7 Livros que transformam e encantam qualquer idade



O Dia das Crianças está chegando e, ao refletir sobre essa data, me peguei pensando em livros que li na infância e como eles se resignificaram ao longo dos anos. Aqueles livros que, quando lidos na fase infantojuvenil, pareciam apenas aventuras e lições simples, mas que, ao serem relidos em diferentes momentos da vida, ganham novas camadas de significado. Alguns livros, mesmo sendo direcionados ao público mais jovem, possuem uma profundidade que muitas vezes escapa aos olhos das crianças, mas que se revela de forma surpreendente à medida que amadurecemos.

Existem obras que têm o poder de encantar tanto os mais jovens quanto os adultos, oferecendo não apenas diversão e aventuras inesquecíveis, mas também lições profundas e um toque de nostalgia. Para celebrar o Dia das Crianças, selecionei livros que transcendem idades, mostrando que a literatura é uma janela que podemos abrir em qualquer momento da vida. Prepare-se para redescobrir histórias que, com seus personagens cativantes e tramas envolventes, continuam a nos ensinar, seja você criança ou adulto!



Entregas expressas da Kiki |  Eiko Kadono

Sinopse:  A história acompanha Kiki, uma bruxinha adolescente que nunca foge de um desafio. Quando seu aniversário de treze anos chega, ela está ansiosa para seguir a tradição de uma bruxa: escolher uma nova cidade para chamar de lar por um ano. Cheia de confiança, Kiki voa para a vila costeira de Koriko e espera que seus poderes tragam facilmente alegria para os habitantes da cidade. Mas ganhar a confiança dos locais é mais complicado do que ela esperava. Tendo a seu lado Jiji, seu fiel e perspicaz gato preto, Kiki cria novas amizades e constrói sua força interior, finalmente percebendo que a magia pode ser encontrada até mesmo nos lugares mais comuns. Combinando fantasia com o charme da vida cotidiana, Entregas expressas da Kiki, de Eiko Kadono lida de uma forma leve e descontraída com temas como a passagem da infância para a idade adulta, a busca juvenil pela independência, com o desapego do “ninho” familiar, e as questões de aceitação e de adaptação em grupo vivenciadas pelos adolescentes. 

Publicado originalmente no Japão em 1985, este livro inspirou uma das minhas animações favoritas do Studio Ghibli: O Serviço de Entregas da Kiki, dirigido por Hayao Miyazaki. A obra literária traz diversos detalhes que não aparecem no filme, mas que aprofundam ainda mais a bela jornada de transição da infância para a vida adulta.

Compre o livro: Amazon
Assista ao filme: Netflix




Matilda | Roald Dahl

Sinopse: Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão. Eles acham estranho demais uma criança gostar tanto de ler, e, por isso, Matilda sonha que na escola as coisas sejam diferentes, mas o que encontra é ainda mais problemas e uma diretora que odeia crianças. Até que descobre um novo superpoder ― além da leitura.

Publicado pela primeira vez em 1988, o livro de Roald Dahl ganhou uma adaptação homônima para o cinema que até hoje é considerada um clássico. Matilda é aquele filme aconchegante que transmite, de forma encantadora, o poder transformador dos livros. A obra original compartilha da mesma magia, mas oferece ainda mais profundidade à história, revelando nuances que o filme apenas sugere.

Compre o livro:Amazon
Assista ao filme: HBO Max



O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo | Charlie Mackesy

Sinopse: Seguindo a história de um menino curioso, uma toupeira gananciosa, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio que se encontram em situações às vezes difíceis, compartilhando seus medos e suas descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor.

Este livro é repleto de uma beleza ímpar, das ilustrações delicadas aos diálogos simples, mas carregados de significado. Assim como as indicações anteriores, ele também ganhou uma adaptação cinematográfica. O filme e o livro compartilham a mesma essência, tanto nas palavras quanto nas imagens, tocando o coração de forma sensível e profunda.

Compre o livro: Amazon
Assista ao filme: Apple TV+




Lilo & Stitch – ‘Ohana quer dizer família: Reflexões sobre o dia a dia | Denise Shimabukuro

Sinopse: Encontre esperança, calma e conforto nesta linda edição colorida, com belas ilustrações de Lilo, Stitch, Nani e sua única e especial ‘ohana! Lilo, Stitch e os demais personagens da encantadora história da Disney nos guiam em uma jornada para redescobrir as pequenas coisas da vida, a verdadeira importância dos relacionamentos e o cuidado com os outros, tocando nossos corações com a mais pura das verdades: que as coisas simples e que realmente importam sejam o laço que nos une.

Se você já assistiu Lilo & Stitch, seja a animação ou o live-action , sabe o quanto essa história é cheia de camadas e como valoriza a importância da família. Neste livro, não é diferente. A autora nos convida a olhar para as pequenas coisas do nosso cotidiano, aquelas que muitas vezes passam despercebidas, sob uma nova perspectiva, mais sensível e atenta.

Compre o livro: Amazon



Frizzy |  Claribel Ortega

Sinopse: Marlene ama três coisas: arte, sua tia maneira Ruby e se divertir com a melhor amiga, Camilla. Mas para sua mãe, Paola, as únicas coisas que ela precisa ter em mente são crescer e estudar. O que significa alisar o cabelo todo fim de semana para que ele fique mais “apresentável” e “bom” sem ter que se preocupar com os fios “rebeldes”. Mas Marlene odeia ir ao salão e não entende por que seus cachos não são considerados bonitos pelos outros. Além do mais, não pode nem brincar pra não desarrumar o cabelo! Com um pouco de chororô, uma pitada de vexame e a ajuda tão necessária de Camilla e da tia Ruby, ela dá início a uma jornada em que aprenderá a valorizar e ter orgulho do próprio cabelo.

Frizzy é um convite à reflexão. Quantas vezes somos colocadas em situações desconfortáveis apenas para sermos aceitas? Quantas vezes tentamos nos encaixar em padrões que nunca foram nossos? Através da história de Marlene, percebemos que não se trata apenas de cabelo, trata-se de todas as privações que enfrentamos para caber em expectativas que não escolhemos.

Compre o livro: Amazon



O diário de uma princesa desastrada | Maidy Lacerda

Sinopse: PRINCESAS SÃO SEMPRE GRACIOSAS, NÉ? Mas a princesa Amora Maria Florentina de Florentia não. Na verdade, ninguém pode saber que ela é uma princesa e tem que fingir que é apenas a Florentina: a menina desastrada da escola que ninguém gosta! E, para piorar, ela é um poço de derrotas. Basta sair da cama que os desastres começam a acontecer.

Filha da fada mais poderosa, mas sem poderes, tem uma irmã nada boazinha e um arqui-inimigo supermalvado... As coisas não são nadinha fáceis. Este diário estar em suas mãos é mais uma coisa para a longa lista de derrotas da Amora e não a deixaria nada feliz. Mas já que ele está com você agora se prepare para conhecer o reino de Florentia, a vida desastrada de Amora e se apaixonar por tudo que ela ama. Uma certeza que você pode ter é: nada vai acabar bem!

O universo criado por Maidy Lacerda traz um frescor encantador às histórias de contos de fadas, especialmente para quem cresceu com as princesas da Disney. Este livro nos convida a relembrar como é ser criança e enfrentar inseguranças, descobrir as primeiras amizades, lidar com perdas e outras experiências marcantes, tudo isso de forma leve, divertida e acolhedora. Além disso, a narrativa instiga a curiosidade com mistérios envolventes que se desenrolam ao longo da leitura.

Compre o livro: Amazon



O que salvar? | Linda Sue Park 

Sinopse: O exercício é simples: escolher um único objeto para salvar em um incêndio. A partir de uma questão provocadora sobre a importância de cada coisa, Linda Sue Park capta as múltiplas vozes de uma sala de aula e as reproduz em versos inspirados no sijo, uma forma de poesia coreana.

Este livro me lembra, de certa forma, A Parte que Falta, de Shel Silverstein, que fez muito sucesso nas redes sociais há algum tempo. Com uma proposta simples, mas profundamente tocante, O Que Salvar convida o leitor a refletir: o que você salvaria em um incêndio? A partir das respostas sinceras de um grupo de crianças, percebemos que a pergunta, à primeira vista simples, na verdade nos leva a pensar sobre o que realmente importa,  algo muito mais complexo e íntimo do que parece.

Compre o livro: Amazon


A beleza dos livros que marcaram nossa infância está justamente na sua capacidade de se transformar conosco. Cada nova leitura revela algo diferente, como se a história estivesse esperando pacientemente que estivéssemos prontos para enxergá-la com outros olhos. 

Neste Dia das Crianças, que tal revisitar leituras que marcaram sua infância e permitir que elas falem novamente com você, agora de um lugar mais maduro, mais vivido? Pode ser surpreendente o quanto ainda temos a aprender com as histórias que um dia apenas nos divertiram. A literatura tem esse poder: de crescer conosco, de nos acolher em qualquer fase da vida. Ou, quem sabe, aproveitar para ler com  ou para  uma criança e descobrir quais reflexões novas histórias podem despertar em você.




* Ao clicar em qualquer link deste post e realizar uma compra, você nos ajuda a manter o blog. É importante saber que todos os links da Amazon deste post são links de afiliados. Isso significa que podemos receber uma pequena comissão sobre cada venda realizada através deles. Mas fique tranquilo, você não paga nada a mais por isso! Agradecemos o seu apoio! Continue aproveitando o blog e compartilhando com seus amigos!

0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino