Entrevista com Paula Pimenta

Boa Tarde gente!! Hoje trago para vocês uma entrevista exclusiva com a escritora da série de livros "Fazendo meu filme", Paula Pimenta. Ela foi super atenciosa em nos conceder essa entrevista. Confiram na integra:

1- Quando você descobriu a paixão pela literatura? E quais estilos literários vocês curte ler?

Sempre gostei de livros, mesmo antes de aprender a ler! Eu pedia para minha mãe ler história e mais histórias para mim! E desde que aprendi a ler, acho que nunca mais fiquei sem ter um livro em andamento, os livros me fazem companhia. Meu estilo preferido é chick lit. Gosto de histórias românticas, que tenham um fundo de realidade, daquelas que a gente lê e imagina que aquilo poderia acontecer em nossa vida.


2- Como foi pra você escrever e publicar ser primeiro livro?

O primeiro livro que publiquei foi um de poemas, chamado “Confissão”. Foi em 2002 e a publicação teve um processo bem tranquilo, a editora era de uma pessoa conhecida, e não enfrentei maiores dificuldades, apesar de o dia do lançamento ter sido muito emocionante. Já o processo de publicação de “Fazendo meu filme 1” foi muito diferente! Primeiro porque na época que escrevi (2005), eu nem imaginava que viria a publicar. Só quando o livro ficou pronto é que eu tive vontade de mostrar para o mundo, e então fui em busca de editoras. Quando finalmente chegou o dia do lançamento, eu estava eufórica! Foi um dos dias mais felizes da minha vida.

3- Como surgiu a idéia do livro Fazendo meu filme?

Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio (devido o início do horário de verão), elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o segundo capítulo do livro). Quando comecei a escrever, eu não sabia o que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é uma adolescente que vê sua vida mudar quando surge a oportunidade de fazer intercâmbio cultural. No processo de preparação para a viagem, ela se apaixona e fica indecisa entre ir para o outro país, ou ficar no Brasil com seu grande amor. Depois que vieram também as características de cada personagem.

4-Qual sua relação com a música e quais são suas inspirações?

Estudei música desde criança, dou aula de violão há vários anos e também canto e componho. Eu gosto muito de MPB e pop internacional. Adoro The Cranberries, No Voice, Taylor Swift, McFLY, Manitu, Marisa Monte, Lô Borges... Ah, gosto de tantas bandas e artistas que eu ficaria escrevendo até amanhã, se fosse mencionar todos! :)

5- Um livro, uma música, um filme, uma frase que te marcaram?

Livro: A Ponte para o sempre (Richard Bach)
Música: Linger (The Cranberries)
Filme: A noviça rebelde
Frase: “O paraíso é o lugar onde realizamos nossos sonhos” (filme O Campo dos Sonhos)

6- O que você não vive sem?

Tanta coisa... Família, amor, cachorros, chocolate, amigas, coca-zero, namorado.. :)

7- Hoje os livros estão um pouco mais populares que alguns anos atrás aqui no Brasil, e cada dia mais vemos meninas e meninos sonhando com a carreira de escritor. Qual sua dica para esses jovens que sonham em serem escritores?

Em primeiro lugar, acho que é importante ler muito. Geralmente, quem gosta de ler e tem esse hábito, escreve bem. Devemos também escrever sobre o que gostamos, pois quando escrevemos com paixão, os leitores sentem isso. Escrever sobre o que realmente conhecemos é importante também. Ao escolher um tema, certifique-se que você domina o assunto, para não se perder no meio da história.
Depois que o livro estiver pronto, é preciso muita paciência e força de vontade pra procurar uma editora. Acho que esses são os passos fundamentais para quem quer escrever e publicar um livro.

8- O que podemos esperar do livro “Apaixonada por palavras?

Esse livro ainda é um projeto para o futuro. Durante muitos anos fui colunista de um site de crônicas (Crônica do Dia) e tenho um acerto com mais de 100 crônicas. Quero um dia reuni-las em um livro, que levará o nome de uma das minhas crônicas preferidas (Apaixonada por palavras).

9- Paula por Paula?

Eu sou uma eterna adolescente! Adoro filmes de amor, chocolate, animais, viajar, sair com minhas amigas, ler, escrever... e namorar muito! :)

10- Que mensagem você deixaria pra as leitoras do blog?

Em primeiro lugar, acho que ainda é tempo de desejar Feliz 2011! E queria convidar vocês para acompanharem o blog “Fazendo meu filme”, pois sempre escrevo lá as novidades sobre os livros: http://blogfazendomeufilme.blogspot.com/ 

Para quem não conhece os livros da Paula, vale a pena conferir a série Fazendo o meu Filme são três livros até o momento mas, será lançado o quarto livro.Aguardem.
O livro é sobre a Fani, uma menina de 16 anos. Tudo muda na vida dela quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. Fazendo Meu Filme nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Essa é a sinopse do primeiro livro para saber mais vocês terão que ler.
Fica a dica!!





7 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Já to seguindo de volta, como prometido.

    ResponderExcluir
  2. Ouou adorei a entrevista com ela, sempre que ela faz uma entrevista ela é muito simpática!

    beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AMEEI a entrevista!Desde que eu vi na Capricho quis ler a série Fazendo o Meu Filme e pela sipnose,paree ser bem legal!
    xoxo *-*'

    ResponderExcluir
  4. Ameeei a entrevista, ficou ótima a postagem!
    Seu blog sempre acerta! *-*

    beijos
    Ieda
    http://blog-da-ieda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a entrevista
    ela é uma fofa *-*
    bjs
    http://azuleletrico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tem selinho pra vc la no meu blog viu ?? Bjuus


    http://historiasdaquel.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista, não conhecia a Paula Pimenta, vou procurar saber mais sobre o trabalho dela.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino