Séries com protagonismo negro que você precisa conhecer



Ao longo dos anos crescemos assistindo a séries e filmes  com pouca ou nenhuma representatividade de pessoas não-brancas, e muitas vezes quando ganhavam um espaço de tela era para  reproduzir estereótipos, sendo raras as vezes tendo um protagonismo real.  Para  mudar essa realidade, é importante promover e valorizar obras que trazem perspectivas diversas e autênticas dentro dos mais variados gêneros. Pensando nisso, e aproveitando que o  Dia da Consciência Negra (20/11) se aproximando, criamos uma lista com indicações séries que  trazem protagonismo negro e que merecem ser conhecidas e apreciadas. 

Caso você conheça alguma outra série de TV que ficou fora da lista e que todos deveriam conhecer, nos conte nos comentários. 😉



Abbott Elementary: Criada e protagonizada por Quinta Brunson, a série é uma comédia sobre local de trabalho no estilo mocumentário, onde acompanhamos um grupo de professores dedicados e apaixonados que lutam para orientar seus alunos a terem sucesso na vida, enquanto lidam com uma grande falta de financiamento, um distrito escolar que não se importa o suficiente em relação à educação das crianças e as frustrações sobre o sistema escolar público ser tão mal administrado na Filadélfia, Estados Unidos.

Onde assistir: Star+
Status: Renovada 
Número de temporadas: 2



Bel-Air: Com produção execultiva de Will Smith, "Bel-Air" é um reboot de "Um Maluco no Pedaço", série de sucesso dos anos 90 (quem aqui se lembra de assistir no SBT?). Nesta nova versão, a série mostra uma nova e dramática visão da jornada de mudança de vida de Will, das ruas do oeste da Filadélfia às mansões fechadas de Bel-Air, deixando para trás a única casa que ele já conheceu por uma segunda chance. 

Onde assistir: Star+
Status: Renovada 
Número de temporadas: 2



Kindred: Segredos e Raízes: Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue. A série é uma adaptação do romance Kindred, de Octavia E. Butler.

Onde assistir: Star+
Status: Finalizada
Número de temporadas: 1




Sobrevivendo em Grande Estilo: Michelle Buteau estrela e produz esta série de comédia romântica, baseada em seu livro de ensaios. Na trama acompanhamos  estilista Mavis Beaumont só quer recomeçar a vida, reencontrar o amor e ser feliz do jeito que sempre sonhou, após um término traumático. Além do protagonismo negro, a série apresenta uma protagonista gorda que foge dos clichês. 

Onde assistir: Netflix 
Status: Nova série
Número de temporadas: 1




Insecure: acompanha as melhores amigas Issa e Molly enquanto tentam ser fortes o tempo todo, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre estas duas jovens negras, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele. Issa tenta conciliar seu instável relacionamento com Lawrence enquanto se esforça para encontrar algo interessante em seu trabalho. Já Molly, embora extremamente feliz com o progresso de sua carreira, tem dificuldade em manter relacionamentos afetivos.

Onde assistir: Netflix | HBO Max 
Status: Finalizada
Número de temporadas: 5





Manhãs de Setembro: A jornada de Cassandra, uma mulher trans que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e viver com independência, mas é confrontada por um filho que teve no passado.

Onde assistir: Prime Video 
Status: Na bolha
Número de temporadas: 2



Cangaço Novo: Descontente com a vida e precisando de dinheiro para cuidar do seu pai adotivo doente, Ubaldo, um bancário sem memória da sua infância, recebe uma herança que mudará sua vida. Em Cratará, no meio do sertão cearense, ele se tornará o líder de uma perigosa gangue de assaltantes de banco, cumprindo o destino e o legado do seu pai biológico, um mítico cangaceiro.

Onde assistir: Prime Video 
Status: Nova Série
Número de temporadas: 1





For Life: Condenado por um crime que não cometeu, Aaron Wallace se torna advogado na cadeia, buscando justiça para os seus companheiros de prisão e pela sua própria liberdade. A série é inspirada na vida de Isaac Wright Jr e produzida pelo rapper 50 Cent.

Onde assistir: Globoplay
Status: Finalizada 
Número de temporadas: 2


2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Manhãs de Setembro é maravilhosa!!!!
    Bjs e fk c Deus
    Nana
    https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das produções mencionadas. Por mais representatividade assim.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino