Traição entre Amigas

Traição Entre AmigasSinopse: Esta é a história de Luiza e Penélope, amigas de verdade, inseparáveis, daquelas que não se desgrudam nem para ir ao banheiro, unha e cutícula, chamemos assim. Bom, mas ficar com o namorado da melhor amiga é falta gravíssima, todo mundo sabe. Mesmo a mais bela (e sólida) amizade não resiste a uma dolorosa traição.

Numa noite, depois de uma festa, uma delas fica com o namorado da outra. E aí, tudo se reduz a pó. A mágoa é tanta, mas tanta, que muda para sempre os rumos das vidas de ambas. Enquanto uma vai tentar a sorte em Nova York, a outra se esconde atrás do confortável anonimato que a Internet e seus relacionamentos propiciam
.

📖Skoob    👍 Avaliação final:  


Acredito que todo mundo aqui já ouviu falar na escritora Thalita Rebouças, conhecida pela série Fala Sério.  Depois de ter lido Fala Sério Mãe,  me encantei com a maneira da Thalita abordar assuntos do cotidiano de maneira que a gente se vê no lugar da personagem, e fica pensando: "Nossa, é bem assim mesmo." Então fiquei curiosa pelo livro Traição entre Amigas, imaginado o que esse livro me reservava, e imaginei todo aquele drama adolescente, e brigas de melhores amigas bem comum nessa fase, porém foi apenas ilusão. 

O livro conta a história de duas amigas, Luiza e Penélope, que se conheceram em um curso de teatro e, desde então, não se desgrudaram mais. A família de Luiza não aprova muito essa amizade, pois Penélope mora sozinha, tem os pais separados e encara a vida de um jeito mais “liberal”, enquanto Luiza é toda certinha e tímida, o completo oposto da amiga.


Apesar dessas diferenças, a amizade das duas vai muito bem até que, certa noite, depois de uma festa e algumas taças de vinho, Penélope fica com o “namorado” da melhor amiga. No dia seguinte, arrependida, ela culpa a bebida e não sabe como agir. Decide então ligar para seu melhor amigo, Emílio, que lhe diz algumas verdades e afirma que a única forma de resolver a situação é contar tudo a Luiza e arcar com as consequências.


Seguindo o conselho de Emílio, Penélope marca um encontro com Luiza em um lugar público, na tentativa de evitar um escândalo , mas é exatamente isso que acontece. Luiza não aceita o ocorrido e despeja as piores palavras sobre a amiga, chegando até a insultar os pais de Penélope. Um verdadeiro escândalo!


Após a briga, Penélope decide que o melhor a fazer é tentar algo novo em outro lugar. Passa alguns dias com Emílio em sua casa na serra e resolve ir para Nova York estudar teatro e aprimorar seu inglês. Enquanto isso, Luiza se isola em casa e encontra na internet seu porto seguro.


Em Nova York, Penélope aprende muitas coisas, conhece pessoas diferentes e amadurece. Já Luiza perde completamente o rumo. Viciada em salas de bate-papo, ela conhece Gabriel e, em pouco tempo, os dois começam a namorar. O romance vai às mil maravilhas até o dia em que Luiza engravida e descobre que seu “namorado perfeito” é casado e tem dois filhos.


Gabriel não aceita a gravidez e a convence a abortar. Luiza, apaixonada, aceita tudo, inclusive o papel de amante. Enquanto sua vida desmorona, Penélope coloca a própria vida nos trilhos, e as coisas começam a dar certo para ela.


Alguns anos depois, as ex-amigas se encontram por acaso, e Penélope decide puxar conversa. Agora, ela tem uma filha (fruto de produção independente), mora com Emílio em Nova York e alcançou certo sucesso na vida profissional. Já Luiza não teve grandes conquistas. As duas conversam e fazem as pazes, como se nada tivesse acontecido.


Sinceramente, este livro foi uma decepção para mim (talvez eu tenha criado expectativas demais, principalmente por gostar tanto da série Fala Sério). As gírias usadas pelos personagens me incomodaram um pouco durante a leitura (provavelmente por falta de costume), e também estranhei a forma como tudo acontece rápido e como algumas situações mais sérias são tratadas com muita naturalidade.


O livro é classificado como infantojuvenil, mas acredito que temas como aborto em clínica clandestina, sexo sem compromisso, namoro virtual, relacionamento com um homem casado e mentiras para os pais talvez não conversem tão bem com esse público. Além disso, por ser uma história curta, senti que muitos acontecimentos passam depressa, sem o desenvolvimento que poderiam ter. Ao meu ver, Thalita tinha uma ideia muito interessante nas mãos e, talvez, se o público-alvo fosse de jovens adultos, daria para aprofundar melhor tanto os personagens quanto seus conflitos.


No fim das contas, é aquele tipo de leitura para quando não se está buscando nada muito exigente, perfeita para quando bate aquela ressaca literária. É uma história com bastante potencial, mas que, infelizmente, acabou não sendo totalmente aproveitado.

3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. deve ser muuinto massa
    http://vcmaisfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. aah parece ser bem interessante haha
    beijinhos
    http://chequematte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e gostei, é bem legal *u*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino