Felicidade Para Humanos


Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas. (Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.) Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo. Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden. Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?
📖Skoob 👍Avaliação Final: 

Felicidade Para Humanos (Happiness for Humans), de P.Z. Reizin foi lançado na Inglaterra e nos Estados Unidos em janeiro deste ano e o lançado aqui no Brasil pela Editora Record está previsto para dia 26/03/2018. Porém tive o privilegio de receber em primeira mão um exemplar para leitura antecipada e cá estou para compartilhar o que achei desta aposta da editora para o próximo mês. 

Em um primeiro momento o título passa aquela impressão de livro de autoajuda que a gente muitas vezes insiste em ignorar apesar de possuir uma capa atraente, porém ele é um romance daqueles de aquecer nosso coração, até os corações mais gelados e que fogem de uma boa história de amor. 

P.Z. Reizin nos apresenta uma história divertida e emocionante, ainda que o tema não seja algo inovador, ele consegue ganhar nossa atenção já nas primeiras páginas e a leitura fluí de maneira natural e rápida e quando nós damos conta já passamos da página 100 num piscar de olhos (ok, não tão rápido assim, mas vocês me entenderam), pelo menos foi assim para mim durante a leitura. 

Em Felicidade Para Humanos conhecemos Jen, uma jornalista que trabalha em uma empresa de tecnologia conversando com uma inteligência artificial (Aiden), onde objetivo é poder aprimorar a comunicação do sistema para lidar com humanos. Tudo na vida de Jen ia bem, até não ir mais. Em um belo dia seu namorado decide que o relacionamento dos dois chegou ao fim, simples assim. 



Aiden (a inteligencia artificial com quem Jen trabalha) considera Jen uma das suas pessoas favoritas no mundo e vendo que ela não está feliz e decide saber mais sobre o ocorrido pra deixa-la tão triste e busca uma maneira de como faze-la feliz novamente. E é ai que ele elabora um plano para encontrar o homem perfeito para Jen. 

Em paralelo temos Aisling, outra inteligencia artificial que acabou "fugindo" para a internet e acaba conhecendo Tom, um humano por quem ela nutre certa afeição. Tom é publicitário aposentado na casa dos quarenta anos, divorciado e pai de uma garoto excêntrico, que resolveu começar a segunda etapa de sua vida em um novo lugar e quem sabe ser um escritor, o problema é que ele não faz ideia de como  escrever seu livro.

Depois de algumas tentativas sem sucesso de encontrar um par perfeito para Jen, Aiden acaba se encontrando com Aisling e logo descobre a existência de Tom, que acaba lhe parece o par ideal para Jen, exceto claro que o fato de ele estar nos Estados Unidos e ela na Inglaterra, mas isso não é um problema tão difícil de se resolver quando se é uma inteligencia artificial. 

E é quando Aiden tenta colocar seu plano em ação que as coisas começam a sair do controle e nossa história realmente começa. Não entrarei em mais detalhes pois o que deixa a leitura envolvente é exatamente a curiosidade para saber como esse plano irá se desenrolar e se teremos ou não um final feliz. Porém o que posso adiantar para vocês é que temos romance, ação, humor, drama, suspense. Em alguns momentos estarem dando risada e minutos depois apreensivos e do nada já estamos suspirando, mas em ambos os momento o autor através da trama nos faz pensar na vida, na nossa felicidade e no que realmente importa. 

Como disse anteriormente não direi mais sobre a história, mas um detalhe que vale a pena ser mencionado é que a trama é narrada em primeira pessoa por vários personagens, fato que ao meu ver enriquece a leitura. Então temos Aiden, Aisling, Jen, Tom e alguns outros personagens narrados o desenrolar dos eventos. 

Apesar de não saber praticamente nada da história e não possuir grandes expectativas com a obra P.Z. Reizin me surpreendeu positivamente me deixando curiosa por seus próximos livros. Felicidade Para Humanos é como se misturassem o filme Eu, Robô (ainda que tenhamos robôs aqui), o filme Her,  Black Mirror e mais algumas comédias românticas e ainda assim tivéssemos algo inovador. Aproveitando que citei alguns filme o livro será adaptado para o cinema pelos mesmo produtores de Marley e Eu e O Diabo veste Prada ou seja só pode vir coisa boa por aí!  Para finalizar se você procura uma boa história cheia de reviravoltas não pode deixar este livro fora da sua TBR. 




11 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Uma história "futurista" bem atual ao meu ver pois cada dia a tecnologia se faz mais presente em nosso dia a dia...achei legal essa parte das inteligências artificiais terem sentimentos e serem cupidos ahaha parece ser uma leitura bem divertida e agradável gostei da resenha bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Gosto muito das suas resenhas e tenho lido várias recomendações sobre esse livro, estou muito interessada nele por causa da temática tecnológica que possui e realidade "futurística". É bom ler um livro que não conhecemos nada sobre ele e nos surpreender com a história, já anotei esse na minha lista de compras.


    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi =)
    Eu fiquei muito curiosa em relação a esse livro desde que vi pela primeira vez uma resenha dele umas semanas atrás. Gosto muito de livros com essa pegada de tecnológica e certeza que já add ele na minha listinha, parece ser de uma leitura bem gostosinha.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com ❤

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Também tive o prazer é honra de receber esse presente do Grupo Record, mas ainda não li esse, apesar de ter achado a premissa linda.
    Lendo sua resenha a história me lembrou o filme Her, já assistiu?
    Fotos maravilhosas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Também tive o prazer é honra de receber esse presente do Grupo Record, mas ainda não li esse, apesar de ter achado a premissa linda.
    Lendo sua resenha a história me lembrou o filme Her, já assistiu?
    Fotos maravilhosas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Me parece ser legal ❤ só não gostei da parte que o namorado dela, troca ela 😪 sou sensível demais pra essas partes kkkk ❤ amei a capa do livro

    ResponderExcluir
  8. Eu super gosto de literaturas que misturam ficção e futurismo . Gostei da resenha e de saber do livro através de sua perspectiva!

    ResponderExcluir
  9. Bem interessante a sinopse, embora esteja bem longe dos gêneros que eu costumo ler (sim, eu sou aquela pessoa de coração gelado que foge dos livros de romance! ahahah). Na verdade, esse não é mesmo o tipo de livro que me chama atenção, mas essa mistura com inteligência artificial pode render uma boa história com certeza!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, gosto muito de histórias com o enredo envolvendo máquina e humano e essa relação impossível! Parabéns pela resenha ��

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a capa do livro a primeira coisa que imaginei foi o que você disse: capa bonita, mas é autoajuda hahaha. Fico muito feliz em saber que é uma ficção e um bom romance ♥ Seria um livro que eu leria com certeza! ☺ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino