Faculdade: Música





O que é o curso de Música:

É a arte e a técnica de criar melodias combinando ritmos e sons vocais, instrumentais, acústicos ou eletrônicos. Esse bacharel pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares. Como compositor, cria peças e anota-as em partituras para ser executadas por instrumentistas e cantores. Como arranjador, faz versões de uma peça musical. Como maestro, dirige orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Já como intérprete, pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto. Atua em concertos, espetáculos, gravações de trilhas sonoras e de CDs, cria jingles para filmes comerciais e publicitários e dá aulas. Pode trabalhar em estúdios de gravação, produzindo música com aparelhos eletrônicos, ou trabalhar com a sonorização de espetáculos musicais e teatrais. Seja qual for sua área de atuação, é necessário que ele tenha domínio de programas de computação que controlam o registro e a edição de arranjos musicais em equipamentos digitais de reprodução e gravação.


Vestibular

Os candidatos à ambas as habilitações do Curso de Música devem prestar exame de
habilidade específica e o vestibular convensional.



O Curso

O curso tem a duração de quatro anos para quem opta por instrumento, canto ou licenciatura. Dura seis anos para quem pretende seguir a composição e/ou a regência. Durante o curso o estudante escolhe um instrumento, podendo ser: violino, piano, trompete, clarinete, violoncelo, saxofone e percussão.

Existem disciplinas comuns entre todas as áreas: teoria musical, história da arte, estética musical, canto coral, etc.



 

O que você pode fazer




Canto Atuar em óperas ou recitais e também em gravações. Organizar e fazer a preparação vocal de corais. Composição e arranjo Criar partituras musicais para instrumentistas ou cantores. Elaborar trilhas sonoras de filmes, peças teatrais, CD-ROMs e websites, assim como jingles para filmes publicitários.

Ensino Dar aulas na pré-escola (Educação Musical), no ensino fundamental, médio e superior e também em escolas de música.

Instrumento Tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas. Pesquisa Desenvolver pesquisas acadêmicas e de resgate de cultura na área de música. Regência Organizar, ensaiar e dirigir conjuntos, orquestras e corais.

Escolher as peças e os intérpretes que irão executá-las. Coordenar ensaios e orientar instrumentistas e cantores.



Mercado de trabalho

Boa parte dos bacharéis em Música exerce mais de uma atividade simultaneamente. Essa é uma forma de driblar a concorrência com músicos autodidatas e egressos de cursos livres. Uma atividade em ascensão é a composição de jingles e trilhas sonoras para programas de TV, cinema e publicidade, bem como a criação de peças musicais para novas mídias como videogames, ringtones e esperas telefônicas. Quem trabalha com música erudita tem um campo de trabalho mais restrito, mas em expansão. Hoje, praticamente todos os estados têm uma orquestra sinfônica. Uma área que começa a despontar é a de restauração de partituras, em que o músico se dedica à pesquisa para recuperar obras brasileiras do período colonial. Regência de corais estudantis e corporativos é um segmento com oferta constante de trabalho. As melhores oportunidades estão em São Paulo (na capital e em algumas cidades do interior), no Rio de Janeiro e, em menor grau, na Bahia, em Brasília, em Curitiba e em Florianópolis. A área de ensino ainda é a que mais emprega. O músico pode dar aulas para crianças e adultos em escolas, universidades e conservatórios públicos e particulares.

O músico com formação popular pode trabalhar em rádio, televisão, cinema, shows e espetáculos e agên-cias de publicidade. A área de jingles para publicidade e trilhas sonoras para o cinema são as que mais cresceram nos últimos anos.



O músico erudito atua na regência de orquestras e/ou coros: na composição instrumental ou vocal, camerística e orquestral; na elaboração de trilhas sonoras. Também pode lecionar em escolas de música ou instituição de ensino superior. Um campo em expansão é a pesquisa da linguagem musical por meio de computadores.

O salário inicial, segundo a Ordem dos Músicos do Brasil, está em torno de R$750.

A profissão foi regulamentada pelo decreto 3857, de 22/12/1966.




Outros nomes

Artes (mús.); Canto; Canto (erudito); Comp. e Regência; Comp. e Regência (comp.); Comp. e Regência (regência); Educ. Art. (mús.); Educ. Musical; Educ. Musical (ens. musical esc.); Instr.; Instr. (cordas); Instr. (órgão e cravo); Instr. (orquestra); Instr. (teclado com piano).


Fonte: Educaterra, Ufpr, Unicamp, Guia do estudante










O profissional formado deve obter o seu registro junto à Ordem dos Músicos do Brasil.

10 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. É um dos cursos que eu acho mais legal, mas que eu não tenho o minimo jeito!

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  2. É um curso bacana mesmo, mas que demanda talento pra entrar.

    Bjs!!!
    http://scarpindeonca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem legal vc ter feito esse post, sabe por que? Porque muitas pessoas tem vontade de cursar música, mas acham a profissão alternativa demais e acabam desistindo... No Brasil é realmente difícil ter futuro se dedicando as artes, mas quando temos talento, amor e nos dedicamos à alguma profissão dificilmente fracassamos!! Adorei!

    Um bjão!

    ResponderExcluir
  4. Para quem quer ser musico é um ótimo curso, afina ltem muita gente com talento, mas sem conhecimento ou técnica nenhuma!!! tem que unir as duas coisas né?
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post!Adoro música,mas essa não é minha vocação.
    http://teenagedream-mah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de música ;) Mas pretendo fazer direito -haha.

    Beijoos
    www.blog-every4girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. uma das coisas q deu no meu teste vocacional foi música,acho maraa!
    >.< xx
    bubbledreamimi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Interessantee !

    mywordfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. gente esse curso é muito bom mesmo.
    trendluxo.blgospot.com

    ResponderExcluir
  10. eu faço concervatório de música, acho muito bom. É minha paixão. Deve ser um bom curso. :)
    beijos
    http://deesneeurando.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino