Donas da História

Hey meninas! Mais um capítulo da nossa semana. 
Gente tem tantas mulheres talentosas na literatura que fica até dificil de citar aqui, mas reuni algumas que têm grande importância no nosso cotidiano literário. Me descupem se esqueci de alguém de grande relevância. Agora vamos conferir!  

Dame Agatha May Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890. Mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas. Agatha Christie passou a infância e a adolescência num ambiente quase recluso, pois sua mãe se encarregou de dar-lhe formação cultural, proibindo-a de freqüentar escolas públicas. Tinha trinta anos quando conseguiu publicar seu livro de estréia, O misterioso caso de Styles (1921).

 
Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasovna Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920. Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem. Escrito quando tinha 19 anos, o livro apresenta Joana como protagonista, a qual narra sua história em dois planos: a infância e o início da vida adulta. A literatura brasileira era nesta altura dominada por uma tendência essencialmente regionalista, com personagens contando as dificuldades da realidade social do país na época. Clarice Lispector surpreendeu a crítica com seu romance, seja pela problemática de caráter existencial, completamente inovadora, seja pelo estilo solto, elíptico e fragmentário. A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).

 Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889. foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Senhora de poderosas palavras, Ana escrevia com simplicidade e seu desconhecimento acerca das regras da gramática contribuiu para que sua produção artística priorizasse a mensagem ao invés da forma.  Principal obra: Poemas dos becos de Goiás e estórias mais.

Helen Adams Keller (Tuscumbia, 27 de junho de 1880) foi uma escritora, conferencista e ativista social estadunidense. Se tornou um dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do século XX. Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência.


Martha Medeiros (Porto Alegre, 20 de agosto de 1961) é uma jornalista e escritora brasileira.As obras de Martha Medeiros compreendem muitas poesias e crônicas, ela se debruça sobre o papel e expressa toda a sua sensibilidade, sua visão de mundo, e dessa forma versa sobre os mais diversos temas de forma delicada e sutil.

Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot, (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense. Mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland.Em sua passagem pelo Brasil em 2009 se disse fã da escritora brasileira Clarice Lispector, e ainda recomendou um livro seu, Laços de Família.

Bom é isso. E ai o que acharam? Sugestões?? Estou adorando as ideias que já nós foram dadas.

14 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. aaah, amei *-* eu adoro o diário da Princesa :D

    Bjoos.
    www.laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Liiiindo seu blog.
    adorei o post! :D

    estou te seguindo
    passa lá também
    beeeijos

    Amanda/ rendasepaetes

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!
    Já ouviu falar da Tati Bernardi?
    Eita mulher fod*!!! ahaha
    Bjocas,
    http://mecanicademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só li Agatha Christie dessa lista pode?
    amei o blog e as dicas.
    bjk♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Gosto muito de Pearl Buck e de Jane Austen, 2 escritoras femininas que não podem deixar de serem lidas.
    Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá lindas!! Vim retribuir e elogiar a iniciativa de reconhecer o belíssimo trabalho das mulheres!Parabéns!
    Que Jesus abençoe muitíssimo a vida de vcs!
    www.misslude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Só feras.. Adoro a Lispector.
    Bjos

    http://wonanchic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita lá no Look da Beta... Esta rolando sorteio. Não fique de fora!

    bjks!
    www.lookdabeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ler é sempre bom, né ?
    adoro clarice lispector.

    beijinhos !
    www.mundinhodabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post...Eu simplesmente ADORO clarice,seus textos são perfeitos *O*
    http://www.girlteen-vip.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom esse seu resumo das autoras mais talentosas amore, so falto a autora de Fala serio, professor #ESQUECI o nome dela agora :D Bem adoro Clarisse e Meg Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adooorei o post!
    Adoro os livros da Clarice Lispectos, são todos muito bons!
    Beijos, Mari.

    dicasparatodas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adoro os livros da Jane Austen e Clarice Lispectos, mais uma vez as mulheres mostrando qe sao capazes (:
    http://azuleletrico.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino