5 dicas para não errar mais na hora de fazer seus bolos | BEDA 21


Conheço muitas pessoas que reclamam que seus bolos nunca dão certo, e por este fato elas acabam por desistir e investem em massas para bolos ou preferem comprar o bolo já pronto. Mas acreditam não tem nada melhor do que bolo feito em casa. 

Sei que existem várias receitas dos mais diversos tipos de bolos por aí, porém poucas nos dizem os "truques" para um bolo perfeito. Por isso hoje resolvi compartilhar com vocês cinco dicas que testei e que realmente fazem a diferença, sei que exitem várias outras (se vocês gostaram quem sabe compartilhamos aqui mais dicas), mas para receitas básicas essas já vão ajudar muito. 



1. Essa dica pode parecer um pouco óbvia e talvez você já deve estar cansada de ouvi-la, mas é sempre bom lembrar. Sempre que você for fazer um bolo utilize os ingredientes em temperatura ambiente, exceto claro quando a receita pedir que os ingredientes estejam gelados, isso permitirá que eles se misturem de maneira uniforme e não comprometa a textura final da receita.  Eu sei que às vezes nossa vontade é apenas misturar tudo e levar ao formo, mas como diria o Mestre Yoda "Paciência você deve ter meu jovem Padawan".  

2.  Assim como a dica acima sei que às vezes bate uma preguiça, mas sempre que puder passe em uma paneira todos os ingredientes secos como farinha, cacau em pó, açúcar, sal, bicarbonato de sódio, fermento, e etc. Isso deixará os ingredientes secos, mais leves e aerados, o que irá nos garantir uma massa mais fofa.  

3. Ao contrário do que acontece na preparação dos pães que a massa fica melhor com a sova, as massa de bolo precisam de movimentos mínimos e delicados. Se você costuma fazer seus bolos com o auxilio de uma batedeira a dica é de na hora de misturar a farinha fazer isso na mão. Quando mais você mexer, mais a massa desenvolverá o temido glúten o que poderá acabar deixando seu bolo duro e massudo.  



4.  Esse truque é pode parecer um pouco estranho, mas super funciona. Sabe quando temos que assar um bolo e ele não assa direito ficando com o centro cru (isso geralmente acontece quando usando forma mais altas)? Então essa dica vai ajudar a acabar com esse problema. Unte uma forminha de empada de alumínio (pode ser um cortador de biscoito pequeno, um bico de confeitar de metal, nada de plástico viu?),  e coloque no centro da forma e despeje a massa tomando o cuidado que a forminha não sai do lugar.  A forminha de alumínio irá servir como um difusor de calor no centro da massa. Quando colocamos muita massa em uma forma é comum que ela asse nas alterais, mas continue com o meio cru e o centro do bolo afunda. Já com a ajuda do difusor improvisado o calor acaba sendo distribuído de maneira igual  no centro da massa, assim o bolo acaba assando de maneira uniforme o que garante que o bolo fique com o topo reto e nada de partes cruas.    E não se esqueça a massa não deve ocupar mais que 2/3 da sua forma. 

5. Depois de assado, deixe o bolo esfriar por cerca de uns 5 minutos antes de desenforma-lo (assim não corre o risco do seu bolo quebrar), e desenforme-o em um grade.  Isso permitirá que o ar circule em volta do bolo, sem esse truque o bolo começará a gerar vapor, o que poderá deixa-lo com uma textura murcha.  Essa dica é ótima, principalmente se você for fazer um bolo em camadas. 

Espero que essas dicas ajudem a vocês deixarem seus bolos ainda mais incríveis! Na categoria Receitas vocês encontraram várias sugestões de bolos, pratos salgados e outros para testar. 

2 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei ás dicas. Sou uma dessas pessoas que o bolo nunca da certo, heheheh!

    Beijinhos.
    https://mundodakeh.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino