Qual seu tipo de cabelo?



Um dos assuntos mais acessados aqui no blog é cuidados com o cabelo. Mas antes de falar sobre dicas, produtos, tratamentos para ter o cabelos dos sonhos é muito importante sabermos qual é nosso tipo de cabelo e assim definirmos suas necessidades. E esse é o tema do post de hoje. Ele ficou um pouco grande,mas vale a pena conferir.

Existe uma classificação que separa os cabelos em três níveis, onde 2, eram os tipos mais lisos, 3 intermediário e o 4, os tipos mais crespos. Cada nível possui subdivisões. Há ainda quem acrescente nessa tabela um tipo 1 onde são os cabelos totalmente lisos. Mas estar em um determinado grupo não significa que você também não possa fazer parte de outro. Afinal é bem comum termos mais de um tipo de fio, o que torna os cuidados um pouco mais difíceis. Na imagem abaixo podemos visualizar os tipos de fios. (Caso queira saber mais sobre essa classificação acesse: Naturally Curly

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura

  • Cabelo tipo 1 - Fio reto, sem alguma ondulação. 
  • Cabelo tipo 2A - Fio com levíssimas ondulações, quase imperceptíveis.
  • Cabelo tipo 2B - Fios com bastante ondulações.
  • Cabelo tipo 2C - Fios com muitas ondulações, mas não formam cachos.
  • Cabelo tipo 3A - Cachos muito abertos, parecidos com efeito do Baby Liss.
  • Cabelo tipo 3B - Cachos mais fechados, com mais volume mas ainda não tem aspecto do cabelo crespo.
  • Cabelo tipo 3C - Cachos bem fechados, muito volume, fio mais seco e com aspecto do cabelo crespo.
  • Cabelo tipo 4A - Cachos muito fechados, muito volume.
  • Cabelo tipo 4B - Cachos em Zig Zag, muito fechados e muito volume.
  • Cabelo tipo 4C - Ao contrário do que dizem, o cabelo 4C forma cachos, porém são muito pequenos. Cabelo mais volumoso da tabela, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar nas postas e por isso tende a ser mais seco.
Depois de um resumo dos tipos de fios, vamos detalhar um pouquinho mais para ficar mais fácil definir o seu tipo de cabelo e mais pra frente, nas próximas postagens definir a melhor maneira de cuidar dos seus cabelos. 
O tipo 1 é aquele cabelo totalmente liso, que não possui nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Costuma ser  sedoso, pois a oleosidade natural dos fios ser bem distribuída da raiz as pontas.
  • 1A (Fino) - este cabelo é pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido (muitas mulheres sonham com esse efeito chapado), aquele que não segura nada. 
  • 1B (Médio) – possui fios mais encorpados em comparação ao 1A e volume. Já consegue segurar cachos feitos com modelador. 
  • 1C (Grosso) – possui caimento reto, pesado e dificílimo de modelar. Os fios nessa categoria são tão grossos que você praticamente consegue visualizar eles nitidamente separados. Ele é bem comum em orientais.
O cabelo do tipo 2 é aquele que não é liso, mas também não chega a ser cacheado. Forma mechas em padrão de S, as famosas ondas. Costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz. Este tipo de cabelo costuma ser fácil de modelar. Amassados, podem formar cachos mais definidos. Escovados, ficam lisos sem muito trabalho.
  • 2A (Fino) – quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar, o que traz muita versatilidade. Não costuma ter muito volume.
  • 2B (Médio) – tende a ter mais frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito. 
  • 2C (Grosso) – as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciam um pouco da cabeça. É difícil de se modelar. Geralmente são cabelos volumosos. 
É no tipo 3 que os cabelos cacheados começam, apesar de que, popularmente, a textura dos ondulados 2B e 2C já pode ser considerada como cacheada. O cabelo do tipo 3  forma caracóis bem definidos e simétricos, que lembram “molinhas”. 
  • 3A (Cachos Soltos) – possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Costuma ser brilhoso e segurar bem uma escova. 
  • 3B (Cachos Apertados) – é bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados. Fazer uma escova neste tipo costuma dar um pouco de trabalho. 
  • 3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Tendem a ficar bem juntos uns aos outros, com cara de estarem todos “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios são finos e frágeis.
No tipo 4 estão os cabelos geralmente conhecidos como afro. O que se afirma é que são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o fios, por causa da textura. Um fato que diferencia cabelos muito cacheados (como os 3C) dos crespos é que os crespos se mantém totalmente enrolados até molhados (os cacheados tendem a ficar mais ondulados nesta condição).
  • 4A (Macio) – tem cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. 
  • 4B (Seco) – as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. 
  • 4C (Sem Forma) – possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. 
Bom meninas acho que agora ficou mais fácil saber qual o seu tipo de cabelo. No próximo post iremos trazer dicas de como cuidar de cada tipo de cabelo e também falar sobre o famoso cronograma capilar. 

E para finalizar achei algumas informações bem interessantes. A L´Oréal fez uma pesquisa e catalogou os principais tipos de cabelos encontrados aqui no Brasil. E chegaram a conclusão que aqui são encontrados  8 tipos diferentes de cabelo (agora podemos visualizar como aquela classificação se encaixa aqui no Brasil).  São eles:

Tipo 1 - Lisos: É o desejo da maioria das brasileiras, mas apenas 18% delas nascem com os fios lisos.
Tipo 2 - Levemente Ondulado: As mexas onduladas é encontrada em 26% das mulheres do nosso país.
Tipo 3 - Mais Ondulado: É o tipo mais comum de cabelo no Brasil, encontrado naturalmente em 29% das mulheres. 
Tipo 4 - Levemente Encaracolado: É uma variedade de cabelo pouco encontrada, respondendo por apenas 8% das mulheres.
Tipo 5 e 6 - Encaracolados: É encontrado em 17% das mulheres. Mas os números mostram que os cachos bem definidos não agradam a maioria das que os têm. 
Tipo 7 e 8 - Afro: Herança dos negros, o cabelo classificado como afro está presente no Brasil, mas em percentual muito pequeno. Com séculos de miscigenação, essa variedade se tornou residual, com presença de 2% na população feminina

Bom meninas por hoje é isso, espero que vocês tem gostando e achado útil este post. Ah, qual o tipo de cabelo de vocês? O meu está entre o 3A e 3B. 

13 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. O meu é 2b! E realmente, dá muito frizz! E muito trabalho pra mim também kkkkkkkk Adorei o post. Parabéns :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha juba é a 2B, meio liso em cima e o restante ondulado. Já havia visto essa imagem antes mas nunca prestei atenção nela.

    Um beijo,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
  3. O meu é o 4b.fiz agora o big shop.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Eu fiz o Vc, mas ainda tem Química. Vou fazer novamente daqui a seis meses...😊🙌🙆

      Excluir
  4. Acredito que o meu seja 3c/4a, mas parece muito variado, na parte da frente tem cachos bem largos e abertos e atrás tem partes que não formam cachos (
    Super crespo <3 )

    ResponderExcluir
  5. Textinho em tom preconceituoso, racistinha incubado e escroto em grau máximo. "Tipo 1 - Lisos: É o desejo da maioria das brasileiras". Fico pensando nesse apontamento... baseado em que? Quem te deu essa informação? Quem te designou sommelier do desejo estético alheio?

    E a falta de noção continua: "3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Tendem a ficar bem juntos uns aos outros, com cara de estarem todos “embolados”"....

    "4C (Sem Forma)"

    "Tipo 5 e 6 - Encaracolados: É encontrado em 17% das mulheres. Mas os números mostram que os cachos bem definidos não agradam a maioria das que os têm."

    OI???????????? CÊ É MALUCA?

    "Tipo 7 e 8 - Afro: Herança dos negros..."

    Escrotidão sem fim.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem total direito de mostrar sua indignação em relação ao matéria, mas se você tivesse prestando um pouco de atenção o texto foi escrito em 2014 e na época a maior parte dos procedimentos procurados em salões era para fins de alisamento, assim como boa parte dos laçamentos de produtos de cabelos. A fonte para a determinação dos tipo de cabelos foi o site da Naturally Curly e a pesquisa foi realizada pela empresa L´Oréal. O intuido da matéria caso não tenha ficado claro foi em ajudar as pessoas a identificarem seus cabelos e com base nisso encontrar a melhor forma de cuidar deles e assim valorizarem aquilo que elas têm de melhor. Se você parar e reparar esse empoderamento das cacheadas e o investimento no setor até então esquecido é recente e tudo graças a mulheres que buscaram entender a estrutura de seus fios e buscaram maneiras de deixar eles ainda mais bonitos.

      Excluir

Postar um comentário

@profanofeminino