Livros são sempre livros!


O vídeo que você acabou de assistir não é muito recente, provavelmente você já deve ter visto nos links ai da net, ou pelo menos ter escutado algo sobre ele. O que me faz trazê-lo a este post é justamente a atualidade do assunto que ele nos traz. Afinal, ler é um assunto que sempre está em pauta. 

A questão agora é saber onde ler e por que ler? Já se perguntaram sobre isso?

Eu tenho visto e ouvido muitas pessoas falarem que daqui a alguns anos não teremos livros, que eles serão relíquias, que serão apenas uma lembrança...E e ao mesmo tempo vejo a grande conquista que os livros digitais, têm apresentado no mercado literário. Mas fico me perguntando:

- Será?

Será que os livros digitais tomarão espaços dos livros físicos? Será que algum dia conseguiremos esquecer a existência destes companheiros tão  antigos? Pra te falar a verdade, acredito que não. Não esqueceremos os livros físicos e tão pouco os livros digitais tomarão o lugar que a eles pertencem. 

O que teremos, de fato, é uma mudança de hábito, novas preferências, novos portadores de textos, novas escolhas e novos dilemas, por que não? 

Minha opinião é que necessitamos aprender a ver o novo e sua novidade. Apontar para os pontos fracos sim, mas não como algo impossível e inacreditável, mas como algo possível de ser revisto melhorado e amado.

E é pensando nestes fatores enumero aqui algumas razões para gostar das duas formas formas de que leituras apresentadas. 

Por que ler livros físicos?

- Porque traz o contato com o papel, 
- Porque nada se compara ao cheirinho de um livro novo, 
- Porque é interessante olhar na estante e ver aqueles marcadores em seus livros preferidos e relembrar aquela parte que mais te emocionou na leitura. 
- Porque velho, novo ou não, é bom ter um livro em nossas mãos. 
- Porque o livro impresso, faz parte de uma conquista história da humanidade visto que nos trouxe nova forma comunicação. 

Por que ler livros Digitais?

- Porque são práticos 
- Porque possibilitam leituras de clássicos de nossa literatura de forma mais acessíveis. 
- Porque podem ser lidos quando a luz não poderia estar acessa. 
-Porque são desafiadores ( no sentido de educar nossa atenção, mesmo diante de tantas informações. Parar para ler um E-book. Também requer disciplina) 
- Porque eles abrem espaços para novos escritores, desfragmentando um pouco aquela história de que é preciso ser um gênio para escrever um livro e agradar a um público. ( Hoje, todos sabemos que há gostos para todos os "gostos", então, por que dizer que é bom só o que a maioria gosta e diz que é bom? )

Porque não ler livros físicos e digitais?

Resposta negada! Sempre há um bom motivo para ler. Físicos, digitais, emprestados, alugados... De qualquer forma os livros sempre estarão presentes em nossas vidas. Mesmo para aqueles que ainda não descobriram a alegria que é  ter um livro guardado pronto para ser lido e interpretado. 

Bom depois da Vanessa, do blog Pensamentos Valem mais que Ouro, ter listando para vocês todos os prós do livros impressos e dos livros digitais agora vocês não tem mais desculpas para não lerem algo.

4 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Que alegria poder contribuir com teu blog Ane!
    Adorando esta experiência!!!

    um beijo enorme!!!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Sou do tipo que ama livros físicos sabe, gosto de pegar e passar as páginas, já li alguns na web, mais não é meu forte
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que esse livro é muito bom!
    Beijos, :)
    http://derepentedezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post!
    Também acho que o livro físico não deixará de existir, até porque se depender de mim não vai mesmo.
    Não consigo gostar de ler livros digitais, acho muito mais prático os físicos.

    Blog Flores na Cabeça

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino