5 dicas para montar looks mais criativos, mesmo não sendo criativa.

Foto de Burst no Pexels 


Existe uma cobrança no imaginário da maioria de nós de que para se ser estilosa é preciso ser super criativa, usar muitas cores, fazer mix de estampas como ninguém, ter acessórios diferentões, ousar na maquiagem, etc. mas nem sempre isso é verdade.


Primeiro de tudo: estilo são nossas escolhas, nossa "assinatura" no mundo, a junção do que gostamos com quem somos e vivemos, então, para ser estilosa, basta ser.


Segundo: criatividade é relativa. Nem sempre o que eu, Thaís, considero criativo é o que você pensar ser. Eu posso achar que usar uma calça cargo verde militar com uma ciganinha rosa pink, cabelo amarrado com lenço e um colar pingente super comum e você considerar isso super criativo.


Dito isso, antes de irmos para as dicas em si, é preciso que você responda essas 4 questões:

  1. Por que você quer ser mais criativa(o)?
  2. O que é um look criativo/ousado para você?
  3. Isso faz parte da sua personalidade/mensagem que quer passar? Faz sentido para você?
  4. É uma necessidade sua (por trabalho, cargo, personalidade, etc.) ou uma ideia que você comprou de alguém, mas que na real, nem faz sentido?
Tendo essas respostas, saberá exatamente o que fazer para ter um visual mais criativo para você, que é o que realmente importa.

Vamos as dicas?

Invista nas cores neutras não tradicionais.


Temos praticamente duas categorias de neutros, aqueles que todo mundo conhece, usa e abusa e o que chamamos de "neutros coloridos" ou "quase neutros".
Aqueles tradicionais são o preto, branco, marrom, marinho. Super fácil de usar, a maioria já domina isso aqui, é a zona de conforto da maior parte da população, principalmente preto e branco. Os famosos "vai com tudo" que, (deixa eu contar um pequeno segredo aqui) na real, não é verdade, mas isso é assunto para outro post.

Os neutros coloridos são areia, bege, creme, os cinzas, mostarda, vinho, caramelo, marrons, telha, verde musgo, verde militar, uva, marsala, taupe, petróleo. Também são cores super fáceis de combinar, e, por não serem tão tradicionais, dão um toque bem mais criativo para o seu visual.

Cores "neutros coloridos". Montagem feita pela autora.


Você pode misturar os neutros coloridos entre eles ou com os tradicionais, criando um ponto de cor. Usar nos acessórios, uma única peça, maquiagem, enfim, aonde você se sentir confortável para começar a ousar sem ousar tanto assim.

Exemplos de looks com mistura entre os neutros tradicionais e os neutros coloridos. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.


Faça repetição de elementos.


A ideia aqui é criar pontos de transição, então repetir uma cor ou elemento (botão, estampa, textura) em locais diferentes do seu visual ajuda a não ficar um visual pesado sabe? Então você pode usar um batom rosa com um cinto rosa, ou blusa e sapato marinhos, correntes no colar e na alça da bolsa, enfim, deu para entender né?! hahaha

A primeira imagem faz repetição de cor na bolsa, cinto e sandália, a segunda entre camiseta e tênis, a terceira batom e sapato e a quarta blusa e sapato e saia e cinto. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.


Usar estampas.


Outra forma muito fácil de deixar um visual interessante é usar estampas. Pode ser corrida (listras, floral, animal print) ou localizada (super herói, frases, bandas). Se você é basicona e não curte estampa, principalmente em áreas grandes, pode usar ela em detalhes, como, por exemplo, no colarinho, punhos, lenço no pescoço, com uma terceira peça para diminuir o impacto visual dela.

Inspirações para usos de estampa sem ser Lady Gaga. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.


Brincar com texturas.


Textura é diferente de estampa e, geralmente, muito mais discreta, mas igualmente transformadora.
Linho, couro, pêlo, sweater, paête, todos tem texturas diferentes, e você pode optar por colocar em detalhe do look, uma peça, ou sobrepor com outras, juntar com as cores neutras coloridas. As opções são inúmeras.

Misturar texturas sempre deixa o visual mais elegante e interessante, principalmente em visuais monocromáticos. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.


Maquiagem.


Se você gosta e sabe como, usar a sua maquiagem para ousar é ótimo também. Um olho mais colorido, com um esfumado nas cores neutras não tradicionais, um delineado colorido, um batom mais "ousado".
A make faz parte do seu visual e pode ser explorada.

Exemplos de maquiagens coloridas-não-coloridas e discretas. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.


Lembre-se:

  • Quando a gente fala de look, pensa no todo, ou seja, cabelo, maquiagem, roupa e acessórios.
  • Não tem nada de errado ser uma pessoa "básica".
  • Nem sempre o que é básico para você é para o outro.
  • Um passo de cada vez. Sair da zona de conforto é difícil e doloroso, mas pode ser legal, se você quiser.
Você se considera uma pessoa básica? Vai seguir alguma dessas dicas? 

Se quiser saber mais sobre o assunto, você pode me encontrar no instagram.

1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Olá,
    Gostei muito das suas dicas. Tenho um estilo mais casual e tenho dificuldade em certas composições, começando pela dificuldade de inserir algumas coisas no estilo. Vou tentar aderir alguns desses.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino