O que WandaVision pode nos ensinar sobre contraste?


 Olha eu aqui de novo, e hoje, juntando os meus dois multiversos favoritos: consultoria de imagem e super-herói.


Muito bem, já temos 5 episódios disponíveis, e, apesar de não entrar na questão história, resolvi comentar aqui algo interessante sobre os dois primeiros que podemos trazer para o nosso dia a dia, que é o contraste.


Se você não assistiu, os 2 primeiros episódios são exibidos em preto e branco, uma vez que cada um se passa em uma década diferente (1= anos 50, 2= anos 60, 3= anos 70 e 4= mundo real) e nos anos 50 e 60, a TV, era em preto e branco.


Vi no tiktok da @tamihirata, formada em cinema, que me deu o estalo desse post aqui. No vídeo, ela fala que a TV/cinema dessa época usava uma cartela de cores além do preto e branco, para que a filmagem ficasse com profundidade, ou seja, não ficasse tudo chapado na edição final e as pessoas tivessem contorno, não se fundissem com o cenário e vice-versa.


Aqui temos um exemplo perfeito disso, a roupa da Wanda é vermelha com preto e a do Visão preta e branca. Percebe como na dela vemos os detalhes, os brilhos, e ela está em 3D, enquanto que o Visão parece chapado e você não sabe onde termina uma coisa e começa outra? Imagem de divulgação retirada da internet.

Eu, particularmente achei isso interessantíssimo, e, me fez lembrar da Regina Boni, que foi a estilista responsável pelo visual dos tropicalistas, falando que tinha que ter um cuidado enorme com as cores e onde os brilhos eram localizados nas peças, para refletir de uma forma bacana na TV preta e branca. Algo que, hoje me dia, nem pensamos mais (a não ser que você vá usar o chroma-key, mas ai são outras coisas para se atentar).



O que isso quer dizer na vida real? Como que esse truque de filmagem vai te ajudar na hora de escolher seus looks?


Simples. A filmagem em preto e branco, nada mais é do que um visual monocromático, então, quando você quer esse tipo de combinação, para não ficar com esse aspecto de chapado, sem detalhes, é legal investir em diferentes tons da mesma cor (claros e escuros) e, se quiser, em texturas diferentes também.


Isso vai trazer maior profundidade para o seu visual, torná-lo mais interessante, visualmente falando.



Isso funciona para todas as cores tá?! Incluindo o preto. O que você achou dessa dica de hoje? Já usa?


Está vendo a série? Eu estou muito curiosa para saber quem (ou se tem) está controlando a Wanda.

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Gente, que post maravilhoso!
    Acho que eu não iria parar para pensar nisso sozinha.

    Fiquei com vontade de ver a série agora uashuahsuhasuh

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou suspeita, pq sou marvete mesmo e tudo que eles lançarem vou assistir kkkk

      A série é divertida, mas, pelo que percebi, se você não é fã de todo o universo, pode achar chata, mas aguenta até o quarto episódio que eles começam a explicar hahahahaha

      Um negócio besta, mas que faz toda a diferança né?! Isso do contraste.

      Excluir
  2. Interessante toda essa reflexão.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!!!

      A filmagem da série está linda, e, como a maioria está falando da história, achei banaca comentar sobre isso e como podemos aplicar no dia a dia também.

      Excluir

Postar um comentário

@profanofeminino