3 Dicas para escolher a roupa ideal para se exercitar

    Foto:  Alexander Mils/Unsplash 

As roupas vão muito além de serem apenas uma forma de mostrar ao mundo quem somos, também servem como uma forma de proteção. Muitas vezes acabamos dedicando boa parte do nosso tempo escolhendo o melhor conjunto fitness para malhar, porém às vezes nos esquecemos que a 
escolha da roupa certa para a prática de exercícios físicos é tão importante quanto o exercício em si. 

Pensando em te ajudar a tomar a escolha do look ideal mais simples e funcional reunimos algumas dicas para te ajudar a escolher peças que além de beleza, reúnam conforto e te ajudem a potencializar seu desempenho. 

1. Entenda as exigências de cada exercício: cada atividade exigem um atenção especial, dessa maneira devemos levar em consideração isso na hora de escolher a roupa ideal. Por exemplo:

Exercícios aeróbicos:  Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Dentro dessa categoria podemos incluir a dança, andar de bicicleta, caminhada.  Esse tipo de atividade pede roupas leves, mas que possuam sustentação. 

Dê preferência  por peças feitas com tecidos como o Dri-Fit, poliamida, elastano. Para atividade ao ar livre existe a opção de tecidos com proteção solar, então vale super a pena dar uma olhada. 

Foto:  Bruce Mars/ Unsplash 

Musculação: é uma atividade que força os músculos de maneira controlada buscando o aumento da força e do volume deles. 

Nesta modalidade peças feitas com tecidos de compressão pode ser uma boa opção, já que elas ajudam no aumento da micro circulação, recuperação mais acelerada após esforço físico,  melhor movimentação e melhor execução da força aplicada.  

A opção mais indicada para quem pratica algum tipo de atividade que envolve impacto e precisa de alta sustentação é optar por tops do tipo nadador ou com um cruzado nas costas (alças se cruzam formando um x), isso ajuda a  aliviar o peso na parte frontal do ombro  garantindo um maior conforto e ajudando na sustentação do busto.

Foto:  Bruce Mars/ Unsplash

2. Leve o clima em consideração:
conhecer o clima da sua cidade ou da região que você irá realizar a atividade física é muito importante, assim como o horário e se é será realizada em um ligar aberto ou fechado.


Dias quentes: para os dias quentes tecidos leves, com proteção solar e que permitam a transpiração, são as melhores opções. 

Dias Frios:  quando a temperatura cai, junto com ela a motivação de praticar algum exercício se vai junto na maioria das vezes, por isso encontrar uma roupa que combine com o clima é um item essencial para dar uma motivação  a mais, uma vez que além de conforto irá te trazer proteção. 

Busque peça que sejam próprias para temperaturas mais frias, mas que ainda permitam a transpiração e sejam leves. Caso a atividade seja ao ar livre procure as que possuam a proteção ao vento. Peças feitas de poliéster, nylon, tactel, suplex, moletinho. 


Foto:  Ev/ Unsplash

3. Saúde em primeiro lugar:
o uso de uma roupa inadequada para a pratica de exercícios poder ocasionar ou agravar alguns problemas de saúde. Roupas muito apertadas podem desencadear problemas circulatórios, roupas pesadas e que impedem/dificultam a transpiração aumentam o risco de 
desidratação,  pressão baixa e, em casos mais graves,  desmaio.


Além dá roupa é importantíssimo investir em um tênis indicado para cada tipo de atividade, terreno e afins, sem esquecer é claro do conforto com seus pés. 


A escolha do tênis errado pode ocasionar bolhas, hematomas, unhas encravadas, entorses no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, lesões no joelhos e quadril, e até mesmo fraturas por estresse na ossada dos pés. 


São dicas bem simples, mas acreditamos que elas irão te ajudar na hora de escolher a melhor opção na hora de montar seu look, sempre levando em consideração seu bem estar.  Se tiverem mais dicas sobre o assunto não deixem de compartilhar conosco aqui nos comentários! 



5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Uma das coisas boas de ser homem, é que quando vamos ao ginásio basta enfiarmos qualquer trapo para fazer de t-shirt e as mesmas calças de fato de treino que usávamos na escola e já está! Ainda assim, uma das coisas mais importantes para mim e aí não há como dar a volta, é o calçado. Tal como mencionaste, os ténis errados podem causar lesões e estragar completamente um treino.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão do tênis é super importante e sempre levei em consideração mas assumo que nunca pensei em tipos de roupas dependendo do exercicio a ser feito. Que incrivel isso! adorei as dicas e vou começar a testa-las!!

    ResponderExcluir
  3. aiii, esse post aumentou minha vontade de voltar a treinar ♥
    eu fazia musculação, e tive que parar pq machuquei a coluna, mas em breve pretendo voltar ♥
    adorei o teu post, ótimas dicas! escolher a roupa e o caçado ideal aumentam até mesmo o rendimento dos exercícios, pois nos deixam mais confortáveis

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca parei pra pensar na roupa ideal para me exercitar, sempre escolho o mais confortável e não o que é o ideal. Adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ane!
    Sabe que eu nunca tinha parado para pensar nesse tipo de coisa?! Só ia na área do fitness e comprava o que achasse mais bonitinho. aushuahsuas
    Obrigada pelas dicas, amiga!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino