O que podemos aprender sobre estilo com "Por trás de seus olhos"?



Eu não sei vocês, mas eu amo uma série maluca e "Por trás de Seus Olhos" (Behind her eyes) entrega muito nesse quesito.

Assisti por indicação, para analisar as cores da fotografia e fiquei chocada com a história e como tudo que vou falar aqui faz sentido quando você sabe o final.

Ela está disponível na Netflix, é só uma temporada de 6 episódios com uma média de duração de 55min cada.

"Baseada no romance homônimo de Sarah Pinborough, Por Trás de Seus Olhos acompanha Louise (Simona Brown), uma mãe solteira que se esforça para criar o filho e que sente falta de mais aventuras em sua rotina. Certa noite, ela decide ir a um pub e acaba conhecendo David (Tom Bateman), um homem misterioso que pode lhe dar exatamente o que busca. Mas, pouco depois, Louise descobre que ele não só é casado, como também é seu novo chefe no consultório de psiquiatria onde trabalha. Antes inofensivo, o flerte se transforma em um relacionamento perigoso. A situação se complica ainda mais quando Louise fica cara a cara com Adele (Eve Hewson), a esposa de David. Uma amizade inesperada surge entre as duas mulheres, e Louise se vê mergulhada em uma teia de mentiras, traição e paixão. Quanto mais ela se envolve com o casal, mais ela se questiona sobre os terríveis segredos que David e Adele escondem por trás da aparência de um casamento feliz e bem-sucedido." Adoro Cinema. 

Essa é aquela série que você precisa assistir duas vezes, não para entender a história, mas para reparar em como a personagem principal se manifesta através das suas roupas e cores depois que você sabe o final.

Por trabalhar com coloração pessoal, naturalmente tento avaliar a pele de todo mundo e achei fantástico que todas as personagens principais usam as cores das suas belezas, tanto nas roupas quanto na decoração. Adele deve ser um inverno brilhante, e suas cores são frias e intensas, o David um verão suave e suas cores são frias e acinzentadas e a Louise um outono porfundo, e todo seu figurino e casa são em cores quente e terrosas, é lindo de ver como isso funciona muito bem em tela.


Adele, David e Louise em suas cores. Imagem de reprodução, retirada da internet.


Além das cores serem essa extensão da beleza dos atores, combina muito com a personalidade e papel de cada personagem na história. Adele aparenta ser uma mulher divertida, intensa, misteriosa e psicológicamente afetada, e as cores frias e intensas transitam muito bem nesse universo, e quanto mais ela "enlouquece", mais intensa ficam suas cores e ela abusa muito do branco, uniforme da instituição mental que ficou internada durante um tempo.

David está preso no relacionamento, não se sente confortável com sua esposa e muitas vezes nem com ele mesmo, mantem um ar de mistério, de um segredo e perigo, uma alegria que foi apagada. As cores aguadas do verão, usadas como ele usa, trazem essa sensação para o telespectador, de um potência adormecido.


David e Adele, com as cores mostrando como um se sente em relação ao outro. Branco puro é de clareza e o bege de incerteza sobre a relação. Imagem de reprodução, retirada da internet.


E a Louise é a "libertadora" desse casal, que entra na vida deles para trazer alegria, desvendar esses mistérios, mostrar uma forma mais alegre de viver, mas com um grande senso de responsabilidade. Tem o calor humano, o aconchego para essas pessoas, e as cores outonais são muito bem exploradas para isso. É alegre, é quentinho, mas é seguro.

Louise em suas cores outonais, quem são alegres, mas tem uma seriedade também. Imagem de reprodução, retirada da internet.

ALERTA DE SPOILER!



Se você ainda não assistiu, para terminar meu raciocínio, preciso contar o final, então, se te incomoda, para agora de ler, assisti e depois volta aqui!



Eu sempre bato na tecla de que estilo não muda, ele se adapta as nossas fases e necessidades, mas a essência é a mesma, e essa série é a prova disso.

No fim, você descobre que a Adele, não é a Adele, é o Rob no corpo dela, e aí, tudo faz sentido.

O estilo da Adele era extremamente romântico, leve, divertido, quando o Rob se torna ela, o visual fica muito mais clássico, ainda tem a leveza, mas não é tão alegre quanto o dela, tem uma seriedade maior, um peso. E, quando o Rob se torna a Louise, até as cores dela mudam, ela sai da cartela totalmente outonal para uma invernal, aparecem elementos clássicos no visual dela e as linhas ficam mais retas.


Adaptação do estilo levantado no Spoiler. A primeira imagem superior mostra Adele sendo Adele, a segunda Rob como Adele e Louise sendo Louise e a terceira (segunda superior) Rob como Louise. Imagens retiradas da internet, montagem feita pela autora.

Dá para notar que o Rob é clássico no seu vestir né!? E ele leva isso para todas as suas versões.


FIM DO SPOILER!



Ver a adaptação da essência do Rob em suas diversas facetas prova que estilo se adapta as necessidades, conhecimentos e oportunidades que cada um tem. Dá para ter um estilo elegante, que preza por peças de bom corte, comprando em loja de departamento. Não é o dinheiro que você tem que classifica isso. Mas, tenho certeza que essa pessoa com o estilo elegante predominante, ao entender o que é importante para ela em uma peça e tendo oportunidade de investir em peças mais bacanas, o fará e, se não tiver a oportunidade e sim o conhecimento, vai se virar muito bem com o que tem acesso.

Eu fiquei sem falas quando o final foi revelado.

O que você achou? Pirei muito ou fez sentido? rsrsrsrs

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Se eu te disser que não consegui entender o spoiler e nem se isso é um final, você acreditaria?
    Mesmo assim fiquei curiosa com a premissa a sua percepção sobre as cores da série e de cada personagem e a forma como a trama se desenrola. Obrigada pela indicação, vou procurar para assistir depois.

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  2. [ESTE COMENTÁRIO CONTÉM SPOILER]
    Concordo, o pessoal do figurino trabalhou super bem nessa série. Também senti a mudança da Adele ao vestir aqueles vestidos leves e floridos no início do relacionamento com o David, mas depois, quando não era mais ela, a Adele/Rob ficou mais austera, então é perceptível a mudança por meio também da observação das roupas que a personagem usa, como você disse, o estilo mudou e isso fez total sentido no final da série, que também me deixou de boca aberta, mas confesso que eu esperava uma explicação mais lógica.
    Enfim, amei a sua análise.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino