Arte Importa

Uma emocionante ode de Neil Gaiman à criatividade, à imaginação e ao poder transformador da arte. “O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo.

Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler — sobretudo por prazer — gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são. Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte.

Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”

📖Skoob 👍Avaliação Final:  ⭐⭐⭐✩  💳Onde Comprar: Amazon


Como os avanços das redes sociais ser criativo se tornou uma habilidade cada vez mais desejada no mercado de trabalho mesmo que você não tenha uma carreia "criativa".  Em seu livro Arte Importa, Neil Gaiman compartilha conosco sábios conselhos, como um bom amigo que guia o outro pelo caminho das pedras. 

 

O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes.


Ao longo das112 páginas divididas em quatro partes com ilustrações de Chris Riddell, o autor nos oferecem vários insights que nos fazem refletir sobre como a nossa imaginação pode transformar o mundo,  a importância de ser fazer arte e de se reconhecer como artista, da liberdade de expressão e de manter nossa criatividade em movimento.


No primeiro texto Crença, o autor fala sobre como as ideias surgem e como se propagam, do direto que temos de exprimi-las. Em resumo seria um breve manifesto da importância da liberdade de expressão. 

  • Curiosidade: o texto foi escrito após o ataque terrorista à sede do escritório do jornal satírico "Charlie Hebdo", em 7 de janeiro de 2015, em Paris. 


Em Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios, Gaiman nos lembra da importância dos bibliotecários, das bibliotecas e da leitura para a nossa formação como criativos.  


Já no terceiro texto Fazendo uma cadeira, Neil cria uma nos apresenta uma analogia entre fazer um livro e fazer uma cadeira. 


Cometa interessantes, impressionantes, gloriosos, fantásticos erros. Quebre regras. Deixe o mundo mais interessante por estar nele. Faça boa arte.


E por fim em Faça boa arte, temos um pequena guia que nos ajuda a trilhar o caminho da criatividade. Se você busca fórmulas prontas e receitas mágicas, sinto se informar que não encontrará aqui, mas se estiver disposto a se aventurar sem medo de errar ou fracassar poderá colher bons frutos durante a leitura. 


Arte importa é uma leitura rápida, mas que sem dúvidas vai de fazer pensar nela por um bom tempo mesmo depois de ter virando a última página.  E aí você já leu alguns dos livros do autor? 

Confira também: Despertar Criativo 

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Parece ser uma leitura fabulosa e incrível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino