Your Name.

by - quinta-feira, dezembro 20, 2018


O romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos. 
Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver.
Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? 
Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino? A um só tempo divertido e emocionante, Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.
📖Skoob 👍Avaliação Final:  

Your Name é um livro baseado no anime de mesmo nome, ainda que ele tenha sido lançando antes no Japão.  Diferente do que pode ter acontecido com muitas pessoas fiz o caminho inverso, li primeiro o livro para só depois assistir ao filme, então  irei contar o que achei com base nesta experiência. 

Mitsuha vive em uma pequena cidade no interior, e como quase todas as pessoas que vivem em cidades interioranas  ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades e sonha um dia viver em uma, mas precisamente em Tóquio. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. Tudo parece tão real que ela decide  aproveita ao máximo no lugar onde ela adoraria viver. Curiosamente, um garoto chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha do interior. Tudo parece tão real, mas a questa é porque isso está acontecendo e o que isso significada. Quando ambos acordam de seus sonhos suas lembram são apenas fragmentos de algo maior que eles não conseguem enxergar, como peças de uma quebra-cabeça que precisa ser montando, mas  não  se tem todas as peças disponíveis. 



Se disserem que isso não é estar vivo, não sei mais o que seria. Ela tem vida, eu pude sentir. Mitsuha é real. 

A história do filme e do livro são bem similares, possuindo diferenças sutis, mas que fazem todo o sentido para o formado que foram produzidas, por exemplo,  uma diferença importante e que molda o livro como algo único e que faz com que a gente se conecte realmente com a história é  a narração é feita em primeira pessoa, intercalada pelo ponto vista de Taki e de Mitsuha, misturando-se muitas vezes. Já no filmes temos uma narrativa em terceira pessoa. O livro também traz um bônus onde Makoto Shinkai conto sobre como foi o processo para a criação da história, trilha sonora.  Como deu para perceber os dois formatos são complementares um não excluí o outro, transformando assim a experiência com Your Name algo único. 


Não importa em que lugar do mundo você esteja, eu prometo que vou te encontrar mais uma vez. 

Como li o livro antes de assistir ao anime confesso que fiquei um pouco perdida no inicio da leitura e por isso dei apenas 4 estrelas. Porém se você ainda não leu, mas ficou curiosa por esta histórica singela, mas cativante que vai muito além de apenas duas pessoas trocando de corpos recomendo que assista ao filme primeiramente e depois leia o livro. Aposto que sua experiencia será ainda melhor, pois o livro preencherá algumas lacunas e trará um entendimento melhor dos personagens e suas motivações.  Aproveitando gostaria de fazer uma comparação um pouco inusitada da obra que me lembrou um pouco o que vemos no filme A casa do lago, aliada a uma exploração mais profunda das consequências que a troca de corpo traz entre as pessoas envolvidas, bem diferentes do que vemos em filmes como   Garota Veneno, E se eu fosse você. Aqui o foco é mais na ligação, nos laços criados através do tempo que mesmo que a memória os apague ainda é possível senti-los. 

Your Name é uma história delicada que é precisa ser lida com atenção, pois todos os detalhes presentes nos ajudam a entender toda a complexidade que envolvem a troca de corpos de Taki e Mitshuha, assim como nos ensinam mais sobre a cultura do Japão! 


Você pode gostar

0 comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique a vontade para comentar. Obrigada pela visita! Volte sempre.