O clube dos anjos



Uma confraria de gourmets que não recusa o prazer da comida ainda que isso possa significar a morte de cada um de seus integrantes. Um verdadeiro ensaio sobre a natureza humana, o clássico livro de Luis Fernando Verissimo é também uma insólita e bem-humorada celebração a um dos mais notórios pecados capitais: a gula.

O clube dos anjos, publicado originalmente em 1998, foi o terceiro volume da série Plenos Pecados, lançada pela Editora Objetiva entre 1997 e 2002, em que sete autores escreveram sobre cada um dos vícios capitais. A partir da máxima de Ramos, um dos fundadores do Clube do Picadinho, de que “o homem é o único animal que sempre quer mais do que precisa”, Luis Fernando Verissimo conta a história de um seleto grupo que, desde a juventude, se reúne para apreciar, em lautos jantares, o prazer da gula. Quando um misterioso cozinheiro aparece para reavivar os encontros da confraria, assassinatos em série começam a acontecer após cada jantar. E o grupo entra numa espiral, em que a perspectiva da morte só aumenta o prazer da comida.

  📖Skoob 👍Avaliação Final:  💳Onde Comprar: Amazon


A fome é o desejo reincidente, é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba mas a fome continua...


O clube dos anjos  é aquele tipo de livro difícil de largar antes de chegar ao final. Já no primeiro capitulo temos um vislumbre do que irá acontecer no decorrer do livro. Porém, ainda que saibamos o rumo que as coisas irão tomar, o por quê de tudo estar acontecendo ainda é desconhecido e é exatamente a curiosidade por saber como a história irá se desenrolar que nos move durante a leitura. 



 — Por que ele está nos envenenando?

 — Você não está fazendo a pergunta certa.

 —  Qual a pergunta certa?

 —  Por que nós estamos nos deixando envenenar?



 O homem é o único animal que sempre quer mais do que precisa. O homem é o homem porque quer mais.


Luis Fernando Verissimo cria uma narrativa envolvente e bem humorada, ainda que a morte seja um tema constante na obra, e explora muito bem o pecado da gula e como ele acaba despertando outros pecado e comportamentos questionáveis no ser humano. 


O clube dos anjos nos nos faz refletir sobre vários aspectos da sociedade, principalmente das classes privilegiadas. As citações que separamos resumem bem a essência da trama criada por Verissimo. 


0 Comentários

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

@profanofeminino