Uma pessoa de sucesso x uma pessoa de valor


Hoje estava tomando meu chá e, no pacotinho, veio escrito: 

"Procure ser um homem de valor em vez de procurar ser um homem de sucesso." Einstein
Fiquei um bom tempo refletindo sobre a frase, coisas do tipo: o que é ter sucesso?
Muita gente (praticamente todo mundo, para não dizer realmente todo mundo rs) acredita que ter sucesso é ter muito dinheiro, um emprego maravilhoso, ser phoda, e até mesmo famoso, reconhecido.
Ok, isso é sim ter sucesso. Mas será que é só isso? Até que ponto é válido?

Muita gente, depois que cresce, junto com o sucesso ganha de brinde a soberba. Fica metido, se afasta dos amigos e se esquece de onde veio.

Eu mesma já perdi amigos assim. Lembro de ter ficado muito chateada com uma pessoa que ficou assim, que sempre admirei muito e me perguntei: a troco de que?
Em contra partida, lembrando da frase de Einstein: o que é ter valor? Tanta gente que não cresce financeiramente, nem tem uma carreira da hora aos olhos da sociedade, mas tem tanto amor no coração.
Ganhar dinheiro não é errado, muito menos crescer. É bom e importante subir na vida. Mas, infelizmente, a gente só pensa no lado material. 


Seria bom se lembrássemos todos os dias de crescer com humildade, de apoiar os amigos, ouvir, saber que ninguém é dono da verdade.
Tem gente que segue a vida como faxineiro, por exemplo, e limpa o chão com tanto carinho, tanta dignidade, reconhece o valor do seu trabalho, sabe a importância da limpeza para o bom andamento de uma empresa. Recebe os companheiros com um sorriso, ajuda os outros e colabora com os demais.
Bom seria se a gente conseguisse ter sucesso sem perder nossos valores, aqueles mais preciosos, como uma boa educação, humildade, carisma. Saber dar um bom dia, ouvir mais que falar, reconhecer o valor de cada um...


Acho que a soberba toma conta com tanta sutileza que preciso vigiar todos os dias meus passos.
Até porque, sucesso é algo tão relativo. Uma pessoa tem sucesso na TV, outras na empresa, outras num cargo público e até aquelas que tem um sucesso interior.
Depois dessa reflexão meio louca eu volto para mim: e eu, como estou me saindo enquanto subo na vida? Será que esquecerei de onde vim? Saberei dar valor à todos ensinamentos que terei até o fim da vida, ou me acharei a melhor de todas?
Einstein tinha razão. 
Dessa vida a gente só leva aquilo que possuímos dentro de nós. Tudo o que é de material fica aqui na Terra.


Que saibamos valorizar os detalhes, as pessoas e o que temos de melhor.
Beijo grande no coração!!

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino