Filmes nacionais que valem a pena ver pelo menos uma vez na vida



Na próxima segunda, dia 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. O cinema nacional possui uma rica diversidade de produções que muitas vezes nos passam despercebidas. Nesta postagem, selecionamos alguns filmes nacionais que consideramos imperdíveis e que valem a pena ver e/ou rever. Desde dramas intensos até comédias leves, essas obras oferecem um olhar único sobre a cultura e a sociedade brasileira. Se você procura por entretenimento de qualidade e quer conhecer mais sobre o cinema nacional, confira nossa lista de indicações.




Central do Brasil: Lançado em 1998 o longa  conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que complementa a renda escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil – lugar que serviu de título e cenário para o filme. Uma de suas clientes acaba morrendo em um acidente de ônibus, deixando o filho  Josué (Vinícius de Oliveira), que ficou desabrigado e abandonado na estação. Dora reluta em ajudar, mas acaba se juntando ao menino em busca de seu pai em uma viagem pelo interior do nordeste. A partir daí, eles compartilham momentos inesquecíveis um com o outro. 

Curiosidade:  Por sua atuação no filme Fernanda Montenegro entrou para a história como a primeira latino-americana a chegar entre as finalistas do Oscar de Melhor Atriz.

Onde Assistir: Globoplay  | Telecine

Vale a pena assistir também: Que Horas Ela VoltaMeu Pé de Laranja Lima






O Auto da Compadecida: Inspirado na obra de Ariano Suassuna, o filme narra as 
aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).

Curiosidade: O  ator e diretor Selton Mello anunciou que em 2024 chega aos cinemas O Auto da Compadecida 2. 

Onde Assistir: Globoplay  | Telecine

Vale a pena assistir também: Lisbela e o Prisioneiro Bem-vinda a QuixeramobimCabras da Peste | Cine Holliúdy | Malasartes e o Duelo com a Morte






Minha Mãe é Uma Peça: Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.

Onde Assistir: Netflix






Turma da Mônica - Lições:  Mônica (Giulia Benitte) é transferida para outra escola, desencadeando a separação do grupo formado por ela, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). A decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em suas responsabilidades. A partir dessa ruptura, eles são forçados a encontrarem novos amigos e enfrentarem seus próprios medos e inseguranças, e decidem tomar uma medida drástica: fugir. A turma terá então que encarar as consequências de suas decisões, amadurecer e descobrir o real valor e sentido da palavra amizade. O longa é uma sequência do filme Laços.

Onde Assistir: Prime Video






Talvez Uma História de Amor: Quando chega em casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio (Mateus Solano) liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara (Thaila Ayala), comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara.  Perturbado devido ao seu jeito metódico e controlador, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento dos dois, perguntando como ele está se sentindo com o término. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa.


Onde Assistir: 
Prime Video | HBO Max





Ao escrever esta postagem  percebi quantos filmes incríveis temos aqui no Brasil divididos em vários gêneros e faixas etárias que eu já assisti e outros que ainda quero ver, que não caberiam em apenas um um post, e que super daria para virar outras postagens no futuro.  Então caso algum filme tenha ficado de fora, você já sabe o motivo. Inclusive deixe nos comentários quais filmes nacionais  todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida na sua opinião? 


 


6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Oie, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar no filme do Mateus Solano, mas fiquei super curiosa. A premissa me deixou instigada e eu já anotei a dica pra assistir assim que possível.
    O Auto da Compadecida é um clássico, muito bom! Central do Brasil eu ainda não assisti, mas tenho vontade.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Amei as indicações, assisti todos menos o último e já fiquei com vontade. O cinema nacional é rico demais, tem muita obra boa e que não é valorizada.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    desses ai o único que não assisti foi Talvez Uma História de Amor, eu adoro O Auto da Compadecida.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lista incrível. O Brasil possui bons filmes, sim.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Quantas obras maravilhosas! Já assisti a maioria mas fiquei com vontade de ver novamente Central do Brasil. Ótimo post!

    Abraços!
    https://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  6. Acredita que nunca assisti Central do Brasil?
    Mas amo o Auto da Compadecida, acho maravilhoso. E também sempre me divirto muito vendo Minha Mãe é uma Peça, mesmo já tendo assistido várias vezes!
    Um filme nacional que eu gostava muito era Lisbela e o Prisioneiro, mas tem tempoooo que não vejo!
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino