Ricota Caseira


Nascida na Itália, a ricota é um subproduto da fabricação de queijos. Ela é um alimento muito nutritivo e de poucas calorias.  Muitos não a consideram um queijo devido a ser processo de fabricação ser feito usando o soro do leite e não o coalho. Mas nessa receita como vocês vão perceber nós usaremos o coalho, porém ela não deixa nada a desejar em sabor quando comparada as compradas nos supermercados, e sabe qual é  a melhor parte de tudo? Você sabe a procedência do alimento que você está consumindo. 

Ingredientes

1L de leite
2 colheres (sopa) de vinagre 
Sal a gosto


Em uma panela coloque o leite e leve ao fogo alto. Assim que ferver, desligue o fogo, junte o vinagre (você pode substituir pelo suco do limão) e misture delicadamente até talhar.

Deixe o ácido do vinagre  agir por cerca de 5 minutos, ou até talhar - o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, ligue o fogo por mais 1 ou 2 minutos, caso ainda não tenha talhado  deixe levantar fervura novamente. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.

Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo ou um pano de prato limpo e coloque sobre uma tigela funda. 
Despeje  o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro - você pode reservar esse soro para outras receitas. 
Transfira o conteúdo da trouxinha  para dentro de um pontinho com tampa,  qualquer outro que você tenha em casa. Abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. 
Conserve na geladeira por até 3 dias.

OBS: Caso você deseje uma ricota temperada é só acrescentar os temperos de sua preferência antes de coloca-la em um potinho. Se preferir, você pode utilizar o leite longa vida. A receita também dá certo, a diferença é que o leite demora um pouco mais para talhar e o queijo será um pouco menor.

Dica: se você desejar um creme de ricota é só adicionar creme de leite e bata no liquidificador até chegar na consistência que você deseja. Dá certo acrescentando leite, mas com o creme de leite o sabor fica mais gostoso. 

Rendimento cerca de 200g

Você pode utilizar essa receita para a preparação do Conchiglioni recheado que já ensinamos aqui no blog. Sem contar que ele combina muito bem com receitas doces e salgadas quando buscamos sabor e baixas calorias. 






3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Ahh que legal, já quero fazer :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia, minha tia faz e eu adoro só não sabia que era tão fácil de fazer.

    Blog Covil Dourado | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Ane do céu! Que maravilhosa essa receita!
    Adoro temperar ricota com atum, azeite e azeitonas. Fica uma delícia para comer com torradas *_*

    Já quero fazer!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino