Universos Afins (Kindred Spirits)



Estar numa fila não é uma situação das mais agradáveis. Porém, para a jovem Elena, acampar na frente do cinema só para acompanhar a estreia do mais novo Star Wars é nada menos que uma grande jornada. O problema é que em dias de internet (e compras de ingressos on-line), essa vibe de fila não é compartilhada por muitos outros fãs. Ao chegar ao cinema, dias antes da estreia, só há mais duas pessoas ali acampadas: Gabe e Troy, que entendem a fila como um ritual obrigatório para tornar aquela experiência algo realmente memorável. Universos Afins é um saboroso conto geek sobre expectativas e sobre compartilhar paixões. Rainbow Rowell mais uma vez apresenta uma obra inocente e engraçada, com aquela pontinha de nostalgia que nos deixa com um nó na garganta, como há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante.
📖Skoob (versão inglês) Skoob (versão português) 👍Avaliação Final: 

Quando li Eleanor & Park me apaixonei pela escrita da Rainbow Rowell e virei fã da autora.  E quando a gente é fã queremos ler tudo o que o a pessoa escreve, se deixar até a lista de supermercado. Agora cá estou trazendo mais uma dica de leitura!


O títuto do livro Kindred Spirits é uma expressão usada para dizer que duas pessoas (ou mais) têm  interesses ou atitudes são semelhantes e devido a isso criam uma conexão forte  e, por isso, se identificam. E é exatamente isso que acontece nessa história.. Já na versão brasileira o título ficou Universos Afins, que de certa forma também combina super bem com a trama já que o tema central da história é a paixão por Star Wars. 


E aí, quando ficou mais velha, começou a realmente compreender os filmes. Como se eles passassem de algo que Elena podia recitar para algo que ela podia sentir. Tomou posse deles. E então continuou tomando posse deles. Por mais que Elena mudasse ou crescesse, Star Wars parecia estar lá para ela de uma nova maneira.

A sinopse em si já nos conta muito do que esperar da história, e como temos aqui um conto de 96 páginas não tem como falar mais sobre sem entregar alguma coisa.  O livro começa de maneira simples e despretensiosa, porém quando vamos avançando a leitura o tom muda trazendo uma reflexão mais profunda. Quem já acompanha os trabalhos da Rainbow sabe que ela tem uma leveza ímpar para falar de temas delicados e nos fazer pensar por muito tempo depois que suas histórias acabam. 



Elena é uma grande fã de Star Wars, ainda que não tenha assistindo a trilogia prequel de Star Wars (Episódio I: A Ameaça Fantasma, Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith). Porém quando ela decide acampar na frente do cinema só para acompanhar a estreia de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força ela sabe que vai se deparar com fãs que conhecem tudo sobre essa  saga. Mas quando ela chega lá há apenas mais duas pessoas,  Gabe e Troy, ainda que Troy tenha energia de sobra e entenda tudo sobre o espírito da fila, o que inicialmente a deixa desapontada, mas com o passar dos dias conviver com esses dois rapazes se torna uma grande oportunidade de descobrir mais sobre ela mesma e todo o universo que a cerca. 

Se quiser simplesmente assistir ao novo filme de Star Wars, você pode comprar o ingresso on-line e então esquecer o assunto até a hora do espetáculo. Mas se você quiser esperar na filha, você espera na fila, entendeu?

Para se ter uma experiência completa com a leitura  é preciso entender um pouquinho sobre o universos de Star Wars, uma vez que a cronológica do filmes é um assunto um tanto polêmico entre os fãs. Lembrando que o livro se passa em 2015, ano de lançamento do filme Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, então vou focar apenas no que veio antes deles e apenas nos filmes.  

1. Existe a ordem cronológica (numérica) e a ordem de lançamentoPela ordem cronológica temos:  

  • Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
  • Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002) 
  • Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) 
  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
  • Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
Já pela ordem de lançamento:

  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) 
  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
  • Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
  • Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002) 
  • Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
  • Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
2. O famoso Universo Expandido de Star Wars foi desconsiderado pela Disney após a aquisição da Lucasfilm pela empresa. Dessa forma, todo o material produzido fora dos cinemas, sejam livros, quadrinhos ou qualquer outro material que trouxesse histórias da galáxia passou a  ser considerado como Legends, ou seja apenas lendas. 



Todo mundo gosta de Star Wars - disse ele. - Todo mundo gosta de tudo hoje em da. O mundo todo é nerd.

Kindred Spirits é uma boa opção para quem quer começar a se aventurar em livros em inglês, já que é um livro curto e com uma linguagem mais tranquila. Porém acho que uma boa ideia ler primeiro Universos afins, uma vez que há alguns termos referentes a Star Wars e outras citações que na versão em inglês não sinalizadas e explicadas em notas de rodapé. 
Tipo, eu sei que tudo isso é um estereótipo, mas se encaixa no meu perfil. Isso é o que eu sou. E o fato de a cultura nerd ser agora a cultura dominante significa que não existe um lugar para ser apenas um nerd entre outros nerds... sem ser lembrado de que você é o nerd. Você me entende?

De modo geral indico a leitura a todos os fãs da Rainbow e de Stars Wars, e posso garantir que o único defeito que achei na história é ela ser curta demais. 

6 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Comasssiiiim só 96 páginasss. Dá pra fazer um livro enorme falando de ser fã louca! SEI BEM hahahaha
    Eu não sou suuuuper fã de Star Wars e acho que ficaria um pouco perdida por conta dessa parte da ordem dos filmes, massss adoraria ler o conto! Vou ficar de olho se tiver alguma promo pro Kindle!
    Acredita que ainda não li nada da Rainbow? Pois é, fico enrolando e até agora não li nem Eleanor :( Mas sua resenha me fez pensar em ler tudo que tenho aqui dela.
    Achei o tema diferente e fofo <3 Vou colocar na lista do to read haha

    ResponderExcluir
  2. Li o livro no ano passado e amei, uma leitura rápida e divertida. Sou fã da Rainbow Rowell! Ainda não li um livro dela que eu não gostasse, hehe Agora fiquei afim de reler a história em inglês, afinal deve ser uma leitura bem fácil mesmo. Um ótimo exercício pra quem está aprendendo o idioma!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito de sua indicação literária! Eu nao vi Star Wars, mas acredito que mesmo assim a leitura seja bem bacana e envolvente, ainda mais para se aventurar no inglês ne?

    ResponderExcluir
  4. Ah eu tô enrolando há séculos, mas quero muito ler Eleanor. Já ouvi muitas coisas boas sobre o livro e sobre a autora. Sou fã de Star Wars e já fiquei aqui interessadíssima, inclusive assistir tudo na ordem cronológica depois de ter assistido os lançamentos para deixar todas as informações na ordem, tenho toc, fazer o que né? Adorei a indicação e tua resenha tá bem explicadinha. Também acho pouco demais essa quantidade de páginas ai ... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou fã de star wars (nunca consegui assistir), mas adorei a resenha do livro - que inclusive tem tão poucas páginas que até os preguiçosos tem que dar uma chance!!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal quando um livro cita entretenimento da vida real, um que amei foi Jogador N1 por esse motivo, talvez eu goste desse também! Sempre tive vontade de ler Eleanor & Park também, não vi ninguém falar mal! kk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino