Filmes com professores inspiradores que você precisa conhecer

Element5 Digital
Em comemoração ao Dia do Professor separamos alguns filmes que  mostram como esse profissional incrível tem capacidade de transformar vidas, ainda que esse detalhe tão importante muitas vezes passe despercebido e eles acabem sendo tão pouco valorizados. 


Matilda: Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

Onde Assistir:  Netflix 


Taare Zameen Par: O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, então decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

Onde Assistir:  Netflix 


Escritores da Liberdade: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Onde Assistir: Trailer - Youtube 



Além da Sala de Aula: Stacey Bess (Emily VanCamp) é uma professora de primeira viagem, recém-saída da faculdade, que não poupa esforços em nome dos seus estudantes. Lecionando em um abrigo para meninos de rua, em Salt Lake City, ela enfrentará seu primeiro desafio, onde ela fará uma grande diferença na vida delas

O filme é baseado na vida de Stacey Bess, famosa palestrante americana sobre educação.  

Onde Assistir: Trailer


Entre os Muros da EscolaFrançois Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Onde Assistir: Trailer


Sociedade dos poetas mortos: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Onde Assistir: Netflix 


Escola do Rock: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

Onde Assistir: Netflix 

Quantos filmes você já assistiu desses? Quais outros filmes com essa temática que vocês adicionariam na lista?

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ai, tantos filmes que amo nessa lista! Matilda, Escritores da Liberdade e Sociedade dos poetas mortos sempre me inspiraram muito, e fizeram parte da minha formação! Adorei o post <3

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah, que gostoso ler sua lista, principalmente por ter feito justamente um post como o seu dia 15. Menina, que conexão, hahaahahah!
    Acho a srta. Honey uma nomeada digníssima, o tipo de pessoa que mudaria bastante os rumos da educação na "vida real". E adorei a indicação de Escritores da Liberdade porque nunca assisti, mas estou curiosíssima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino