram no eixo Rio-São Paulo. "Para quem es tá começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiando em empresas de designers gráficos, agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo e cinema", explica o coordenador.
Salário inicial: R$ 2.120,58 (fonte: Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal).


O que eu posso fazer?

Editoração eletrônica

Criar páginas de jornais, revistas, livros e folhetos, distribuindo o texto e as imagens de acordo com a linha editorial da publicação.

Programação gráfica para TV

Produzir vinhetas para emissoras e peças de publicidade.

Webdesign

Desenhar sites, interativos ou não, para a internet, considerando a melhor forma de transmitir a imagem, as informações e os serviços oferecidos pelos clientes.

Fonte: Guia do Estudante

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Eu fiz 4 semestres de design de produto, mas meus professores me aconselhavam trocar para o gráfico, acabei trocando, mas pra jornalismo... heehehe
    Mas a profissão é muito bacana, eu adoraria!

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  2. Por sem querer eu achei esse blog e amei !

    Bjs!!
    http://peenelopecharmosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses post informativos sobre profissões.
    Beijos
    @Brunamotablog
    http://chicwomanchic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. AAhh,eu pensei em ser designer gráfica por um boom tempo,até curso eu fiz!! rsrsrs...é uma ótima profissão mesmo né??!!
    Ameei o post amoree...vai dar um 'help' pra muuita gente!

    Kisses
    http://backstreetmorgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oláaa
    Bem interessante o Post,para os eternos amadores de filmes é ótiiiiimo!rss
    Querida,obrigada por sua visita no meu espaço e sendo assim podendo vir aqui conhecer também no qual gostei muito,por ter beleza e conteúdo,também estou ficando,seguindo-te desde já
    Beijo Grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino