Pão de Mel


Como não amar uma receita que consegue reunir de maneira harmoniosa, chocolate, doce de leite, mel e especiarias!? Existem várias maneiras de se fazer o famoso pão de mel e muitas delas prometem ser a melhor do mundo. Hoje quero compartilhar com vocês a receita que pra mim deu certo, e olha que já testei várias. Essa receita reúne uma massa saborosa e fofinha, daquelas que é impossível a gente ficar em só um pedaço. 

Assim como o pão de queijo, sua origem é um pouco incerta.  Há quem diga que ele surgiu na Rússia, sendo chamado “Pryaniki” (se você jogar no google vai ver que o Pryaniki lembre muito aquele pão de mel que mais parece uma bolacha vendido no mercado). Na época, o doce era feito com farinha, mel e  suco de frutas. Mais tarde,  com a descoberta das especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, cravo gengibre...), elas foram sendo adicionadas na receita. 

Outra versão é de que o pão de mel, é um doce  tradicional da Europa, feito à base de mel,  farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate. Segundo a tradição, o doce ganhou a famosa camada de chocolate quando se descobriu que o pão feito com especiarias quando coberto com uma camada de chocolate derretido,  prolongava o sabor e a umidade. 


INGREDIENTES


-❥Massa:

1 xícara de leite
1/2 xícara de mel 
1 colher de chá de canela 
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada (opcional)  
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de de chocolate em pó 
395g de leite condensado (1 caixinha) 
1 colher de sopa de fermento químico 

-Recheio e Cobertura:

Doce de leite
Chocolate 

MODO DE PREPARO



1. No liquidificador bata o leite, o mel e o leite condensado.
2. Transfira a mistura dos líquidos para uma tigela e então comece a adicionar os secos, sempre peneirando-os. Primeiro o chocolate em pó, depois as especiarias, a farinha de trigo, por último, o fermento. Misture  até incorporar.
3. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com chocolate em pó ou forrada com papel manteiga.
4. Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C  e asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que o teste do palito dê certo.
5. Quando a massa esfriar corte-a ao meio e recheie com doce de leite. Feche a massa com a outra.  Nesse momento você pode servir como um bolo pão de mel ou cortar  e servir em porções individuais.
6. Finalize  com chocolate derretido.


DICA:  Caso você queira dar uma inovada teste antes de acrescentar o recheio umedecer a massa com uma calda simples de água e açúcar ou uma mistura de  leite com as especiarias.  


Não deixe de conferir também as receitas de doce de leite caseiro e leite condensado





5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Só de olhar para essas fotos fico com vontade de ir até ao centro comercial mais próximo e procurar o que de mais parecido encontrar lá! Apesar de a receita ser bem explicita, com as minhas habilidades de cozinha desastrosas faria certamente algo a anos luz do que é mostrado nas fotos.
    Obrigado pela partilha!

    ResponderExcluir
  2. Essa foto deu água na boca rs. Já vou salvar esse post nos favoritos, quero fazer sim. Amo fazer doces e esse já vai entrar pra lista.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia! Parece simples, acho que vou tentar fazer no final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Mais que delícia pão de mel é um dos meus docinhos favoritos e esse ai ficou sensacional ja quero fazer aqui 😍

    ResponderExcluir
  5. seu banner está super fofinnhoooo, eu amei, parabéns!
    Essa receita deve ser muita boa, apesar de não ser fã de mel, vou salvar aqui pra fazer pro meu namorado !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino