Urban Jungle

Foto: @johnmarkarnold
A  vida tem se tornando cada dia mais corrida e urbana, com toda essa agitação e concreto ao redor ter um espaço que nos faça colocar os pés no chão e nos reconectar com a natureza, se torna cada vez mais necessário.

Uma tendencia não tão nova, mas que vem ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é decoração é a Urban Jungle, que em tradução literal seria algo como "Selva Urbana". Se você está pensando em dar uma repaginada em sua casa, mas não quer gastar muito talvez essa seja uma boa alternativa para você. Para te ajudar separamos algumas dicas e ideias para você se inspirar. 


Uma Urban Jungle para chamar de minha


Antes de mais nada é importante lembrar que antes de decidir encher sua casa de plantinhas com vasos fofos, você precisa entender que elas precisam de cuidados, ainda que simples. Ou seja, vai dar um pouco de trabalho e caso jardinagem na esteja na sua lista prioridades para este ano é melhor investir em plantas artificiais e garantir um resultado similar com zero de esforço.

Mas caso você goste de colocar a mão na massa, ou melhor na terra ou está buscando desenvolver novas habilidades você precisa saber de algumas coisas sobre qual o melhor tipo de planta se adequada ao ambiente em que você mora. Separamos algumas sugestões, confiram:

Foto Pinterest / Vivadecora
Cactos e Suculentas: esta sem dúvidas é a escolha mais óbvia, já que são opções bonitas e que não precisam de tantos cuidados. Por exemplo, se você for deixar as suculentas e cactos expostos ao sol, é preciso regá-los a cada 15 dias, mais ou menos. Dentro de casa e em locais mais frescos, até mesmo sob ar-condicionado, eles são capazes de ficar até um mês sem receber água. Caso você queira saber mais sobre o assunto leia Decorando com Cactos e Suculentas.


Foto: © Maplantemonbonheur.fr / wearefound
Aloe Vera: mais conhecida com Babosa (ainda que ela tenha umas 300 espécies e a Aloe Vera seja uma delas), é uma planta que vai muito além de ser apenas um acessório decorativo. Ela traz vários benefícios (poderíamos fazer apenas uma postagem sobre o assunto), se destacando o uso para cuidados com o cabelo e pele. 

→Dica super importante: a babosa pode ser tóxica para os cães. Ao ingeri-la ele pode apresentar sinais como vômito, desânimo, diarreia, tremores e ter alteração na cor da urina.

Esta planta precisa de muito sol, então se você vai cultivar dentro de casa  escolha um local bem iluminado, a beira de uma janela ou varanda. Para regar espere a terra ficar bem seca antes.
Foto: Histórias de Casa / Patrícia Bertonlino

Jiboia: é considerada uma das melhores plantas para se ter em casa, já que ela se dá bem tanto em ambientes internos quanto externos. Por ser uma planta de clima tropical ela gosta de água e calor, mas não precisa necessariamente ficar no sol, ela só precisa que o ambiente tenha bastante luz natural. Normalmente recomenda-se no verão, regar duas vezes por semana. No inverno, basta uma rega semanal.

→Dica super importante: cuidado ela é tóxica para animais de estimação, podendo causar irritação e inchaço das mucosas orais e outras partes do trato gastrointestinal. 


Foto: Apto de Revista 21 / Pinterest

Samambaia
: antes dos cactus e suculentas ganharem os corações, a queridinha sem dúvidas era a samambaia. Quem cresceu nos anos 80 e 90 sem dúvidas deve se lembrar de ver uma ornamentando a casa no clássico xaxim. 


Este tipo de planta gosta de meia sombra, umidade e ambientes arejados, por esta razão geralmente são criadas dentro das residências, em ambientes mais sombreados, ou penduradas em árvores. Elas de temperaturas mais quentes, ou seja, nada de deixa-las em ambientes mais frios. Esta planta adora receber água nas folhas, pois isso é importante pulverizar água, principalmente em períodos de baixa umidade do ar.  Regue-a regulamente, mas cuidado para não encharcar o solo. 

→Dica super importante: cuidado ela é tóxica para animais de estimação, prejudicando a produção de glóbulos vermelhos e causando sinais agudos como sangramentos, pontinhos vermelhos pelas mucosas da boca, sangue na urina. Em casos crônicos, podem causar grave anemia.


Foto: Casa / Oscar Wong

Ficus Elastica: também é conhecida como Figueira-branca, Falsa-seringueira e Borracheira. Ela aprecia a luz direta do sol, portanto, ela  precisa estar próxima a uma janela, clarabóia ou em um ambiente externo. É de fácil manutenção já precisa ser regada uma vez na semana. 

 →Dica super importante: cuidado ela é uma planta tóxica, então mantenha fora do alcance de crianças pequenas e/ou animais de estimação. Sempre utilize luvas ao podar a planta.
Foto: Tuba Yüksel / DePoster

Costela de Adão: esta planta vem ganhado destaque quando o assunto é moda e decoração sendo inspiração para criação de estampas, acessórios e itens decorativos. Apesar de ser de clima tropical a Costela de Adão gosta mesmo é de viver à sombra ou meia sombra, e deve ser regada sempre que a terra estiver seca, ou de 2 a 3 vezes na semana, especialmente no verão. Já no inverno, as regas podem ser mais espaçadas. 

 →Dica super importante: cuidado ela é tóxica para animais de estimação, tem ação irritante para as mucosas. pode ocasionar salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.

Outras sugestões de plantas que se adaptam bem a ambientes fechados: Peperomina Raindrop, Pau-d’água, Pleomele, Ficus-lira, Pacová, Zamioculca, Espada-de-São-Jorge. Mas lembre-se antes de escolher qual planta levar para casa pesquise se ela é tóxica para crianças e animais. 

Inspirações


Agora que você já sabe um pouco sobre algumas das plantas mais indicadas para esse tipo de decoração selecionamos algumas ideias para você se inspirar.

Lembre-se para criar sua Urban Jungle não existe certo ou errado, existe o que faz sentido pra você. Então vale adicionar o verde apena na cor da parede, na roupa de cama, através de estampas e quadros, um ou outro vasinho de planta seja ela natural ou não em uma pegada mais minimalista. Ou se jogar logo nessa tendência de corpo e alma ao ponto de ninguém mais sabem onde termina sua casa e começa a floresta.  


Foto: @tutuwords / @hutomoabrianto
Foto: @jbriscoe / @ronmcclenny
    Foto: Karla Amadori / @urbanjungleblog

Para mais ideias acesse a pasta que criamos com o tema lá no Pinterest: Urban Jungle. Ah e se não segue a gente por já aproveite para seguir. Agora o que queremos saber você adotaria essa tendencia na decoração da sua casa/ apartamento? 

11 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei o post e adoro também plantas embora tenha poucas em casa. As fotos estão maravilhosas! Minhas preferidas são: cactos, suculentas e costela de adão. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber que existem diversas plantas que quase não dão trabalho. Se alguma vez criar uma Urban Jungle em casa será sem dúvida com essas!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apaixonada por esses espaços e super servem de inspiração. Como o verde muda totalmente a cara do ambiente e deixa alegre e leve ao mesmo tempo. Aqui em casa temos um quintal bem grande (ainda bem) cheio de plantas, e dentro de casa decidimos pelas suculentas. Mas vc tem muita razão ao falar que antes de decidimos temos que ter em mente que toda planta precisa de cuidados.

    ResponderExcluir
  4. Nosssa eu amo plantinhas e achei ta o legal essa ideia ja vou anotar essas dicas 😍

    ResponderExcluir
  5. Ai eu aaamo decoração com plantas, especialmente suculentas! Se deixar a casa fica cheia delas

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bonito esse tipo de decoração. Eu estou tentando colocar umas plantinhas em casa, mas estou tendo dificuldades para cuidar delas corretamente. Algumas morreram e não sei o que eu fiz de errado D:

    ResponderExcluir
  7. Eu acho tão lindo plantas na decoração, deixa o ambiente mais alegre e vivo

    ResponderExcluir
  8. Eu me dava super mal com plantas, mas desde que comecei a criar (bem) meus cactus comecei a pesquisar mais sobre urban jungle... É tão bonito saber montar umas composição de plantas assim, em ambiente fechado! Ocupa espaço e ainda melhora o ambiente, de forma geral, só com a presença das plantinhas... Adoro jiboias, principalmente a maneira como elas crescem "tomando" os espaços por conta própria, é muito vivo!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, maravilhoso esse post ♥
    Eu sempre quis mexer com plantinhas e horta em casa.. inclusive, fica aí a fica de post, "horta em casa".
    Achei post de vocês tão completinho, tinha muita curiosidade em saber mais sobre as plantinhas para ter dentro de casa, como cuidar delas e etc. Me deu ainda mais vontade!
    Amei de verdade!!
    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAHHHHHH ❤❤❤❤❤ Eu amei a Ficus Elastica, a samambaia e a aloe vera ❤ Obrigade pelas dicas! Amei! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse tipo de decoração com plantas. Acho que a energia do ambiente muda completamente. É tão legal <3
    Mas é importante tomar cuidado com os bichinhos. No meu caso, tenho vários cactos, pq as gatas nem chegam perto.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino