Você Tem a Vida Inteira


As vidas de Ian, Victor e Henrique se encontram de uma forma inesperada. Ian conhece Victor no dia em que recebe o resultado de seu teste rápido de HIV. Os dois são universitários. Victor está envolvido com Henrique. Ian está solteiro. Os três são gays. Dois deles têm a vida atingida pela notícia de um diagnóstico positivo para o HIV. Um não tem o vírus. Um está indetectável. Dois estão apaixonados. Henrique é mais velho e, depois de Victor, pensou que poderia acreditar de novo em alguém. Victor têm medo do que o amor pode trazer para a sua vida. Ian sequer sabe se será capaz de amar. Os três são, ao mesmo tempo, heróis e vilões de uma história que não é sobre culpa, mas sim sobre amor, amigos e sobre como podemos formar nossas próprias famílias.
📖Skoob  👍Avaliação Final: 

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No Brasil segundo Ministério da Saúde de  2007 até junho de 2017, foram notificados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) 194.217 casos de infecção pelo HIV.   Desse valor 67,9% dos infectados são homens. Entre os homens, no período observado, verifica-se que 48,9% dos casos foram decorrentes de exposição homossexual,

37,6% heterossexual, 9,6% bissexual e 2,9% se deram entre usuários de drogas injetáveis (UDI). Observou-se também que a maioria dos casos de infecção pelo HIV encontra-se nas faixas de 20 a 34 anos, com percentual de 52,5% dos casos. 

Primeiro passo é admitir para você mesmo que, não importa qual seja o resultado, a vida continua.
Como uma forma de conscientização e entretenimento nada melhor que falar aqui no blog nesta data sobre "Você Tem a Vida Inteira",  livro de estreia do autor nacional Lucas Rocha, lançado pela Editora Galera Record. Como vocês podem se observar pela sinopse e posteriormente nas estatísticas apresentadas acima a história é uma obra de ficção que não está nenhum pouco longe da realidade vivenciadas por muitos jovens no país. 

Que eu me recorde este é o segundo livro que leio sobre a temática HIV/AIDS, o primeiro foi Soul Love – À noite o céu é perfeito!, na época gostei da leitura, mas hoje vejo a importancia de termos acesso a uma leitura que se passe no mesmo contexto com o qual vivemos. 



Lucas Rocha nos apresenta uma história que tem sua narrativa intercalada entre três personagens: Ian, Victor e Henrique.  Os três são gays e dois compartilham diagnóstico positivo para o HIV.   Henrique é o mais velhos dos três e assumir sua sexualidade para a família não foi uma tarefa muito fácil, para Ian os pais acreditam que seja apenas uma fase e Victor nunca precisou "sair do armário" é como se fosse algo que seus pais já soubessem e ele nunca sentiu a necessidade de verbalizar tal fato. Henrique convive com o HIV a três anos, mas agora está indetectável. Ian e Victor vão fazer o teste o resultado de um da positivo do outro negativo. Algo que poderia ser apenas um exame de rotina muda tudo na vida dos três.  
Ainda há uma sombra pálida e rosada das palavras no concreto, que só irão embora se alguém comprar uma lata de tinta e passar sobre o muro. Aquelas palavras, continuam ali mesmo depois dos esfregões repletos de sabão, são como um lembrete de que, mesmo que tentemos apagar o que não queremos ver, sempre haverá alguma coisa para nos recordar de que o medo e o preconceito ainda estão ali.  
Em Você Tem a Vida Inteira vemos através desses três jovens, três vidas distintas, medos, inseguranças, sonhos, perdas e conquistas. A cada capítulo novo nos envolvemos na trama e tomamos como nosso cada sentimento ali descrito. Não existe certou ou errado. Apenas existem pessoas que precisam conviver com as consequências de suas escolhas e convenhamos isso nem sempre é uma tarefa fácil. 



O autor construiu personagem reais,  falando sobre problemas reais em uma realidade que a gente conhece muito bem, pois vivemos nela.  O livro apesar de abordar um tema tabu e um pouco complexo e trabalhado de maneira leve ao mesmo tempo séria.  Ao mesmo tempo que entretêm informa, sem contar que está repleto de referencias a cultura pop e do cotidiano brasileiro.  

Você Tem a Vida Inteira, como o próprio título da obra sugere é um lembrete que apesar dos obstáculos pelo caminho nós devemos continuar seguindo em frente pois temos uma vida toda pela frente.  Que sentir medo é algo natural, mas ser dominado por ele é uma opção dentre outras e sempre podemos optar por encara-lo de frente. Que o preconceito e a falta de informação são o que realmente matam e que quem tem amigos verdadeiros têm tudo!  Em meio a tanta negatividade que a gente vê circulando por aí, está história surge como uma pitada de cor para os dias cinzentos, ou seja super recomendo a leitura!  

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei esse livro! Ja estou querendo ler! quero muito saber como os rapazes vão lidar com isso do resultado do teste e como cada um vai seguir sua vida.
    www.anneferreirablog.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi!
    EU adorei o livro :D é maravilhoso e cheio de sentimento com personagens marcantes...

    ResponderExcluir
  3. Ah que livro mais lindo... eu adorei as ilustrações, são bem bonitas.
    A história me cativou, fiquei bem interessada.. acho que irei gostar muito.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    É uma obra para fazer uma reflexão sobre o preconceito e sobre vivermos nossa vida sem nos preocuparmos com o achismo dos outros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Um tema bastante pesado, apesar de que o HIV hoje em dia felizmente já não é uma sentença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino