De Volta aos Quinze (Meu Primeiro Blog #1)


O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?

Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

📖Skoob 👍Avaliação Final:    💳Onde Comprar: Amazon

 

Os livros são meio que o jeito que encontrei para viver outras realidades. 


Quando li Depois dos Quinze, o primeiro livro da Bruna Vieira uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi o conto Vértices de um amor, onde ela mostrou que poderia escrever algo além de crônicas, e isso  despertou a minha  curiosidade de como seria um romance escrito por ela.

Em De volta aos Quinze, primeiro livro da série Meu Primeiro Blog, temos uma história que não traz nada muito inovador, mas ainda assim consegue prender nossa atenção do início ao fim, se tornando um opção para quando buscamos um leitura mais leve. 


Acho que todos os problemas são assim. Quando você decide parar de pensar neles o tempo todo, e tenta resolvê-los, eles nem parecem mais tão assustadores. Porque nós é que complicamos tudo. O tempo todo. 


Quando comecei a ler este livro já nas páginas iniciais foi praticamente impossível não me lembrar de Being Erica, uma das minhas séries de TV favorita. Ambas as personagens estão na casa dos 30 anos e não possuem a vida que sonharam, perderam alguém importante, e não sabem muito o que estão fazendo. Até que após um “acidente” elas recebem a oportunidade de mudar as coisas e quem sabe assim conseguir a vida que tanto sonharam.

Porém, apesar das semelhanças as histórias seguem rumos totalmente diferentes.  Inicialmente dá para entender como Anita se sente, afinal a vida real está longe de ser como o filme De repente 30 mostra. Mas quando a protagonista volta no tempo pela segunda vez fica claro que apesar de ela ter 30 anos, toda a sua mentalidade é de uma menina de 15, ou seja se prepare para passar um pouco de nervoso. 


Sei lá, mas acho que completar 30 anos não é grande coisa. Você apenas aprende a disfarçar melhor aquelas mesmas dores de ante. OK. Nem todo mundo aprende. 


Talvez se eu tivesse lido este livro quando foi lançando (2013) minha visão pudesse ter sido diferente, mas ter lido está história em 2021, alguns detalhes acabaram me chamando a atenção.  Se você acompanha o trabalho da Bruna, vai ver muito dela em Anita, as semelhanças são tantas que até surge uma dúvida em relação ao que é ficção e o que realmente fez parte da vida da autora.  Anita age muitas vezes por impulso, e quase nunca pensa em como suas escolhas podem impactar as pessoas ao seu redor. Na verdade acredito que seja mais fácil pra ela buscar um culpado por sua vida não ser como ela deseja, do que assumir a responsabilidade por sua escolhas. 


 A viagem no tempo que foi algo que me chamou a atenção no início acaba ficando com um papel secundário na trama. Ao meu ver talvez se a história fosse toda focada na adolescência da protagonista, ou pelo menos se essa fase tivesse tido um destaque maior na trama, quem sabe se fosse um chick-lit o livro teria sido melhor aproveitado. Não vou entrar em outros detalhes  para que isso não interfira na sua experiência de leitura, afinal eles podem ser spoilers da trama. 


Só que agora era apenas meu corpo que tinha aquela idade. Minha cabeça era já experiente. 


De modo geral o livro traz alguns temas interessantes, mas acaba não se aprofundando em nenhum, mas como este é o primeiro livro de uma trilogia, talvez seja algo proposital, então é preciso aguardar o desenrolar para avaliar a trilogia por completo.


Se começamos a história no estilo Being Erica terminamos a leitura no melhor estilo Emilly em Paris, com um gancho para o segundo volume que pode deixar muitos leitores curiosos. Confesso que não foi meu caso, mas tudo bem! Quem sabe quando a Bruna finalizar a trilogia ela amarre as pontas soltas e traga uma versão da protagonista mais madura, independente e com uma boa dose de amor-próprio, daquelas que a gente carrega como inspiração pra vida!  


O blog e as consequências das minhas novas escolhas acabaram me mostrando um amor que me passou despercebido quase a vida  inteira. Mas  então o amor estava me transformando aos poucos.


Curiosidade: De volta ao quinze vai virar série na Netflix, e já estão em processo de produção. Não sei vocês, mas estou curiosa pelo resultado, porque apenas de uma ou outra coisinha que deixou a desejar a premissa da história é boa!

Me conte você já leu este livro ou algum livro da autora? Sem sim, o que você achou? Caso você já tenha lido o segundo volume a minha pergunta é: Vale a pena?

 

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Já tinha ouvido falar desse livro. Adorei a resenha. Não sabia que ia virar série.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas.
    Eu não li porque confesso na época eu tinha meio que um certo preconceito com livros de blogueiros porque os que li deixaram bastante a desejar. E acredito que hoje passaria bastante raiva com a protagonista hehe. Mas vou assistir a série que eu não sabia ainda que ia ter hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu não tenho tido muita paciência pra tramas adolescentes, acho que tô ficando velha (e chegando aos 30) rs. Mas gostei da resenha porque você trouxe a crítica de forma muito equilibrada, pontuando o que funcionou e o que não funcionou. Eu vou passar o livro e a série, mas acompanho a Bruna no Instagram, e por lá ela amadureceu bastante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Hey

    Eu não acompanhei os youtubers e blogueires, e ainda não acompanho.
    Mas acho legal que esse livro provavelmente foi e vai ser a porta de entrada de leitores, muita gente integrando os livros as redes sociais.

    Não é o meu caso e pelo jeito também não é o seu, mas espero que traga mais gente para ler.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino