Vida de Universitário VIII


1-Qual seu nome e idade? E nos conto um pouco sobre a sua escolha do curso.
Olá! Meu nome é Juliana e tenho 18 anos. Moro no litoral de São Paulo. Escolhi o curso de Jornalismo após muitas dúvidas. Estava confusa entre Jornalismo, Publicidade e Propaganda e até Letras ou Tradução (caso não fosse dar certo o Jornalismo). Acabei selecionando aos poucos, vendo o que eu gostava no curso e o que gostava de fazer. Optei pro jornalismo pelo amor à escrita. Acho que meu futuro é na profissão! hahaha.

2-Qual curso você faz e qual semestre está cursando? Sua faculdade é pública ou particular?
Eu faço Jornalismo e estou no terceiro semestre (vou começá-lo esse ano). Minha faculdade é particular, mas estou lá com bolsa pelo Prouni.

3-Este é o curso que você queria desde o Início?
Não! Já quis fazer tanta coisa... hahaha Quando era menor, queria ser web designer e até professora de Matemática (quando era beeem novinha). Jornalismo apareceu na minha vida há uns 3 anos, acho. E o contato com a blogosfera só ajudou na escolha.

4-Quais eram sua impressão sobre o curso antes e agora que está finalmente o cursando? Você superou suas expectativas?
Superei, sim! A gente tem mania de achar que Jornalismo só tem Português e aulas sobre televisão. Me enganei feio! A gente aprende muita coisa na faculdade, desde Teoria da Comunicação até a história da profissão. É super legal. Entrei uma pessoa e, após um ano cursando, saí outra. O curso ajuda (e muito!) a abrir nossa cabeça para várias coisas.

5-O curso que você queria tinha em sua cidade/estado ou você teve que se mudar para outro lugar? Caso você tenha tido que se mudar como foi todo o processo de adaptação? O que mais você sentiu dificuldade?
Eu não precisei me mudar porque a faculdade onde faço o curso é na cidade ao lado. Os únicos problemas que tenho é a distância. Minha casa fica, aproximadamente, 1h20min de distância da faculdade (indo de transporte público). Isso dificulta bastante para estágio, que geralmente é a noite, já que estudo de manhã. Acho que essa é a única complicação.

6-Com a mudança do ensino médio para faculdade existe algumas diferenças. Qual foi a mudança que mais de agradou e qual a você menos gostou?
A que mais me agradou foi o ambiente, sabe? As pessoas são diferentes. No ensino médio, a gente tem que aguentar pessoas infantis, irritantes e tudo o mais... Na faculdade - pelo menos na sala que estou - é bem diferente. O clima entre os corredores é outro. 
O que menos gostei foi a rotina de trabalhos e provas que é mais pesada. Em algumas semanas, minha vida gira só em torno das aulas.

7-Qual sua dica para quem vai prestar vestibular em breve? Qual foi a estratégia de estudo que você usou e aprovou? 
A dica é não se desesperar e não sofrer antecipadamente pensando se foi bem ou não. Faça a prova com calma e não fique achando que se deu mal. Eu pensei que tinha ido péssima no ENEM, mas acabei tendo uma nota legal. 
A estratégia de estudo que usei (e deu certo haha) foi pegar provas anteriores do vestibular e ler. Assim você já percebe o grau de dificuldade e os assuntos que sempre caem nas provas. Isso me ajudou bastante!

8-Fale um pouco do seu curso, como é a grade, as possibilidades de mercado, vantagens e desvantagens?  
A grade do curso é bem ampla. Nós tivemos, pelo menos neste primeiro ano, aulas de Fotojornalismo, História do Jornalismo, Teoria da Comunicação, Oficina de Texto, Cultura Brasileira, Humanidades, Informática Aplicada, Introdução ao Jornalismo, Núcleo de Pesquisa e Linguagens. Aprendemos bastante coisa sobre a profissão. O básico, pelo menos. Já saímos do primeiro ano com aulas de impresso e, no segundo, sei que vamos ter Jornalismo Online.
As possibilidades no mercado é grande, principalmente porque você pode trabalhar com vários assuntos (ciências, moda, fotografia, público jovem, etc). Além disso, você pode atuar na TV, no rádio, na internet, em revistas, em jornais impressos e em assessoria de imprensa. Já pensou que máximo você na assessoria do seu artista favorito?
As vantagens é que a gente tem uma rotina diferenciada. É como ter uma rotina sem ter rotina. Você faz o mesmo trabalho (ir atrás da notícia, escrevê-la, etc) mas o assunto é sempre diferente. Hoje você pode estar na sua cidade. Amanhã pode estar em outro estado fazendo uma matéria.
As desvantagens é a pressa. Hoje em dia temos que fazer três ou quatro pautas por dia. Acaba sendo cansativo.

9- Conte nos um pouco sobre a sensação desta nova fase, o que mudou em sua vida? A e também nos conte como foi seu trote?
É ótima! Só de estar na faculdade, já me sinto diferente. Minha vida anda mais corrida, mas é por um bom motivo. Eu adoro isso!
Felizmente (ou não? haha), minha sala não teve trote. Não tinha nenhuma turma de Jornalismo de manhã porque no ano anterior não houve procura. Então somos os únicos do Jornalismo diurno. Mas esse ano seremos veteranos, né? Espero que tenha algum trote com os calouros! hahaha

10-O que você poderia dizer para nossos leitores, que você acha importante para quem esta fazendo vestibular e para aqueles que já estão na universidade?
A dica vai para todos os casos: não desista. O vestibular só é um bicho de sete cabeças se você pensar nele assim. Vá com calma, escolha o curso que tem a ver com sua personalidade e siga seus sonhos. O vestibular é só o primeiro passo para ele, então é bom se empenhar. Quando a gente faz a prova, depois dá um alívio, sabe? Como se fosse uma etapa nova.
Para quem está na universidade, a dica é a mesma: não desista! haha. As vezes (e eu já passei por isso), achamos que o curso não é pra nós, que só tiramos nota baixa e que estamos no lugar errado. Nessas horas, pare e pense sobre o que você gosta de fazer. Se não tiver nenhuma relação com seu curso, saia e entre em um que você goste. É melhor do que ficar quatro ou cinco anos com aulas que você não curte, né?
Obrigada pela oportunidade da entrevista. Espero ter ajudado vocês com as dúvidas! Beijos, Julie.

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei saber mais sobre jornalismo. Estou em dúvida sobre qual curso quero cursar e essa coluna está me ajudando a acabar com a dúvida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Sabe que essa é, tb, uma coluna do meu blog? Rsrsr. Beijos
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/l

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino