Este inverno: Uma novela de Heartstopper

Nesta novela da série best-seller Hearstopper, os irmãos Spring vão ter, cada um à sua maneira, que enfrentar um dia particularmente difícil.  Tori, Charlie e Oliver Spring sabem que o Natal deste ano vai ser diferente. Depois de passar um período internado para tratar seu transtorno alimentar, tudo o que Charlie quer é não ser o centro das atenções ― o que parece impossível.  Quando as coisas saem do controle, cada um dos irmãos vai ter que encontrar um jeito de lidar com este inverno difícil ― e buscar conforto um no outro.

📖Skoob 👍Avaliação Final:  ⭐⭐⭐⭐  💳Onde Comprar: Amazon


Antes que começarmos a falar sobre Este Inverno, é importante que você saiba onde ele se encaixa na  linha de tempo de Heartstopper. Como podemos ver na imagem abaixo a história acontece em meio a história do livro 4, então caso você não tenha lido os livros anteriores as chances de pegar spoilers é altíssima




Tudo fica melhor quando nós três estamos juntos. 

O livro se divide em três partes. A primeira é narrada do ponto de vista de Victoria Spring (16 anos), a segunda por Charlie Spring (15 anos) e a terceira por Oliver Spring (7anos).  Cada um dos irmãos traz seu ponto de vista de como está sendo lidar com o primeiro Natal, após  Charlie ter passando um período internando em uma clinica especializada para tratar seu transtorno alimentar. Quem não leu os livros, mas assistiu a série de TV pode notar na segunda temporada os primeiros sinais que as coisas não estão bem para Charlie quando se trata da sua saúde mental. 

Metade do tempo você se recusa a admitir que tenho a porra de uma doença mental  e, na outra metade, se esforça ao máximo para me fazer sentir como se eu fosse a última pessoa que queria como filho!

Falar sobre saúde mental nem sempre é fácil, mas é um tema que se faz cada vez mais necessário e Alice Oseman faz isso de uma forma que ao mesmo tempo que nos traz para um lugar de desconforto, também nos dá as ferramentas para que nos sintamos acolhidos. Apesar das poucas páginas e de toda a atmosfera natalina, esta não é uma história "leve", ainda que tenha momentos que deixam nosso coração quentinho.

Acho que, às vezes — diz Nick — , você tem tanto medo de ser um fardo que isso te deixa apavorado com a ideia de pedir ajuda. Mas você tem muita gente ao seu redor para te escutar, se você se abrir sobre o tipo de ajuda que precisa.


Nesta novela fica claro como o transtorno alimentar de Charlie e a relação conturbada dele com a mãe afeta toda a família. Ao mostrar essa dinâmica familiar um tanto caótica a autora nos convida a refletir sobre o nosso papel quando nos deparamos com situações parecidas e a importância de ser ter uma rede de apoio para lidar com situações que parecem maiores do que nós mesmos. 

Quando as pessoas sabem que você tem um transtorno mental, a maioria ou quer ignorar completamente, ou te trata como se você fosse estranho, assustador ou fascinante. Pouquíssimas pessoas são boas em encontrar o meio-termo. O meio-termo não é difícil. É só estar lá. Ajudar, se for necessário. Ser compreensivo, mesmo se não compreender tudo.

Se você é fã de Heartstopper (se não for tá esperando o que para conhecer esta história?), ou gosta de histórias que se passam no final do ano que fogem do clichê e não se importa com spoilers vale a pena dar uma chance para Este inverno. 

Informações sobre saúde mental

  • Pode Falar: o Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos que funciona de todos os dias, exceto domingos e feriados, das 08h às 22h, horário de Brasília. Caso precise falar com alguém fora deste horário, procure o CVV!
  • Genta: Somos um grupo de nutricionistas e uma educadora física com a missão de estudar, pesquisar, e discutir formas de tratar e prevenir os transtornos alimentares e a obesidade.
  •  GatdaGrupo de Apoio dos Distúrbios Alimentares foi originalmente criado em 1998 com a finalidade de ser um grupo de referência tanto no tratamento clínico quanto na prevenção dos transtornos alimentares. Iniciamos com o direcionamento voltado para o atendimento destes transtornos e de obesidade.
  • Astral: A ASTRAL visa informar, orientar e divulgar referências e conhecimentos acerca do assunto dos Transtornos Alimentares tanto para familiares quanto para as pessoas que sofrem com esse distúrbio, bem como, distintos meios sociais. Também visamos inteirar, integrar e unir profissionais das mais diversas áreas do saber como saúde, educação, serviço social, dentre outras. Ressaltamos o propósito de disseminar possibilidades de novos trabalhos, de modalidades de prevenção e de comunicação de rede de saúde especializada e referenciada nos Transtornos Alimentares.

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino