Image by wayhomestudio on Freepik |
A argila é um componente de origem mineral, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água. Ela é usada tanto para tratamentos medicinais quanto para tratamentos estéticos. E o melhor de tudo é que por ter sua origem diretamente da natureza ela praticamente não tem malefícios, sem contar que ela é barata, de fácil aplicação e traz resultados incríveis. Há quem acredite que a argila absorve a energia negativa da área afetada trocando-a por energia positiva. Agora vamos conferir os tipo e a indicações de cada um deles.
➥Argila Verde: é a mais conhecida e uma das mais fáceis de ser encontrada, ela possui a maior diversidade de elementos. É ótima para tratar acne, diminuir a oleosidade da pele e do cabelo devido as suas propriedades adstringentes, indicada também para tratamento de abcessos e inchaços, pois é tonificante, e estimulante (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante. Quando se usa esta argila é normal sentir a pele sendo repuxada e pinicando conforme ela for secando. Das que eu testei apenas a argila verde tem essa ação um pouco desconfortável.
➥Argila Branca: depois da verde esse é o tipo mais fácil de encontrar. Suas propriedades fazem dela uma ótima solução para peles manchadas e sensíveis (devido ao seu pH bem próximo ao da pele). Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, hidratação intensa, calmante, anti-inflamatórias, cicatrizantes e clareadoras. Entre a variedade de argilas, a branca é a mais suave de todas. Ela é perfeita para ser usada quando estamos com a pele irritada. Eu gosto de usar antes de fazer aquela make para uma festa, pois ela deixa a pela mais hidratada, dá uma uniformizada e acalma a pele.
➥Argila Vermelha: é rica em óxido de ferro e cobre, que tem um importante papel na respiração das células e na elasticidade da pele. Por essa propriedades ela é muito utilizada para a redução de medidas e no tratamento anti-idade. Ela hidrata e previne o envelhecimento da pele, age como secativa, e ainda tem propriedades antiestressantes e estimulantes (estimula a circulação sanguínea).
➥Argila Rosa: é uma mistura da argila branca com a vermelha, reunindo para si os benefícios das duas: ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento.
➥Argila Cinza: devido ao titânio presente em sua composição, é indicada para peles oleosas, maduras, com manchadas, mas que não sejam sensíveis. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborreia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante.
➥Argila Amarela: é recomendada para peles mais enrugadas, maduras e desvitalizadas, por ser cheia de elementos responsáveis pela formação da base de colágeno, aumentar a elasticidade da pele, combater e retardar o envelhecimento, reduzindo rugas e inflamações, ela tem ainda efeito tensor, ou seja, ajuda a combater a flacidez cutânea.
➥Argila Preta: também conhecida como lama vulcânica. É a mais difícil de ser encontra, e tem um poder de ação superior as demais ela é considerada “nobre”. Possui ações anti-inflamatória, antiestressante, rejuvenescedora e estimulante. Usada em tratamento no corpo todo, é especialmente recomendada para o tratamento de doenças como artrite e artrose.
➥Argila Marron: assim como a preta ela é considerada rara, pois é considerada a mais pura,. É ótima para a manutenção dos tecidos, combate à peles oleosas e acne, além de ter efeito rejuvenescedor.
A argila é geralmente vendida em pó, e para ser utilizada deve ser colocada em um pote não metálico e misturada com água, até adquirir textura pastosa, nem muito líquida, nem muito sólida.Na hora da aplicação é recomendado que a pele esteja sem maquiagem e limpa.
Pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais, mercados, algumas farmácias, lojas de cosméticos ou de produtos artesanais. As mais fáceis de serem encontradas são a verde, branca e rosa.
Agora me contem já testaram alguma dessas argilas? Se sim, o que vocês acharam?
Aaah, fiquei com vontade de testar a argila branca. Gostei das propriedades e dos efeitos que ela causa...vou procurar dela aqui na minha cidade pra comprar.
ResponderExcluir❤
Relíquias da Lara
Gosto de usar a argila verde e é ótima, tanto no rosto quanto no couro cabeludo para quem tem raiz oleosa, mas fiquei de olho na branca também!
ResponderExcluirTem um rendimento muito bom além de ser barata e natural!
Nossa eu não conhecia tantas cores de argila,RS.Comprei a preta essa semana para testar...bjus
ResponderExcluir