Receita: Doce de Leite


Quem aqui não ama um bom doce, ainda mais quando é doce de leite?  Esse é um dos meus doces preferidos e adoro quando ele tem cara e gosto de feito em casa, coisa de vó, não aquele ar de industrializado que vemos muitas vezes no mercado.  Depois de muitas decepções na hora de comprar o doce perfeito resolvi que estava na hora de tentar fazer em casa e torcer para dar certo. Depois de algumas tentativas venho compartilhar com vocês uma receita perfeita para quem não tem muitos dotes culinários, mas ama comer guloseimas


Você vai precisar de: 
1 litro de leite integral (quanto mais fresco e gordo for o leite, mais gostoso vai ficar o seu  doce de leite)
1 xícara de açúcar cristal 
1 pitada de SAL
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio (deixa o doce de leite com uma consistência mais cremosa, uma vez que previne que a proteína do leite coagule)
Algumas gotinhas de estrato de baunilha (opcional) 

Hora de colocar a mão na massa: 

Junte todos os ingredientes, menos o bicarbonato, em uma panela grande e alta (vai por mim isso faz uma grande diferença, quanto mais alta melhor). Cozinhe em fogo médio/alto, mexendo para que o açúcar se dissolva,  até que comece a formar uma espuma leve por cima do leite. Então abaixo o fogo para o mínimo e junte o bicarbonato (nesse momento já fique preparada porque vai começar a subir muito rápido e chance de fazer bagunça é grande). Mexa até que o leite pare de subir.
Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo para não grudar ( dá para você dar algumas pausas, mas na primeira vez aconselho a mexer de forma mais constante). Quando ele já estiver quase na consistência final cozinhe mexendo bastante para que ele reduza mais rapidamente e pegue corpo (hora de malhar o braço, vai dar volta de desistir, mas vai por mim vai valer a pena).
Quando o leite tiver reduzido para quase 1/4, ou estiver na cor desejada e com consistência de doce de leite, retire da panela e reserve em um pote fechado até esfriar.

Ele rende mais ou menos um potinho como esse da foto. Para fazer essa receita você deve ter paciência porque demora um pouco (cerca de uma hora e meia todo o processo).  
Espero que vocês tenham gostado da receita. Se tiverem alguma dica ou outra receita, sugestão me contem nos comentários adoro testar novas receitinhas e aprimorar antigas!  

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa que delícia! E é super fácil de fazer, né? hahah Já vou me preparar pra fazer ele nesse final de semana! Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
  2. Ai mulher assim tu n me ajuda a manter o foco na dieta </3 eu sou uma formiguinha louca por doce e esse doce de leite é maravilhoso.

    criaturacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai menina, não brinca com essas tentações! Aqui na Finlândia os doces são mei sem açúcar mas mesmo assim adoro. Agora dei uma salivada por um docim de leite!
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca pensei em fazer doce de leite, pois pensava que o processo fosse dificílimo, mas agora tentarei huahua ai ai *o*

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostava de doce de leite, até que comprei pros meus pais de uma fazenda e nossa, que maravilhoso!!! O curioso é que meu pai disse que aquele doce de leite era bom porque lembrava "doce de leite caseiro". Vou tentar sua receita!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino