Morando Sozinha

quarta-feira, agosto 17, 2016

Quem acompanha o blog sabe que temos por aqui uma tag sobre a vida universitária, uma maneira de dar uma ajudinha na hora de escolher o curso e ir se preparando melhor para o que o futuro reserva. Hoje estamos estreando mais uma tag e dessa vez queremos dar uma luz para quem pretende ir morar sozinha em breve ou que acabou de começar essa nova etapa da vida. Para estrear essa nova categoria convidei a blogueira  Larissa Ribeiro do blog Loud Like Moi, espero que vocês curtam

Eu saí da casa da minha mãe por causa da faculdade, onde ela mora não tem e muito menos o que eu queria cursar que era Design Digital.
Como ela tinha muito receio de me colocar logo de cara em um apartamento em Curitiba, fomos atrás de um pensionato (feminino, afinal, mãe é mãe né :P).
Fiquei lá de fevereiro à junho, eu achei que ia ser super legal por já ter vizinhas, mas não foi tão divertido assim... Meu curso era de tarde e a maioria das meninas estudavam de manhã e lá eram dois alojamentos a "casa" e o "prédio" (eu morava na casa), todas as refeições eram no prédio então ninguém transitava naquela casa direito, todas ficavam em seus quartos e como meus horários eram diferentes, já viu né? Fiz amigas sim mas não convivíamos muito, eu me sentia sozinha demais naquele lugar, foi péssimo, e pra ajudar meus amigos na faculdade eram homens e eles não podiam me visitar.
Me mudei de lá por esse e outros motivos no fim e comecei a procurar um apartamento com um amigo meu que ia fazer faculdade em Curitiba também. Minha mãe não aceitou logo de cara por ser um amigo e eu não tinha dinheiro, então bati o pé pois morar sozinha (depois do pensionato) ia ser horrível demais, acabei ficando duas semanas na casa de uma menina da faculdade por conta desse mimimi.
No fim minha mãe aceitou contanto que eu arrumasse uma menina para dividir junto com a gente o apartamento e lá fui eu perguntar pra outra amiga se ela conhecia alguém e ta dá! Ela tinha uma menina interessada. Esse meu amigo começou a faculdade enquanto eu estava na casa da menina e conheceu um cara que não tinha onde morar, então claro, carregou ele junto pra dividir com a gente (e minha mãe não sabia heh). Dividi o apartamento com eles até dezembro do mesmo ano e foi bem divertido, teve seus altos e baixos como dividir geladeira e armários, no começo ninguém tinha limites então é um comer o que não devia do outro (normalmente a minha comida), entupiam a privada e não arrumavam, ninguém queria limpar a casa, a louça era o pior de tudo,... Mas sempre tinha alguém pra fazer alguma coisa, o que compensou muita coisa ruim heh.
Depois desse ano ~intenso~ eu fiquei sozinha no apartamento. O mais legal é que eu podia andar pelada por aí 8D, eu podia esquecer uma blusa na sala, arrumar ele INTEIRINHO do jeito que eu queria, levar as visitas que eu quisesse e até gente pra dormir lá, as coisas demoravam mais para se desgastar e sujar haha só maravilhas.
Foi legal dividir? Foi sim, é legal você saber que sempre terá alguém ali pra você também. Mas ter seu próprio cantinho é bom demais, o ruim é ficar tão sozinha que quando você encontra alguém você fica tipo "essa é a minha voz?" quando falar haha

Coisas que todo mundo deveria saber quando se mora sozinho:
Tudo vai depender de você, é óbvio mas é verdade.
Se o escorredor ficar cheio de louça, você não pode gritar pra alguém secar umas coisas enquanto você continua lavando.
Então NUNCA deixe a louça acumular, quem sofre é você mesmo.

Você não pode deixar as coisas faltarem, é chato demais sair no meio da chuva pra comprar papel higiênico porque você não tem mais.
Então listas serão sempre as suas melhores amigas antes do supermercado. Sabe aquele carrinho de feira? Será sua melhor amiga na volta dele! haha A não ser que tenha um namorado(a), use eles também :P

AH! muito provavelmente você irá ao mercado com mais freqüência, afinal, compra de mês não fará mais parte da sua vida, como é só você as coisas estragam mais rápido então você comprará em menor quantidade.
Se você é que nem eu que ama salada, vish, praticamente irá ao mercado uma vez a cada dois dias no mínimo.

Sabe aquela frase "a fome é o melhor cozinheiro"? então, a preguiça será o melhor cozinheiro. Como tudo vai depender de você e ninguém é de ferro, a preguiça vai bater e você estará com fome, sem vontade nenhuma de ir ao mercado e só com ovo, arroz e batata em casa... 
Então compre comida instantânea ou congele o que fizer a mais, sempre é uma boa saída heh

Aquelas colunas de sites e tal onde falam "se você arrumar um pouco todo dia, não terá bagunça" não rola, é praticamente impossível você dar conta de tudo morando sozinho, afinal, você também tem vida fora de casa, não é? Então não se desespere quando acabar virando uma zona de guerra o seu cantinho, respire fundo e arrume as coisas por categorias e prioridades, com calma tudo se ajeita de volta.

5 coisas que não podem faltar:
1) Sacos plásticos de comida ou potes menores, são sempre legais para se congelar porções individuais de carne, feijão, legumes,...

2) Microondas! Haha além de te poupar tempo cozinhando legumes (sim, eu faço isso heh) ele te poupa de sujar mais louça ;D

3) Se você for morar em um lugar com pouco espaço, utensílios tudo em um ajudam MUITO.

4) Uma mesa, pode parecer óbvio mas... Eu julguei não ser prioridade e agora sofro com isso heh 

5) Algumas ferramentas como chave de fenda, philips e um alicate já te resolvem de início haha dependendo da sua casa até uma moeda de um real ajuda.

Bônus: Tudo o que era prioridade na escolinha tipo tesoura, cola, régua, calendário (pra você não esquecer das contas)... É um quebra-galho que só.

Expectativas x Realidade
Expectativa: Vou morar sozinho, vou receber visita dos amigos o tempo todo, fazer festinhas e comer com eles.
Realidade: Você até convida nos primeiros dias, mas precebe que a bagunça é tanta que "o tempo todo" vira alguns dias heh ninguém merece limpar a casa depois...

Expectativa: Não tenho mais minha mãe para me encher, vou sair do banheiro e largar a toalha na cama, as roupas na cama, no sofá, só vou limpar a casa quando der na telha.
Realidade: Você não vai conseguir levar essa vida aloka por muito tempo... Você vai se irritar fácil com a bagunça e vai reclamar horrores consigo mesmo quando voltar pra casa de noite querendo descansar e aquela montanha de roupas dizendo "me guarde agora" no sofá/cama.

Expectativa: Nunca vou deixar faltar comida na geladeira.
Realidade: Ah vai, você vai :/

Expectativa: Ficar pelado o dia inteiro ou de pijama.
Realidade: Sim, vai mesmo. A melhor coisa, sem dúvidas haha

Expectativa: Já fico a maior parte do tempo em casa sozinho, então não me sentirei sozinho quando morar sozinho.
Realidade: Você vai sim, isso são duas coisas bem diferentes... Quando você mora com alguém e esse alguém passa a maior parte do tempo fora, você sabe e sente que alguém vai aparecer e ficar com você alguma hora do seu dia. Mas quando não tem ninguém, ai sim você sente o que é estar realmente sozinho.

E aí meninas gostaram? Se tiverem sugestões de perguntas, dúvidas, ou dicas para melhorarmos a tag ou queira participar deixe nos comentários ou entre em contato conosco. 

Você Pode Gostar Também

10 comentários

  1. HAHAHAHA amei! Eu nunca morei sozinha mas já ouvi muitos relatos e é puramente isso que você falou. Mas eu acredito que morar sozinha seja melhor que dividir, tem gente que não nasceu pra dividir apto kkkkkk Amei o expectativa e realidade porque eu já ouvi muuuuuito sobre isso e vou vivenciar na pele porque vou me mudar no fim do ano e não vai ter mais ninguém pra me socorrer hahaha confesso que tá me dando um frio na barriga!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Amei, morro de vontade de morar sozinha mas sei que vou enfrentar váaarios problemas HAHA
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <33

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino o alívio que foi quando a casa de cheia de gente dividindo acabou virando "só sua"! Às vezes a gente se sente sozinho e tals, mas muuuita gente também pode causar uma certa confusão, além de ter esse conforto do "Ah, o outro arruma", que vira uma loucura porque aí ninguém arruma!

    Eu tô querendo muito morar sozinha, tinha colocado como meta desse ano juntar dinheiro pra fazer isso ano que vem, mas não consegui =( Vamos ver como vai ser depois, né!

    ResponderExcluir
  4. Adorei e ela foi bem divertida. Morar sozinho é um eterno "expectativa x realidade" huahauahauahau
    Acho que pudia ter algumas perguntas com relação a mudança. Vou fazer a tag, to virando a louca das tags, e vou acrescentar algumas perguntas sobre mudança! Por exemplo: conte sobre a mudança: organização, empresa que fez, quanto tempo levou e dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ri MUITO e também me encontrei em algumas partes. Eu já morei fora por um mês e sofri muito com mimimi dos meus pais. Sou filha única, então o apego é o triplo, comigo. Fui fazer intercâmbio em londres no ano passado, lógico, me ajudaram financeiramente MAS eu me intriguei que não tive maiores problemas com organização. Aqui em casa eu sou muito desleixada porque a mãe faz tudo. E isso era uma das coisas que ela mais me incomodava: organização. Morando em londres eu fazia de tudo e mais um pouco. Eu nem sobrevivi. Eu vivi, mesmo. Achei muito tranquilo. Tenho planos de ir morar sozinha, logo logo. Assim que a situação financeira colaborar. Acho que vou me dar bem. Adorei o post! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a parte "Expectativa X Realidade". Porque acaba sendo taaaaao verdade. HAHAHAHAHA No primeiro mes morando sozinha eu pensei que ia ser festa todo dia e que eu ia morrer de tanto comer Doritos.. Mas "aloka" nao rola mesmo.. a gente aprende a ser responavel bem rapidinho. Muito legal a tag que voce ta trazendo pra ca.. Beijos

    http://www.verdadeescrita.com/azar-o-meu/

    ResponderExcluir
  7. Moro no alojamento da universidade hauahua é quase isso aí, tirando o fato de que dividimos o apê em oito meninas. Esses dias tem sido meio tenso porque estamos em três na casa e me sinto meio sozinha. Mas, that's the life, não é mesmo haha. Outras responsabilidades de sair da casa dos pais é coisas básicas como por exemplo esquecer a toalha quando for para o banho (uó, já aconteceu comigo três vezes ahuahau desespero) O melhor é que quem mora no aloja não tem de se preocupar em fazer comida durante a semana -tirando os dias em que resolvem reformar o RU :/

    http://motivospelosquaisestoufelizhoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vou salvar esse relato aqui...! Eu preciso muito ler opiniões sinceras de quem mora sozinho. Muito aprendizado. Sei que vou aprender muito, mas é preciso ter certas coisas em mente. Gostei do Expectativas X Realidade, ajudou muito a cair na real! Sempre me imaginei como é se sentir sozinho morando sozinho, acho que não estou preparada, mas me acostumo!

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  9. Acho que quase todo mundo tem o sonho de morar sozinho. Eu quero muito que isso aconteça, mas vai demorar um bocado. Eu sempre sonhei em poder ter o meu cantinho, poder receber visitas ate de madrugada se eu quiser, não ter ninguém enchendo o saco haha Essa expectativa x realidade foi maravilhoso, Expectativa: Ficar pelado o dia inteiro ou de pijama. Realidade: Sim, vai mesmo. A melhor coisa, sem dúvidas haha <3

    ResponderExcluir
  10. Adoreeeei responder suas perguntas Ane *-* tentei ao máximo não me alongar já que eu falo mais que sei lá que haha
    Bjuuuu <3

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique a vontade para comentar. Obrigada pela visita! Volte sempre.