Séries sobre adoção para conhecer

Foto de KoolShooters no Pexels

Já falamos aqui no blog sobre séries que dão o protagonismo às enfermeiras, profissionais que muitas vezes ficam em segundo plano em seriados médicos. Inclusive precisamos atualizar a lista com novas indicações. 

Desta vez escolhemos a adoção como tema para nossa lista de indicações. Séries que têm a família como tema central são super comuns e fazem muito sucesso principalmente nas sitcoms, porém, nem todas apresentam este tema como assunto base para o  desenvolvimento da narrativa. Por exemplo, séries como Friends, Grey’s Anatomy, One Tree Hill, Glee, 9-1-1, Superstore e Parenthood em alguma momento abordaram o assunto, umas trabalham melhor o tema que outras, porém, ele é mais um dentre os temas abordados dentro da trama.   Então, nosso critério aqui foram séries em que a adoção se faz presente na narrativa como um todo, não em apenas alguns episódios. Borá conferir! 



Anne With an e: a história acompanha a vida de Anne Shirley, uma jovem órfã que, após uma infância de abusos entre orfanatos e casas de estranhos, é enviada por engano para viver com um casal de irmãos. Com o passar do tempo, a pequena garota de 13 anos transforma a vida de Marilla, Matthew Cuthbert e de toda a cidade com seu jeito extrovertido, sua inteligência e imaginação brilhante.  A série é baseada no livro Anne of Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery.

A adoção de Anne é fundamental para transformar a vida dos irmãos Marilla e Matthew, assim como a de toda a comunidade ao seu redor, e é claro a sua própria. 

Onde Assistir: Netflix 
Status: Finalizada
Número de temporadas: 3



This is us acompanha o cotidiano de algumas pessoas em linhas do tempo diferentes. Rebecca (Mandy Moore) e Jack (Milo Ventimiglia) são um casal esperando trigêmeos. Randall (Sterling K. Brown) é um advogado lidando com a volta de seu pai biológico, Kevin (Justin Hartley), um belo ator de televisão buscando novas oportunidades  e Kate (Chrissy Metz), uma mulher tentando lidar com seu peso e superar traumas da infância.

A série aborda assuntos extremamente relevantes para os dias atuais. Inclusive muitos acreditam que ela tenha muito da essência de Parenthood em seu DNA. A adoção aqui é extremamente importante para o desenvolvimento da narrativa, assim como dos seus personagens. É incrível ver como uma escolha é capaz de impactar a vida de várias pessoas. 


Onde Assistir: Prime Video e Star+ 
Status:  Última Temporada
Número de temporadas: 6


Modern Familynarra o dia a dia de três famílias ligadas entre si. Jay é o patriarca dos Pritchett, um homem bem sucedido, pai de Claire (a filha mais velha) e Mitchell, frutos de seu primeiro casamento. Atualmente é casado com a bela colombiana, Gloria e padrasto de seu filho pré-adolescente, Manny. Já Claire é casada com Phil, com quem tem três filhos, Hayley uma adolescente que vive dando dor de cabeça a família, Alex a filha do meio que provavelmente é o adulto da casa e uma verdadeira nerd e o filho mais novo Luke, que sempre tem atitudes bem incomuns.E para finalizar temos Mitchell que está em um relacionamento estável com Cameron, e juntos acabam adotando Lily, uma bebê vietnamita. 

Modern Family como o próprio nome sugere nos apresenta um modelo de família que foge daquilo que as pessoas  têm como tradicional. Mitchell e Cameron dão início a sua família ao adotar Lily, enquanto Jay  adota Manny ao se casar com Gloria. 
 
Onde Assistir: Star+ 
Status: Finalizada
Número de temporadas: 11




Life UneXpected: Lux (Britt Robertson) é uma adolescente de 15 anos que passou toda a sua vida até então entre lares adotivos. Cansada da situação, ela decide se emancipar, e nesse meio tempo, acaba encontrando seu pai biológico, e também a mãe. O juiz decide, então, conceder a guarda de Lux aos pais verdadeiros, ao invés de emancipá-la. Eles, agora,  terão que superar todos os estranhamentos para dar à filha a família que ela merece.

Através de Lux e seus amigos vemos  o quão falho o sistema de adoção pode ser, as dificuldades enfrentadas por aqueles que não são adotados quando bebês, os abusos em lares adotivos e as complicações de se aproximar dos pais biológicos sabendo que eles não te queriam.  

Onde Assistir: Paramount+
Status: Finalizada
Número de temporadas: 2



The Fosters: a série narra a história de uma família formada por duas mães. Stef (Teri Polo), uma policial que foi casada com seu colega de trabalho Mike (Danny Nucci) e com quem teve um filho, Brandon (David Lambert). Agora divorciada, ela vive com Lena (Sherri Saum), uma vice-diretora de uma escola. Juntas, elas resolvem criar filhos adotivos, além de Brandon. São eles Jesus (Jake T. Austin) e Marianna (Cierra Ramirez), irmãos gêmeos que foram abandonados pela mãe. Até que Lena esbarra com Callie (Maia Mitchell), uma adolescente problemática, e ela resolve acolher a menina. Callie provoca problemas de relacionamentos, e só se preocupa em resgatar seu irmão de sangue de 13 anos Jude (Hayden Byerly) que também vive em um lar adotivo e sofre maus tratos.

Assim como Modern Family, The Fosters apresenta uma família que está longe de ser considerada tradicional e como Life UneXpected mostra a essência de um sistema falho que não dá o devido auxílio e segurança para as crianças. 

Onde Assistir: 
Status: Finalizada
Número de temporadas: 5
 


The O.C: Ryan (Ben McKenzie), um jovem de 16 anos que entra para vida do crime por influência do irmão, mas acaba ganhando uma segunda chance quando conhece Sandy Cohen (Peter Gallagher), um advogado idealista que não aceita ver a vida do adolescente ser destruída tão cedo. O garoto passa então a viver com Sandy, sua esposa Kirsten (Kelly Rowan) e o filho do casal, Seth (Adam Brody),  no luxuoso bairro de Orange Country. 

Ryan tinha tudo para ser um garoto problema: uma mãe problemática, um irmão criminoso e um padrasto violento, e meio que ele estava indo para o caminho errado, mas tudo muda quando ele é acolhido pela família Cohen. O processo de adoção aqui não é fácil, principalmente por parte de Kirsten e sua família, mas aos pouco vamos vendo como os laços são criados e os obstáculos sendo superados.

Onde Assistir: Globoplay e HBO Max
Status: Finalizada
Número de temporadas: 4

E aí já assistiu algumas dessas séries? Se sim, o que você achou?  Caso tenha ficado alguma de fora que mereça fazer parte dessa lista conta pra gente aqui nos comentários. 








2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Olha, tem tempo que não assisto a séries. Ou que acompanho alguma, The Occ me lembra muito a minha infância, era apresentada aos domingos nos SBT. huahuahuahuahuahua
    Mas eu já ouvi falar de This Us, só não dei uma chance ainda.
    Agora fiquei interessada em The Fosters!

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa temática. Essas séries devem ser emocionantes.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino