Manual Para Damas em Busca de um Marido (Rico)


Quando Kitty Talbot é rejeitada pelo noivo três meses antes do casamento, o futuro se torna sombrio. Sem a fortuna dele para pagar as dívidas de jogo de seu falecido pai, a única coisa certa na vida dela e de suas quatro irmãs mais novas é a ruína. Mas a jovem nunca foi de dar as costas a um desafio, então sai de casa em direção ao campo de batalha mais perigoso da Inglaterra – a temporada social londrina. O objetivo é simples: encontrar um solteiro rico para salvar a família Talbot da miséria. Kitty não é perfeita nem muito gentil, mas é implacável, manipuladora e tem o espírito de apostas de seu pai.
Ela só não esperava conhecer lorde Radcliffe, o irmão mais velho do deliciosamente rico Archibald de Lacy. Ele é implacável como Kitty e, para azar dela, a vê como a mercenária caça-fortunas que ela é. Agora ele vai fazer de tudo para destruir seus planos enquanto ela, por sua vez, aos poucos se dá conta de que o amor verdadeiro pode estar prestes a bater em sua porta.

📖Skoob 👍Avaliação Final:  💳Onde Comprar: Amazon | Marcador de Página


"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de uma boa fortuna, deve estar precisando de uma esposa. " É com essa frase  que Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, uma das histórias de amor mais icônicas da literatura se inicia. E assim como várias outras obras utilizando desta citação em suas tramas, acredito que ela reflete perfeitamente a essência deste livro. 

Antes de qualquer coisa acho importante deixar claro que a minha experiência com livros de época não é muito grande, em compensação tenho alguns filmes e séries na bagagem o que me ajudam a saber mais ou menos o que esperar deste tipo de livro. Dito isso, já adianto Manual Para Damas em Busca de um Marido (Rico), é uma ótima leitura, porém, se você está procurando algo que fuja dos clichês sinto lhe informar, mas talvez esse não seja o livro ideal para você. 

Talvez seja isso que "ser bom" significa: tentar transmitir bondade, mesmo quando não  é conveniente
.


Órfã de pai e mãe, com quatro irmãs para "criar" e abandonado pelo noivo pouco meses antes do casamento, Kitty Talbot se encontra totalmente desesperada para encontrar um marido rico, mas não porque ela seja uma interesseira, quer dizer ela tem um certo interesse, mas por motivos nobres. Seu falecido pai como herança a deixa com várias dívidas, o que colocou em risco o modesto estilo de vida que leva, o lugar onde ela chama de lar, e é claro o futuro das irmãs. 

Sem muitas opções a senhorita Talbot decide pedir ajuda a uma tia até então desconhecida e com um passado um tanto nebuloso, para a guiar em direção a temporada social londrina. O objetivo é bem simples: encontrar um solteiro rico para salvar a família da miséria. Toda essa atmosfera de bailes e cortejos me lembrou muito a série de TV Os Bridgerton, ao mesmo tempo que toda a dinâmica entre as irmãs, o jeito fora dos padrões de Kitty me fizeram recordar de Orgulho e Preconceito e Mulherzinhas. 

Sua vida é ditada apenas por sua riqueza ou pela falta dela, não por seu mérito.

Como eu disse anteriormente não espere algo totalmente inovador, pois quanto mais referências você tiver mais previsível vai achar a história. Porém, isso não foi algo que me incomodou, inclusive foi um dos motivos que impulsionaram a leitura. Quando Kitty encontra o alvo perfeito, ela não espera que o irmão recluso do mesmo apareça para atrapalhar seus planos, e é exatamente com a chegada do lorde Radcliffe que as coisas  ficam interessantes. A dinâmica gato e rato dos dois nos deixa querendo saber  como a autora irá fazer para que a história chegue no final tão esperado, afinal temos aqui um enemies to lovers, então meio que a gente já tem uma ideia de como tudo vai terminar.

Não vou entrar em detalhes da trama, porque acredito que a sinopse já nos dê informações suficientes sobre o que esperar sem entregar demais. Porém, gostaria de comentar alguns assunto que o livro trás que fazem a leitura se destacar como por exemplo: o questionamento sobre o modelo patriarcal, em como a futuro das mulheres está atrelado a ter ou não um marido, a pressão para se atingir as expectativas alheias, privilegio de classe e como as escolhas do seu passado pode afetar não só você, mas todo o futuro da sua família.


Mas eu quero você tanto quanto preciso de dinheiro. Você me vê por inteiro... o pior e o melhor de mim...como ninguém jamais viu.

Kitty ao herdar as dívidas do pai, se vê sem opções a não ser arranjar um ótimo casamento, e quando digo ótimo não é um relacionamento baseado em amor, respeito e todos os itens que se procura em um relação saudável, mas sim alguém com dinheiro suficiente para quitar as dividas e ainda assim conseguir sustentar uma família e suas irmãs. A protagonista sabe que o amor é um luxo que ela não possuí, principalmente tendo como base a história dos pais que eram de mundo diferentes e mesmo assim decidirem pagar para ver (pena que quem ficou para pagar a conta foi ela, e não os pais), mas está disposta a se "sacrificar" para que suas irmãs tenham esse poder de escolha no futuro. 


Este é o primeiro livro de Sophie Irwin e acredito que ela causou uma ótima impressão, mostrado que é um nome que vale a pena ficar de olho e acompanhar o que ela trará em seus próximos trabalhos. 


E aí você é fã de romances de época? Se sim, qual seu favorito? 



Você também pode se interessar por: Victoria e o Patife | Nicola e o Visconde | O Guia do Cavalheiro Para O Vício e A Virtude | 

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Parece ser um verdadeiro clássico. Resenha bem completa, parabéns.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino