6 Séries com representatividade trans para maratonar em 2024



Neste dia 29 de janeiro de 2024  será comemorado pela vigésima vez, o Dia Nacional da Visibilidade Trans. São vinte anos de um marco na história do movimento contra a transfobia, pelos direitos humanos, por visibilidade e respeito à população trans no Brasil. Pensando nisso, e aproveitando que a data esta se aproximando, criamos uma lista com indicações séries que  trazem de alguma forma representatividade trans, seja ela através do protagonismo, por ser escrita, dirigida e/ou interpretada por pessoas trans, garantindo uma representatividade mais autêntica.


Um olhar para a história:

No dia 29 de janeiro de 2004, o Ministério da Saúde em parceria com ativistas travestis, transexuais e transgêneros organizou, em Brasília (DF), um ato nacional para lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. Tendo em vista a trajetória dessa população, que foi e continua sendo uma das mais vulnerabilizadas, sofrendo todo tipo de estigma e discriminação, e como este  cenário impacta diretamente no acesso aos bens e serviços de saúde. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a data, vamos as  nossas indicações de séries!


Heartstopper: Baseada nos quadrinhos de Alice Oseman, Heartstopper nos apresenta o romance vivido pelos jovens Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie (Joe Locke) é um aluno muito dedicado, mas que tem sofrido bullying na escola de forma constante desde que se assumiu gay, o que resultou em uma personalidade bastante acanhada e insegura nos últimos tempos. Já Nick (Kit Connor), é super popular e querido jogador de rugby. Quando os dois começam a sentar próximos todas as manhãs, eles desenvolvem uma amizade intensa e imprevisível, se aproximando mais a cada dia. Charlie logo percebe o que está sentindo por Nick, apesar de entender que se apaixonar por um amigo, ainda mais hétero, pode acabar sendo uma grande furada. No entanto, Nick também está em dúvida sobre como se sente a respeito de Charlie. Quem sabe talvez os dois garotos estejam prestes a descobrir que o amor pode funcionar de maneiras incríveis e surpreendentes.



Apesar de Heartstopper ser uma série repleta de representatividade queer, nosso destaque hoje fica na personagem  Elle Argent, interpretada pela atriz Yasmin Finney.  Elle, é uma garota trans que já estudou no colégio Truham Grammar ao lado de seus amigos Charlie, Tao e Isaac. Na trama vamos acompanhar toda a sua adaptação na nova escola, assim como todas as mudanças que a adolescência traz. 

Curiosidades: Yasmin Finney assim como sua personagem também é uma mulher trans, e está escalada para interpretar a personagem Rose em Doctor Who. 

Onde assistir: Netflix
Status: Renovada 
Número de temporadas: 2


De volta aos 15: Aos 30 anos de idade, Anita (Camila  Queiroz ) está extremamente infeliz com o caminho que sua vida tomou. Cansada, ela encontra o primeiro blog que criou, aos 15 anos de idade. Desejando voltar para uma época em que tudo era mais fácil, a jovem adulta fecha os olhos e, ao abri-los, tem seu desejo realizado, voltando no tempo para o período que tanto queria, porém, com sua mentalidade atual. De volta ao passado, Anita (Maisa) e tenta consertar a vida das pessoas que ama, mas cada pequena mudança que faz, altera completamente o futuro e nem sempre de forma positiva. Entre essas pessoas estão Carol (Klara Castanho), sua prima que está envolvida com em um péssimo relacionamento; sua irmã Luiza (Amanda Azevedo), que vive uma fachada para toda a cidade; e seus amigos César (Pedro Vinícius) e Henrique (Caio Cabral), que precisam de coragem para tomarem controle de suas vidas.


Na trama, César  interpretado por Pedro Vinicius, é um jovem cisgênero que é apaixonado pelo melhor amigo, e que sente que de alguma forma ele não se encaixa. Já na vida adulta, César identifica-se como Camila, uma mulher trans, interpretada por Alice Marcone.

Curiosidades: Pedro Vinicius é  uma pessoa trans não-binária, que atualmente atende pelo nome Nila, e assim como seu personagem na série também passou por uma transição. Já Alice Marcone é atriz, roteirista e cantora, e assim  como sua personagem na série também é uma mulher trans. Além de atuar em De volta aos quinze, ela também é roterista no seriado. Assim como co-escreveu o roteiro da aclamada série Manhãs de Setembro do Prime Video, foi consultora de roteiro na série Todxs Nós da HBO. É a primeira mulher trans a cantar sertanejo no Brasil.

Onde assistir: Netflix
Status: Renovada 
Número de temporadas: 2





With Love: Da mesma criadora de One Day At a Time, Gloria Calderón Kellett, With Love conta a história dos irmãos Lily (Emeraude Toubia) e Jorge Diaz (Mark Indelicato). Lily é uma jovem inteligente, mas insegura que terminou um relacionamento há pouco tempo e ainda está se acostumando com a vida de solteira. Durante uma festa, ela conhece Santiago (Rome Flynn), um rapaz na mesma situação, e os dois acabam tendo um improvável envolvimento romântico. Já Jorge é um jovem gay feliz em seu relacionamento com Henry (Vincent Rodriguez III), mas sente que a sua família ainda não aceita completamente sua relação com outro homem.



Sol Delgado (Isis King)  é uma jovem médica trans que tem um relacionamento amoroso com Dr. Miles Murphy (Todd Grinnell), um homem cis. 

Curiosidades: Isis King  se tornou a primeira mulher trans a competir no America's Next Top Model. 

Onde assistir: Prime Video 
Status: Finalizada 
Número de temporadas: 2



Pose: A série é ambientada em 1987, acompanhamos Blanca (MJ Rodriguez), uma participante de bailes LGBTQ que acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade, como o talentoso dançarino sem-teto Damon (Ryan Jamaal Swain) e a profissional do sexo Angel (Indya Moore), que se apaixonou por um cliente. Centrada na vida de Blanca, esta é uma história da cultura de bailes, da comunidade gay e trans, da crise violenta da AIDS e do declínio do capitalismo. Blanca se esforça para realizar seu sonho de abrir um salão de beleza bem-sucedido e poder ganhar seu próprio dinheiro sem depender de ninguém. Ela é incentivada pelo seu melhor amigo, Pray Tell, um homem gay que trabalha como MC dos bailes e é obrigado a lidar com o HIV. A trama explora com sensibilidade as experiências de pessoas LGBTQ, especialmente as trans, entregando ao público um enredo emocionante e pouco visto.



Curiosidades: O elenco de Pose fez história na televisão, pois quase todos os personagens principais são trans e interpretados por pessoas trans, quebrando assim o recorde de maior número de atrizes trans em papéis regulares da série. Mj Rodriguez foi a primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro, levando a estatueta na categoria de melhor atriz em série de drama. Também foi a primeira mulher trans a ser indicada ao Emmy na categoria de melhor atriz em série de drama.   Angelica Ross é uma pioneira nas indústrias de tecnologia e entretenimento. Ela é atriz, produtora e ativista que defende os direitos e a inclusão dos transgêneros. Indya Moore foi a primeira modelo trans a estrelar capa da Elle USA. 

Onde assistir: Star+
Status: Finalizada
Número de temporadas: 3




Good Girls: Beth Boland (Christina Hendricks), Annie Marks (Mae Whitman) e Ruby Hill (Retta) são três mães de família tentando lidar com problemas financeiros e maternais. Cansadas de estarem sempre perdendo, elas decidem planejar um assalto a um supermercado, mas o sucesso do plano faz com que fiquem no meio de uma operação ainda maior e mais perigosa.  Confira a nossa resenha da série aqui




Sadie Marks ( Isaiah Stannard) é filha de Annie, e constante é vítima de bullying na escola. Ao longo da série vamos acompanhando  sua transição como um homem transgênero. Ainda que não seja o foco da série é interessante ver não só o processo de transição para Ben, mas como é adaptação da família a nova realidade já que ele não se reconhece com Sadie. 

Curiosidades:  Isaiah Stannard assim como seu personagem na série também passou pela transição de gênero.  Para saber mais sobre o assunto leia a entrevista dele para a People aqui

Onde assistir: Netflix 
Status: Finalizada
Número de temporadas: 4



The Umbrella Academy: Na série The Umbrella Academy, apesar de não aparentarem estarem grávidas, 43 mulheres dão à luz ao mesmo tempo ao redor do mundo em outubro de 1989. Então, o milionário Sir Reginald Hargreeves resolve adotar sete dessas crianças a fim de treiná-las para combater o mal. Os sete formam a Umbrella Academy, um grupo que Hargreeves fundou com o objetivo de usar as crianças e suas habilidades especiais para um bem maior. No lugar de nomes, Hargreeves atribuiu números para cada um dos filhos, até que a mãe-robô Grace decide nomeá-los: Luther, Diego, Allison, Klaus, Ben e Viktor. Cada um dos irmãos cresce com um trauma diferente por causa do pai e, com o passar dos anos, a família acaba se distanciando. No entanto, depois que Reginald morre misteriosamente, eles precisam se reencontrar para o funeral do pai. Enquanto lidam com suas diferenças, o irmão desaparecido Cinco retorna do futuro para avisá-los que o mundo enfrenta um apocalipse iminente. Além disso, Cinco está sendo perseguido por um grupo de viajantes no tempo e, junto dos irmãos, a família terá que descobrir quais segredos o pai guardava.



A personagem Vanya ao longo do seu desenvolvimento na série irá se reconhecer um homem transexual, passando a se chamar Viktor.

Curiosidade: O personagem é interpretado por Elliot Page, que anunciou em 2020 ser um homem trans, e após o anuncio ele conversou com Steve Blackman, showrunner da série sobre a possibilidade de trazer isso também para a realidade de seu personagem. Ele por sua, baseou todo o desenvolvimento do  enredo de Viktor na história real de Page.  

Onde assistir: Netflix 
Status: Renovada
Número de temporadas: 3


Vale a pena assistir também: Euphoria (Hunter Schafer) | Generation (Nava Mau) | Manhãs de Setembro (Liniker)Sense8 (Jamie Clayton)  | Orange is the New Black (Laverne Cox) | Control Z (Zion Moreno) | Segunda Chamada (Linn da Quebrada). 

A representatividade importa, e a sua opinião também! Deixe seu comentário e conte para a gente qual série você mais curtiu e/ou  compartilhe qual série merecia fazer parte desta lista também.

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. É muito bom ver como a arte está cada vez mais preocupada em incluir pessoas e dar às minorias a representatividade de forma honesta e carinhosa (não do jeito caricato, como eventualmente acontecia antes). Que a gente tenha mais e mais livros, filmes e séries com personagens LGBTQIAP+ :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do De volta aos 15 e a abordagem feita. Não gosto muito de séries tipo lacração daquelas que só querem views.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino