Como ter um blog de sucesso. - Parte I

Tumblr_m4wuixpi8i1qz4d4bo1_500_large
Bom dia gente! Como vocês estão?
A pedidos resolvi elaborar algumas dicas de como ter um blog de sucesso, espero que vocês gostem e que as dicas sejam uteis. Sugestões são sempre bem - vindas!

Para inicio de conversa o termo sucesso é algo bem relativo, uma vez que temos que levar em conta qual são as nossas metas e nosso objetivo central. Então o primeiro passo para um blog de sucesso é esse traçar as metas.

1- Antes de criarmos um blog temos que ter em mente qual é o objetivo central dele. Por exemplo se vai ser um blog de moda, de filmes, livros, tutorais, fã clube e etc. Caso você opte por um com tema mais abrangente que envolva outras categorias defina bem quais serão elas e se você tem um certo conhecimento em cada área.  Não tem seguir modinhas, faça aquilo que você gosta, é o primeiro passo para dar certo.


2- Definido o objetivo, devemos traçar nossas metas, ou seja, o que queremos alcançar com o blog e em qual período de tempo queremos concluir está meta. Comece com coisas simples e vai aumentando aos poucos, não fique triste se no inicio você não conseguir alcança-las isso significa que precisa de mais trabalho e organização.

3- Feito os dois itens acima é hora de pensar no nome. Busque algo novo e que combine com você, com o tema do seu blog e com o público alvo. Seja criativo, nada de copiar de outros blogs. Lembre-se está vai ser sua identidade na internet. Outra coisa procure nomes simples e fáceis de gravar, isso ajuda muito na hora de divulgação. Quando escolher o nome tenha certeza dele, porque ninguém merece blogs que trocam de nomes toda a semana e que não conseguimos sem criar uma memoria dele. 

4- Decidido os itens acima, devemos nos preocupar com a imagem que nosso blog vai ter. Quem diz que beleza não conta está muito enganado. É o seu layout que vai chamar a atenção do leitor e depois o seu conteúdo que vai ganha-lo de vez. Na hora de escolher como será seu layout leve em conta nome e tema do blog, procures cores suaves e um visual clean e funcional, seus leitores vão agradecer. Se você não tem muita noção de edição e afins, não se preocupe mais para frente traremos digas de sites com layouts free, tutorais de edição, e para quem quer investir mais layout exclusivos feitos sobre medida para você. 

5- O quinto passo é a elaboração do conteúdo, antes de posta-lo pesquise bastante, tenha mais de uma fonte antes de publica-lo. Escreva com uma linguagem fácil evite muitas gírias. Busque assuntos que tenham haver com seu blog e traga novidades a seus leitores. Porque vamos combinar ninguém merece quanto todos os blogs que você entra estão falando a mesma coisa e de maneira super parecida. Então fica a dica criei algo novo e mostre ao seu público o seu diferencial, não tente copiar blogs grandes.

6- Divulgação, este é um item muito importante para o blog, comece em casa conte para a família e amigos e peça para eles conferirem e dar a opinião, deles. Feito isso use e abuse das redes sociais, entre em grupos específicos, comunidades de divulgação e assuntos voltados a blogs, troque ideias com outros blogueiros, faça amigos. Visite outros blogs e participe deles. Afinal para se ter leitores ativos e participantes temos que antes ser um também né?!

7- Outra dica é o blog ter uma agenda definida, ou seja defina o dia de postagens e os temas que serão abordados, assim seu leitor vai saber quais os dias que você posta e quais são os temas de cada um. Por exemplo se você vai postar 3 vezes na semana  defina esses dias, ai seu leitor não vai deixar de visitar seu blog por achar que você o abandonou. 

8- Retire a verificação de palavras no comentários isso afasta muita gente que gostaria de comentar, mas não tem tempo ou paciência para isso. Responda os comentários conheça seu leitor.

9- Torne seu blog interativo,crie atividade que exija a participação deles, isso torna o blog mais dinâmico e divertido. 

10- Faça aquilo que você gosta, porque você gosta, não siga modinhas por este é o caminho mais fácil para se decepcionar. No meio do caminho vai dar vontade de desistir isso é normal, mas tenha foco no seu objetivo e metas.

Bom gente por hoje é só, aguardem a Parte II de como ter um blog de sucesso, como dicas para dar um up no seu blog e melhor a visibilidade dele. Caso queira algum tema abordado aqui deixe nos comentários ou nos envie pela página de contatos.


10 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. dicas perfeitas, adorei o post.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que dica boa amore....importantíssima!
    Beijo
    www.blogdaleoliveira.com

    ResponderExcluir
  3. Vim especialmente para ler esse post e concordo com todas as dicas que vocês deram! Beijos

    www.blogclose.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muy buenos consejos!!!
    Buen comienzo de semana, guapa!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que essas dicas são essenciais para a melhora do blog, o meu é novo e até dá uma preguicinha certas horas de divulgar kkk! www.blog-sweetteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. dicas valiosas... !
    beeijao,
    Lay
    http://www.layanasouza.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, tanto para as iniciantes, como para as veteranas. Afinal, relembrar não custa nada né? ;)

    Doces Sapatos de Veludo

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas!
    http://nicollevicari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino