>>>> Dicas de moda <<<<: Japamala

Quando o assunto é acessórios a industria da moda está sempre renovando o seu estoque!. A tendencia do momento é o colar japamala, que tem forte referencia espiritual!.




Japamala (Japa = repetição, Mala = cordão ou colar) é um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido também como rosário de orações no ocidente. É um artesanato muito utilizado para ajudar nas orações e mentalizações como marcador. Temos então duas correntes: uma espiritual, "Japa", e outra material, "Mala". Assim, as energias espirituais invocadas "Japa" energizam o "Mala".

Um japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala. Também é possível encontrar japamalas menores, variando de 27 ou 54 contas, todas sub-divisões de 108. Segundo a filosofia yogui, ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado detranscendental (o estágio que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma) .


Muitas pessoas utilizam estes artesanatos simplesmente como objeto de decoração, amuleto de proteção ou somente para distração. Sementes de rudraksha.

Entre os inúmeros materiais dos quais podem ser feitos um japamala, o mais famoso são as sementes de rudraksha, também conhecida como lágimas de Shiva, planta nativa da ásia. Segundo a crença indiana, Buda recebeu sua iluminação enquanto meditava sob uma árvore de rudraksha. A partir desta crença, foram atribuídas à rudraksha propriedades medicinais que vão desde o controle do estresse e redução de problemas circulatórios até a cura de doenças mais severas .

Até o momento não foram desenvolvidas pesquisas científicas que pudessem comprovar as supostas propriedades medicinais da rudraksha.


Artesanato brasileiro.

É possível ter acesso a estes objetos facilmente. No Brasil, o grupo Mãos Ocupadas defende o uso de japamalas, para colocar a energia pessoal em movimento enquanto a mente libera as tensões. Acredita-se que mente livre e "limpa" é capaz de concentrar-se de forma equilibrada no que é necessário e verdadeiro para cada momento, selecionando a essência da aparência para traduzir a mudança interior em transformação exterior.

Bjus, D.Santos (Instagram: @denisesantosconsultoradeimagem)

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Conheci o japamala pelo livro Comer, Rezar e Amar da Elizabeth Gilbert.
    Interessante estar na moda. Gosto de tudo que remete ao espiritualismo (o pingente em forma do símbolo do Om me chamou a atenção na primeira imagem). Não sabia que existia para vender no comércio aqui no ocidente. Já vou procurar o meu!! haha
    Abraçz

    http://motivospelosquaisestoufelizhoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas coisas diferentes, além de ser objeto espiritual fica muito lindo no look, não conhecia mas adorei saber que tem no Brasil também. Beijos

    www.trasshygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino