10 Livros com avós que são uns queridos!



Hoje dia 26 de julho se comemora o Dia dos Avós. Como uma forma de celebrar a data separamos alguns livros onde esses personagens ainda que não sejam os principais acabam roubando a cena e nossos corações. 


Dez dates surpresa, de  Ashley Elston

Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado - ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós...

O livro vai virar filme pela mesma equipe de Para todos os garotos que já amei.


Sal e Açúcar, de Rebecca Carvalho

Inimigos há gerações, os netos dos donos de duas padarias concorrentes se apaixonam em Sal e Açúcar, um romance digno de Romeu e Julieta ambientado nas ladeiras de Olinda.

Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina. Para Lari Ramires isso sempre foi um lema. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a padaria dos Molina, Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado. Mas quando a avó de Lari morre, a vida e o sustento da família ficam seriamente ameaçados. E para piorar a situação, uma grande rede de supermercados chegou à cidade, forçando muitos comerciantes locais a fecharem as portas.

Inexperiente na cozinha, Lari está disposta a fazer o que for preciso para salvar o seu legado, até mesmo o inimaginável: se unir a Pedro Molina. O rapaz é arrogante, convencido e... presidente de um projeto de caridade que cozinha para crianças? Ela percebe que pode não conhecê-lo tão bem quanto imaginava, e que saber mais sobre o rapaz da família rival pode não ser tão apocalíptico assim. Mas a grande questão é: uma Ramires e um Molina podem realmente confiar um no outro?


Arlindo, de Ilustralu

Arlindo é um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender.

Por mais que ele se esforce e dê o seu melhor, muita gente na cidade não aceita Arlindo ― o que traz uma série de problemas na escola e até mesmo dentro de casa. Aos poucos, porém, ele vai perceber que vale a pena lutar para ser quem ele é, ainda mais quando tem tanta gente com quem contar.

Com um traço divertido, cores vibrantes e um monte de referências aos anos 2000, esta história em quadrinhos que já conquistou milhares de fãs na internet fala sobre encontrar forças nas pessoas que a gente ama e dentro de nós mesmos.

Meu corpo te ofende?, de Mayra Cuevas e Marie Marquardt

 Uma história divertida e inspiradora sobre duas adolescentes que descobrem o poder da amizade, do feminismo e de defender aquilo em que se acredita.

Malena Rosario está em uma fase pra lá de difícil. Tudo começou com o furacão que destruiu sua casa em Porto Rico, fazendo com que ela e sua mãe ficassem presas na Flórida. Agora, sem perspectivas de quando poderá voltar para a ilha, Malena tem que se acostumar a uma nova escola. Mas a garota jamais imaginaria que em meio a tudo isso ainda seria humilhada ― e punida! ― pela coordenação escolar depois de precisar ir sem sutiã para a aula por causa de uma grave queimadura de sol.

Ruby McAllister presencia a injustiça sofrida por Malena e não consegue ficar indiferente. Afinal, ela é conhecida na escola por ser a feminista rebelde que não tem medo de dizer o que pensa e sabe que precisa ajudar a garota nova. Até porque Ruby quer provar para si mesma que consegue enfrentar um desafio sem a ajuda da irmã mais velha…

De líderes de uma rebelião contra o código de vestimenta da escola a amigas improváveis, Malena e Ruby vão ter que encarar juntas suas próprias inseguranças, preconceitos e privilégios se quiserem garantir que seus ideais ― e sua amizade ― resistam a qualquer custo.

Leia a resenha completa aqui

Minha avó pede desculpas,  Fredrik Backman 

Elsa tem sete anos e é diferente. Sua avó tem setenta e sete e é maluca – maluca do tipo ficar-na-varanda-atirando-com-uma-arma-de-paint-ball-em-homens-que-querem-falar-sobre-Jesus. Ela também é a melhor e única amiga de Elsa. Todas as noites, a menina se refugia nas histórias da vovó, na Terra-dos-Quase-Despertos e no reino de Miamas, onde todo mundo é diferente e ninguém precisa ser normal. Quando a vovó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa. As cartas da vovó a conduzem por um prédio repleto de bêbados, monstros e cães bravos, mas também a levam a descobrir a verdade sobre contos de fadas, reinos e a melhor avó que já existiu. Minha avó pede desculpas é contado com a mesma precisão cômica e emoção características do autor best-seller de Um homem chamado Ove. É uma história sobre vida e morte, família e amizade, realidade e fantasia, e sobre um dos direitos humanos mais importantes: o de ser diferente.

Cinco Dias Para o Fim do Mundo, de Lucas Rocha

A avó de Camila nunca errou uma previsão, por isso ninguém ri quando ela diz que o mundo irá acabar dentro de cinco dias. Muito menos Camila. Com a notícia, a garota decide não ficar chorando pelos cantos, mas, sim, tentar aproveitar ao máximo seus últimos dias de vida com suas melhores amigas. Ao lado de Gabi, Teresa e Rafaela — que talvez seja mais do que uma amiga, se Camila tiver coragem de se declarar —, ela embarca dentro de um carro rosa para uma viagem pelo litoral de São Paulo, descobrindo que a mala do carro guarda surpresas, luaus podem ser perigosos, temporais são reveladores, freiras podem falar por Deus e alguns quartos de hotel só têm uma cama. O fim do mundo está próximo e é preciso correr contra o relógio!

Leia a resenha completa aqui

Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado

Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.

Leia a resenha completa aqui

Extraordinário, de  R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Leia a resenha completa aqui


Irmão do Jorel: Livro fenomenal, Irmão do Jorel 

Para começar o ano letivo com o pé e a galocha direita, tudo o que o Irmão do Jorel queria era o caderno brutal, que tem o Steve Magal surfando num míssil na capa, adesivos brilhosos e um kit de camuflagem pra matar aula. Todas as crianças de sua sala ganharam um, mas ele não. Ele ganhou este antigo caderno do Jorel, com todas as páginas devidamente apagadas com borracha por seu pai, que o chama de “caderno fenomenal”. “Fenomenal”... O que tem de fenomenal num caderno velho e encardido? A princípio, não muita coisa. Mas quem conhece o irmão do Jorel sabe que, com ele, as situações mais cotidianas transformam-se nas aventuras mais alucinantes. E um caderno reaproveitado transforma-se no hilário Livro Fenomenal do Irmão do Jorel. São quase 200 páginas de histórias épicas e exclusivas, escritas e ilustradas pelo próprio Irmão do Jorel!

Cartas para a minha avó, Djamila Ribeiro

Um relato memorialístico pungente e sensível sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos. No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada. A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante. 


Ainda ficaram vários livros com avós fora dessa lista, afinal esse post seria gigantesco. Porém queremos convidar você a compartilharem a suas indicações conosco nos comentário! E aí quais livros possuem avós que roubam a cena? 

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa, ótimas dicas as que separou, adorei, =) Deles, eu li apenas Sal e Açúcar e concordo. Já 10 Dates Surpresa eu quero ler ainda.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Leituras bem gostosas. Devem ser avós bem queridas mesmo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino