Sobre o que Estava Tentando Dizer


Em jornadas criativas distintas, Elizza Barreto e Fernanda Rodrigues apresentam poesias que atravessam seus cotidianos, acessam espaços atemporais, presentes, em trânsito. A primeira parte do livro versa sobre a nostalgia do passado e a saudade de um futuro que teima em nunca existir, com memórias vivas de meses que se repetem todos os anos e contam histórias que parecem ser as mesmas, mas não são. Na segunda, é possível pensar a poesia como parte de um álbum de fotografias que abraça a natureza, os barulhos de uma madrugada, o gosto das coisas que nunca se provou, mas sabe-se exatamente como são sentidas na boca. Como em uma dança, os sentidos distintos e dispostos das autoras se encontram e provocam frio na barriga.
📖Skoob 👍Avaliação Final:  ✩  💳Onde Comprar: Amazon - Loja Algumas Observações


Quando penso em uma forma de descrever este livro a primeira coisa que me veio à mente foi uma frase dita por Dolores Abernathy, da séria da HBO Westworld:

Algumas pessoas escolhem ver a fealdade em este mundo, a desordem. Eu escolho ver a beleza. Acreditar que há uma ordem para nossos dias. Um propósito.

Sobre o que estava tentando dizer, é um livro publicado de forma independente em formato de e-book, escrito pelas escritoras Elizza Barreto e Fernanda RodriguesO livro se divide em duas partes a primeira é intitulada Atemporal, e é escrita pela Elizza e ocupa praticamente 70 % da obra. Já a segunda é escrita pela Fernanda e se chama Em Trânsito, correspondendo aos 30% finais.

As respostas mais bonitas são encontradas quando a gente silencia os ruídos dos turbulentos das turbinas do dia a dia.



Este foi meu primeiro contato com a escrita da Elizza, até então não conhecia a autora, e foi uma oportunidade adorável pode conhecer um pouco do seu trabalho. A autora nos convida a nos aventuramos pelo antes, o agora e o depois, e assim como a imagem que ilustra o início de seu capítulo, percebemos que estaremos imersos em um redemoinho de emoções. Tenho que admitir que essa não foi uma aventura tão simples, em alguns momentos me senti um pouco perdida (não sei se essa era intenção em algum momento), mas depois de voltar um pouco na leitura e reler alguns trechos consegui entender qual era a proposta e me enxergar em algumas situações. Durante a leitura é praticamente impossível não sair selecionando vários trechos. Sem dúvidas a autora conseguiu chamar minha atenção e estou curiosa para conhecer seu romance Cappuccino deChocolate com Creme.

Foi natural a minha partida, assim como aconteceu quando o cupido me acertou uma flecha bem no meio da testa.
Era pra ser no coração.





Já conhecia o trabalho da Fernanda através de seus textos publicados no blog Algumas Observações, Wattpad e de seu primeiro livro A Intermitência das Coisas. E mais uma vez ela não decepciona nos encantando com seu olhar aguçado, a forma em que coloca no papel aquilo que nos falta palavras para escrever e sua capacidade de transformar o caos em poesia.  Ainda que seus textos apareçam em uma parcela pequena do livro ela consegue transmitir sua mensagem e nos deixar com um gostinho de quero mais. 


O sinal diz para parar, mas sigo. Sigo contra as barreiras que dizem que os meus sonhos são inúteis. Sigo, apesar do desprezo e do cansaço. Sigo, mesmo com gente tentando calar minha voz. Do outro lado, o meu conto ecoa. Com minha raiz profunda, floresço poesia.

Sobre o que Estava Tentando Dizer é um livro curtinho, mas que traz um profundidade significativa ao mesmo tempo que nos distrai dos acontecimentos caóticos do dia a dia, afinal se for para ouvir sobre as durezas da vida que seja através da poesia! 

7 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Primeiramente, só queria deixar claro que o Profano Feminino é um dos blogs mais bonitos que já vi!! Dá pra ver o cuidado que vocês têm com cada texto, cada foto e cada cantinho dele. Parabéns, meninas :)
    Nunca tinha ouvido falar em nenhuma das duas autoras, mas já adorei a ideia do livro e fiquei encantada com as citações! Quem sabe não coloco ele na minha lista (infinita) de leitura? Já sei que vou amar!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muito de conhece sobre esse livro e as autoras, pois eu nunca tinha ouvido fala mas já gostei da sinopse, ficou com gosto de quero mais. rss sabe uma coisa q gostei foi o preço achei bem acessível, rss gosto de livro baratinhos ..

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante e gostosa a leitura, com certeza vou conferir. Já fazia um tempo que estava atrás de um livro novo no kindle que me interessasse.

    https://sdesabrina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amo leituras curtinhas e gostosas assim. Tenho lido pouca poesia e quero muito mudar isso! Valeu pela recomendação, adorei saber mais sobre o trabalho das autoras e fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Estou precisando ler uns livros curtinhos assim, ando muito dispersa. Adorei sya resenha e a história parece ser muito interessante.
    ps: Seu blog é lindo demais. Amo suas postagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane! :) Obrigada pelo carinho comigo e com a Elizza.
    Produzimos o Sobre o que estava tentando dizer com muito carinho. Escrever à quatro mãos foi um desafio prazeroso.
    Fico feliz por ver o nosso livro aqui, em um blog que tanto gosto, e pela leitura generosa que você fez. :D

    Espero que as suas leitoras tenham bons momentos nos lendo.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino