5 dicas para economizar em compras pela internet



São tempos difíceis para os sonhadores, todo mundo já sabe, mas isso não é desculpa para te impedir de transformar seus sonhos em realidade não importa o tamanho deles.  Para te ajudar nessa missão separamos algumas dicas de como economizar em suas compras online e assim começar a poupar e finalmente riscar alguns itens da sua wishlist. 

Talvez você já tenha ouvindo ou lido  algumas dessas dicas, e até já tenha colocado em prática, porém acreditamos que quanto a dica é boa nunca é demais ver mais de uma vez.  


1. Crie listas


Vamos começar por algo bem simples, mas que vai te ajudar a organizar suas prioridades. Por exemplo crie três lista uma de curto, médio e longo prazo (você pode dar nomes mais bonitinhos para elas). 

Curto prazo:  liste itens que você precisa comprar e não pode esperar muito tempo.  Exemplo: a continuação daquele livro mara que você acabou de ler (prioridades na  vida quem ama livros, quem nunca?),  um celular novo, uma base nova, fazer um curso para dar um up no currículo,  algum item para sua casa que você ainda não tem ou que tenha estregado e você precisa muito.   Lembrando nessa lista são itens que além de querer muito, você PRECISA deles para ontem. 

Médio prazo: nesta lista você deve adicionar coisas que você quer/precisa, mas que não tem tanta urgência assim. Exemplo: uma bolsa nova, sapatos ou roupas, uma estante nova,  trocar seu computador antigo por um mais moderno. 

Longo prazo: aqui você deve listar coisas que você deseja comprar mais que possuem um custo um pouco mais elevando ou que necessitam um de mais planejamento. Exemplo: uma viagem seja ela para Salvador ou para Disney, trocar os eletrodomésticos. 

Com suas listas prontas fica mais fácil saber quais são os itens que são prioridades para você hoje, e não corre tanto o risco de cair na cilada de comprar coisas que você nem precisa. Por exemplo,  você deseja viajar para Salvador, porém, isso é algo na lista de longo prazo, de repente surge uma promoção onde as passagem estão saindo com 50% de desconto, ou seja, o que parecia ser um sonho distante acaba de ficar mais próximo da realidade. 

Vale também dividir essas três listas de acordo com temas como: casa, trabalho, lazer, moda, cuidados pessoais e afins.  

2.  Pesquise a reputação da loja e use comparadores de preço 


Com suas listas prontas utilizem os comparadores de preço para ver onde está com o melhor custo-benefício. Lembre-se vale a pena ver os valores cobrados na internet x os cobrados na sua cidade. Inclusive algumas lojas vendem mais barato através do site, em relação à loja física e você ainda tem a opção de retirar na loja, ou seja, você já consegue fazer uma economia. 

Sabe aquele ditado que às vezes o barato sai caro? Então vale a pena tirar alguns minutinhos para pesquisar a reputação da loja. Um dos sites que pode te ajudar nessa busca é o Reclame Aqui



3. Utilize cupons de desconto


Os cupons de desconto são aquele tipo de coisa que a gente acaba deixando passar muitas vezes por não dar o devido valor, muitas vezes acham que é mais complicado usar do que realmente é ou com medo ser furada. 

Existem vários tipos de cupons, uns dão desconto em produtos selecionados, outros redução de frente, desconto na primeira compra...  Ah,  e tem também alguns que ao utilizar você garante um brinde. 

Os cupons devem ser utilizados na hora em que você  finaliza a compra.  Existem vários sites que juntam todos os códigos das principais lojas em um só lugar. Eles têm validade determinada e também são disponibilizados em quantidade limitada, então você tem que correr para aproveitar as ofertas.

Dependendo do caso, usar os cupons pode garantir que você faça uma compra muito mais em conta!

Entre os sites que disponibilizam cupons de desconto sugerimos o Cupom Válido, que reúne várias empresas, entre elas temos: Saraiva, Submarino, Amazon, Americanas, Netshoes, Zattini, 99, Airbnb, AliExpress, Avon, C&ABeleza na Web, Descomplica.



4.  Cashback ? Quero!

Já imaginou encontrar um super promoção, usar um cupom de desconto  e, ainda conseguir parte do dinheiro de volta? Parece um sonho né? Mas pode acreditar isso pode acontecer na vida real e a gente de diz como. 

O cashback não é um desconto dado pela loja e sim uma porcentagem do valor da sua comprar que você recebe de volta, ou seja, dá para usar cupom de desconto e ainda ter cashback. Essa modalidade é  bem popular nos EUA, e aqui no Brasil é algo que muitas pessoas ainda têm um certo receio de aderir, mas pesquisando  e tirando as dúvidas é bem tranquilo e  vale super a pena. Se quiserem saber mais sobre o assunto podemos fazer uma postagem só sobre esse assunto. 



5. Fique de olho no frete


Dependendo de onde você mora o frete acaba saindo bem mais caro que o valor do produto que você deseja comprar. Pensando nisso vale a pena procurar por lojas que possuem frete grátis, frete fixo ou ainda que disponibilizem o frete de maneira gratuita a partir de um valor mínimo de compra. 

Por exemplo, se o valor mínimo de compra para o frete de tornar gratuito é comprar acima de 150 reais, mas o que você deseja comprar custa 49,90 vale a pena conversar com alguma amiga se ela não está querendo comprar alguma coisa do site, assim fica mais fácil atingir o valor mínimo sem comprar nada que esteja fora da sua lista e do orçamento. Essa dica funciona também quando o que você quer comprar algo que está disponível apenas em uma loja online que não trabalha com frete gratuito ou fixo, então dividir o valor do frete é uma ótima forma de economizar para ambos os lados. 

Depois dessas dicas apostamos que vocês logo vão estar assim:



Agora nos contem quais outras dicas vocês acrescentariam nesta lista?

6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ah, eu não costumo fazer compras na internet... prefiro comprar em lojas físicas, mas já recorri a esse tipo de compra quando encontrei livros que não conseguia encontrar em livrarias que eu frequento. E tenis também porque acabaram sendo mais barato no site do fabricante. E já vi alguns desses cashbacks nas fintechs.
    Mas nada tenho eu para acrescer à sua lista, por pura falta de experiência nesse tipo de compra. Mas anotei as suas aqui. bacio

    ResponderExcluir
  2. O que mais me incomoda em comprar pela internet é justamente o frete. É muito caro menina, sem condições. Então eu faço exatamente o que disse... costumo chamara até 2 amigas pra dividir o frete e ficar mais em conta.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Esse post foi para mim kkk
    tenho gastado bastante nos últimos dias, principalmente com a black friday da Amazon. Comprei bastante. Descobri uma intagram que posta todos os dias os livros em promoção e isso tem me ajudado a economizar, fazer uma lista também e essencial.
    Adorei o post.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sempre compro pela internet, prezo muito a segurança. e pesquiso bastante e avalio tudo que você citou na hora de fechar a compra.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ai, gente, Cashback é vida, né? Comecei a usar pra valer a pouco tempo, mas uma vez que ativa uma vez fica difícil não conferir pra ver se rola em todas as compras, né? Já dos cupons sou adepta há muuuitos anos, hahaha!
    Acho super importante a gente repensar nosso consumo de um modo geral, e adicionar essas praticidades que ajudam a economizar é uma parte super relevante disso. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, eu quase nunca faço compra pela internet por medo mesmo, mais quando compro sou bem criteriosa pesquiso reputação e tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino