Onde Está Carmen Sandiego?



Bem antes do sucesso Show do Milhão havia “Onde no Mundo está Carmen Sandiego?” um um jogo que marcou toda uma geração, graças a sua capacidade de  unir diversão e aprendizado em um lugar só, se tornando uma referência em jogos educativos. 

O intuito do jogo é desvendar crimes e mistérios em que todos os fatos parecem apontar para uma pessoa, a misteriosa Carmen San Diego. Além disso, o jogador viajará para os mais diversos lugares do mundo seguindo pistas deixadas pela vilã, além de desvendar diversos mistérios pelo caminho. Nessa aventura é possível aprender sobre assuntos relacionados a geografia, história, matemática. 


Porém apesar do sucesso do jogo, o que realmente se destacou foi o desenho animado do anos 90 inspirado no mesmo. Mais precisamente em 1994, é lançado o desenho animad"o conhecido no Brasil como "Em que lugar da Terra está Carmen Sandiego?, em que os personagens Zack, Ivy e o Chefe, da Agência de Detetives ACME, estão em busca da ladra - mundialmente conhecida - Carmen Sandiego, por roubos de material histórico, fraudes bancárias, entre outros crimes.  Confira o primeiro episódio: O sorriso roubado


Em 2017, a Netflix anunciou que realizaria um reboot do desenho animado, até comentamos o assunto aqui, porém a animação só chegou a plataforma este ano, em 18 de janeiro, com o nome de Carmen Sandiego.  Nesta nova versão temos  a própria Carmen Sandiego no controle da narrativa, nos apresentando um pouco de sua história.  Talvez essa seja a maior  diferença entre a animação de 94 e está, na primeira nos telespectadores ansiávamos por descobrir quem era Carmen Sandiego, aqui esta informação já nos é dada nos primeiros episódios, nos dando a ideia que nesta nova narrativa o foca séria nas aventuras da protagonista.  


Inicialmente a primeira temporada da série contaria com 20 episódios, mas só foram exibidos apenas 9 até o momento com cerca de 25 minutos de duração. Porém apesar da redução dos episódios a boa noticia é que a segunda temporada já está confirmada!  Confira a primeira temporada: Carmen Sandiego.  

Depois do reboot da Netflix, Carmen parece ter voltado com tudo (não que ela tenha sido esquecida totalmente) e ganhou um novo jogo: Onde no Google Earth está Carmen Sandiego?  Com visual semelhante ao do jogo lançado em 1985, mas com traços presentes na nova animação da Netflix, o jogo criado pelo Google pode ser acessado através do navegador, assim como dos aplicativos Google Earth para iOS e Android e está totalmente em português, sob o subtítulo de "O roubo das joias da coroa", que ao que tudo indica é o primeiro de uma série de jogos da Carmen Sandiego no Google Earth.


A jogabilidade é muito semelhante a da versão de 1985 para PCs. O enredo é bem simples, as jóias da coroa britânica foram roubadas e você precisa ir atrás de Carmen Sandiego. Para isso você deve visitar um local e interrogar algumas testemunhas que podem ter pistas sobre a vilã. Nas respostas, eles dão dicas de locais para onde ela pode ter ido. Por exemplo, um deles pode dizer: “Eu vi a pessoa que você está procurando, ela perguntou se o Monte Funjo continua ativo.”, dando a dica de que o o país onde este local está  é o novo destino.

Para jogar basta acessar o Google Earth e clicar mo ícone da edição especial do Pegman.


Que tal recuperar as jóias da coroa?  Jogue aqui 


1 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Nossa, como eu amava Carmen Sandiego! Eu nunca joguei, nem em 1990 e lá vai bolinha, nem agora, pois sou péssima nisso... kkk mas o desenho era meu favorito e eu queria conhecer o mundo vendo os episódios. Eu assisti o reboot, mas confesso que não me chamou mta atenção. A personagem anterior era uma ladra super procurada e que sempre conseguia fugir. Esse era o legal do desenho, saber onde ela estava se escondendo e aproveitar para aprontar mais um plano. Essa versão de agora é eu não curti mt... vi só 5 episódios e larguei... prefiro continuar com a lembrança da versão antiga a glamourosa da Carmen Sandiego...
    Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino