Decorando com papel de parede: Quarto Infantil

decoração quarto infantil com papel de parede
 Foto de Collov Home Design on Unsplash


Quando falamos sobre decoração é inevitável que algumas dúvidas surjam, principalmente quando levamos em consideração os vários estilos existentes, materiais, tendências e o orçamento. Isso pode se tornar um pouco mais complicado quando o assunto é a decoração de um quarto de bebê e uma tarefa quase homérica quando se trata da decoração de um quarto infantil, afinal a criança já é capaz de expressar suas próprias opiniões.

 

Quem nunca passou horas navegando por sites de decoração, Pinterest e vídeos no Youtube imaginando como seria o quarto do seu futuro bebê, ou como dar uma repaginada no quarto do seu filho ou filha, ou ainda adaptar seu próprio quarto para a chegada de um novo integrante da família sem perder toda a sua personalidade e ainda acrescentar uma nova? Pois bem, nem tudo precisa ser um bicho de sete cabeças e para tentar evitar essa situação de estresse listamos algumas dicas de como você pode transformar a hora de decorar em algo divertido!


 Foto de Collov Home Design on Unsplash


1. Casa própria ou alugada, eis a questão? 

Antes de planejar quais serão as cores do projeto, móveis, estilo é preciso levar em consideração se o local que será transformando é seu ou é apenas uma moradia alugada.  Se a casa/apartamento é sua, são inúmeras as possibilidades, já se é um imóvel alugado algumas limitações surgem, mas nada que uma conversa com o proprietário não resolva. 

2. Quanto você pode gastar?  

Seja alugado ou não, você precisa definir qual é o orçamento que você tem disponível. Esse item é essencial para dar os próprios passos na decoração. 

3.Qual a sensação que você quer que o ambiente transmita? 

Cada elemento da decoração por mais simples que seja tem uma função. A iluminação, o revestimento do piso, das parede e teto (sim dá para personalizar até o teto caso você queira), a escolha dos móveis, roupas de cama, cortinas, tapete e por aí vai. Cada detalhe vai resultar um ambiente mais aconchegante, mais dinâmico ou um pouco dos dois. Afinal nem sempre é possível decidir apenas por um.  
 
4. Quarto de bebê x Quarto infantil

Montar o enxoval e a decoração do quarto do bebê é uma forma dos pais criarem um ambiente que transmita os valores que eles querem passar, assim como criar uma conexão a mais com a criança antes do nascimento.  Apesar de toda essa empolgação é importante ter em mente que os bebês crescem rápido e que eles podem apresentar alergias, então é preciso priorizar itens que não acumulem pó, sejam atóxicos, não possuam cheiros fortes ou causem irritação.

Já para a montagem de um quarto infantil é necessário entender as necessidades da criança, assim como suas preferências, afinal aquele será um espaço onde ela irá dormir, brincar e estudar.  Vale lembrar que diversão e conforto são itens fundamentais quando se trata de quarto de criança. Já a decoração do quarto de bebê pode exercer um papel significativo no estímulo da criatividade e autonomia. Cada detalhe contribui para a mensagem que o os pais desejam transmitir aos filhos: os tons pastel tranquilizam os pequenos enquanto as cores vibrantes estimulam e dão energia, por exemplo.

Seja morando em um imóvel próprio ou alugado, tem um orçamento limitado ou não, montando um quarto infantil ou de bebê, uma peça coringa no processo de decorar o ambiente é o papel de parede, e é sobre ele que iremos falar mais um pouco. 


Papel de parede com colagem tradicional X Papel de parede adesivo


Os papéis de parede com colagem tradicional necessitam de uma cola específica para a sua aplicação e para um acabamento de qualidade recomenda-se a aplicação por um profissional. Já o papel de parede adesivo como o próprio nome sugere não necessita de cola, uma vez que o produto é autocolante e desde que se siga todas instruções do fabricante pode ser instalado pela própria pessoa.

 Em relação a preço o papel de parede adesivo geralmente tem um custo mais acessível se comparado ao tradicional. Sua remoção também é bem mais prática se tornando uma ótima opção para quem mora de aluguel.  Quanto a limpeza, é necessário analisar as recomendações de cada fabricante, porém, normalmente apenas um pano úmido é suficiente.


Agora tendo os itens anteriores bem definidos vamos ao que realmente importa: Papel de Parede para Quarto Infantil.


O quarto com paredes brancas ainda é uma das opções favoritas de muitos pais, mas se pegarmos um pouco dos conceitos que a decoração Montessoriana traz, você poderá criar um espaço que reúne praticidade, criatividade e o estimulo a autonomia e independência das crianças. 

O método Montessori foi criado pela psiquiatra italiana Maria Montessori, em meados de 1907. A metodologia é, principalmente, caracterizada por maior autonomia, liberdade e cuidado no desenvolvimento natural das crianças.


A decoração Montessoriana visa criar um ambiente seguro onde a criança tenha independência na hora de explorar os espaços e brincar quando quiser. Cada elemento tem a função de estimular o desenvolvimento da criança e isso inclui a escolha do papel de parede que deixa de ser apenas um item decorativo e se transforma em uma ferramenta cheia de possibilidades como contribuir com o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, assim como desperta a curiosidade e a criatividade nos pequenos!


Se você desejar criar um quarto:


Temático:

Então ter um tema em mente pode ser um ótimo ponto de partida, inclusive já compartilhamos aqui no blog algumas decorações inspiradas em Star Wars, Harry Potter. Por exemplo Dinossauros estão em alta entre as crianças, independentemente de o quarto ser de menino ou menina.  Você pode optar por uma abordagem minimalista, lúdica ou literal.


Isso vale também para temas que fogem um pouco do convencional e estão bem populares no momento como floresta, céu, mar, animais, deserto...


5. Papel de Parede Stormtrooper (Star Wars)| 6.Papel de Parede Cidade Abstrata | 7.Papel de Parede Alfabeto Colorido | 8. Papel de Parede Jogo de Xadrez Minimalista 


 

Clássico:

Se você gostada de uma abordagem mais clássica vale a pena investir em papéis de parede com estampa de poá, listras, xadrez e Chevron.


9. Papel de Parede Azul Turquesa com Listras  | 10. Papel de Parede Xadrez Rosa Bebê | 11. Papel de Parede Branco com Poá Amarelo | 12.Papel de Parede Chevron Tons de Cinza e Verde

 

Moderno:

Aposte em papeis com estampas geométricas, setas, linhas e formas orgânicas.


13. Papel de Parede Setas Cinzas e Verdes | 14. Papel de Parede Triângulos Rosa e Cinza (Grande) | 15. Papel de Parede Branco com Setas Rosas | 16. Papel de Parede Losangos Azul Claro


Provençal:

A natureza está muito presente nesse estilo, e por isso os papeis de parede com estampa floral são uma ótima pedida.



Bom pessoal esperamos que você tenha gostando dessas dicas e inspirações que selecionamos, na loja Papel de Parede vocês poderão encontrar várias outras opções incríveis para criar um ambiente único e acolhedor! Ah, nos contem nos comentários, qual estilo de decoração mais faz seu estilo?



2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Um papel de parede mais incrível que o outro!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente apaixonada por papeis de parede, eu coloquei no meu quarto tem acho que um ano. O modelo escolhido foi a estampa em Chevron preta e branca, minha decoração tem tons em branco e rosa deu um contraste lindo e ficou super "tumblr" porém acabei tirando a inspiração do Pinterest, foi difícil encontrar na minha cidade então a saga foi toda online mas no fim encontrei e comprei na promoção na época foi um investimento claro mas ficou perfeito. Blog ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino