Medicina - A arte de salvar vidas



Cursar Medicina deve ser o sonho em 5 de cada 10 pessoas, mas nem todos tem vocação ou idéia real do que significa esta profissão. Aqueles que pretendem ser um médico devem se acostumar com a idéia de que nunca deixarão de estudar e o tempo de lazer é curto. Se seu intuito é mesmo salvar o próximo isso são apenas detalhes.

O curso, na prática

Para os que já se imaginam salvando vidas assim que entram na faculdade, é bom ir com menos sede ao pote. De acordo com o currículo montado por grande parte das escolas de ensino superior do país, o atendimento efetivo ao paciente só ocorre no final do 5º ou 6º anos, quando os estudantes já atuam com um pouco mais de autonomia no hospital-escola.

O curso de medicina dura em média seis anos e desde o início é ministrado por meio de um currículo rigoroso e muito específico, com aproximadamente 70% de disciplinas obrigatórias e 30% optativas. Em boa parte das escolas a grade curricular se divide em três ciclos: o básico, que compreende o 1º e o 2º anos; o clínico, que engloba o 3º e o 4º anos; e o internato, entre o 5º e o 6º anos.

O aluno estuda nos dois primeiros anos matérias básicas como anatomia, fisiologia, histologia e bioquímica, que servirão de apoio para o aprendizado subseqüente. Nas aulas de anatomia, os alunos conhecem a estrutura e os aspectos do corpo humano.As atividades ocorrem em sala de aula e nos laboratórios, onde acontecem as tão comentadas dissecações de partes de cadáveres. Durante as aulas o estudante põe literalmente a mão na massa, assistido e orientado pelos professores. O objetivo é que aprenda como funcionam os órgãos e os sistemas, como base para o seu desenvolvimento nas disciplinas clínicas e cirúrgicas que virão nos anos seguintes.

As aulas são em período integral.
 Duração do curso: 6 anos + 2 anos de resisdencia.
Especializações

A carreira de Médico é a que possui mais especializações dentre todas as profissões:

•Alergologia: Especialização da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas.

•Anestesiologia: Especialização em anestesia, na medicina o anestesista é o principal auxiliar dos cirurgiões.

•Angiologia: Especialização da Medicina em diagnóstico e tratamento de doenças relativas ao sistema circulatório, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

•Cirurgia: Especialista em intervenções internas no corpo humano, ou seja, especialista em procedimentos que envolvam manipulação direta de orgãos, tecidos, tumores humanos nos pacientes.

•Cancerologia: Também conhecida na Medicina como Oncologia, o Cancerologista é o especialista no diagnóstico e combate a todos os tipos de câncer.

•Cirurgia Plástica: O cirurgião plástico é o médico especialista em procedimentos cirurgicos de reparação estética de danos e sequelas causados por acidentes e também por operações visando melhorar a aparência das pessoas.

•Cirurgia Cardiovascular: O cirurgião cardiaco ou Cardiologista, é o cirurgião especializado em cirurgias do coração, transplantes e instauração de pontes de safena.

•Clínica Geral: Clínico Geral, é o médico que realiza os procedimentos e exames médicos básicos em um hospital, identificando as possíveis doenças.

•Dermatologia: Especialização da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças da pele.

•Fisiologia: Especialização da medicina envolvida no estudo do funcionamento do corpo humano.

•Geriatria: Especialização no tratamento de problemas da terceira idade.

•Ginecologia: A ginecologia é a especialização da medicina que trata das doenças do sistema reprodutor feminio, envolvendoútero, vagina e ovários. O Ginecologista também realiza exames preventivos.

•Gastroenterologia: Especialidade da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.

•Neurocirurgia: Especialização da medicina em doenças relativas ao cérebro, o sistema nervoso central e o periférico. O Neurocirurgião trata tumores, doenças vasculares, doenças degenerativas e traumas físicos. Como o cérebro é o orgão mais complexo, esta é a especialização médica mais complexa e de maiores salários.

•Otorrinolaringologia: Especialização médica que combina cirurgia e clínica, o Otorrinofaringologista trata de problemas relacionados a ouvido, nariz externo e interno, boca, faringe, e laringe.

•Urologia: Especialização da medicina em doenças dos sistema urinário de homens e mulheres e também no sistema reprodutor dos homens.

•Pediatria: Especialização da medicina no tratamento de problemas de crianças e bebês.

•Psiquiatria: Psiquiatra é o médico especialista em prevenir, antender, diagnosticar e tratar problemas relativos a doenças mentais e psicológicas em humanos ( depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia, etc… )

Fonte: Guia de Carreiras, Folha Online, Guia do Estudante, Sites de Universidade.

 





E para descontrair: Uma versão divertida da vida de estudante de medicina.

15 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Isso sim é uma profissão de orgulho!
    Mas são poucos os realmente bons, né?

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  2. Eu já pensei em fazer medicina, mas acho que não tenho paciencia nem perceverança pra estudar tanto!
    *-*

    Um beijo, Line

    http://miss-scd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii retribuindo sua visita no blog. Adorei o post, realmente é mais difícil do que imaginamos.. Então mais do que parabéns aos que se dedicam a cuidar de vidas.

    bjo Má
    www.2betrend.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A-D-O-R-E-I o blog !
    Acc parceira ?
    Seguindo , segue de volta ?
    Beijo Beijo
    www.garotachicleteira-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seguindo! Seu banner já tá no meu blog! Bjsss
    Fashion Dreams

    www.modinhamoderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Flor seus posts são tão informativos, parabéns!
    Você sempre fala sobre profissões, posso te pedir um post sobre? Bom eu queria saber mais sobre a profissão de policial, queria saber tudo! Como areias e como fazer pra ser policial e a faixa de idade isso tudo, espero que atenda ao meu post.

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii minha flor.
    Tem um selo pra você lá no meu blog.
    BJSS!!!

    http://kayanelinda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Profissão linda *---*

    mywordfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Velho, eu achei isso tão legal! Vocês falarem sobre profissões, ajudando meninas a escolherem uma vocação.... Muito lindo isso de vocês, amei! Apesar deu querer fazer jornalismo, medicina é lindo mesmo! *---*



    www.shake-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi já te anotei no concurso! Muito obrigada por participar! Só queria saber se vcs vão querer o design! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Flor.

    Tô te seguindo!!!

    Beijos Cor de Rosa.
    www.patricinhaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. minha mae queria q eu fosse medica + n posso.morro d medo d sangue *-*

    **seguindo seu blog,da uma olhadinha no meu e segue se gostar ok??
    http://i1s2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. uma otima profissão, mas pretendo cursar psicologia (sedeus quiser ) (yn)

    ResponderExcluir
  14. tem um selo pra vc. " seu blog está aprovadissimo" passa lá e paga, é o ultimo
    http://the-blog-teenager.blogspot.com/p/selinhos.html

    ResponderExcluir
  15. Eu pensava em ser médicas mas,descobri que não é realmente isso que queria.E estou pesquisando,aliás,quero trabalhar em algo que goste.E me sinta bem!Para Valer a pena!Estou pensando em Marketing,Jornalismo,Design de Moda,Atriz,Modelo,entre algumas outras possibilidades,da pra ser isso tudo ao mesmo tempo?!Acho que não néah!hahaha' Beijoos!O blog está cada vez melhor!Continua assim amoore!
    Beijoos,Kelli.
    www.CaprichoSpace.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino