5 dicas de como organizar (e manter) seus itens de maquiagem



Para você que não sai de casa sem pelo menos uma base no rosto, sabe o quão é importante manter seus produtos de maquiagem organizados e limpos. Nada mais prático do que colocar a mão na gaveta e achar facilmente aquele pincel específico, ou aquela sombra casual, sem ter que perder preciosos minutos procurando e fazendo mais bagunça.

Por isso manter tudo separado e bem ordenado é tão importante, pois além da praticidade também vai deixar o seu cantinho muito mais bonito. Então acompanhe as nossas dicas de como organizar e manter seus itens de maquiagem.

Organize tudo por função

Seja em uma gaveta ou até mesmo na sua penteadeira, organizar tudo por função já vai te ajudar e muito: separe o que é para o rosto, para os olhos, para a boca e para as unhas. Se possível, crie sub categorias de maquiagem para o dia a dia, para eventos durante o dia e para a noite - mas isso só se você tiver espaço de sobra.

Muito cuidado ao guadar seus esmaltes, pois se armazenados em um lugar errado e não estiverem muito bem fechados podem cair e causar pequenos acidentes, como manchar em suas peças e muita meleca.  Como certamente você não quer ter que se preocupar em como tirar esmalte da roupa quando estiver se arrumando para sair, mantenha-os em uma gaveta ou caixinha própria e certifique-se de vedar bem qualquer item de maquiagem após usar. Mesmo se estiver na correria, tente guardá-los de volta no lugar, para assim encontrá-los facilmente da próxima vez e evitar baderna!

Seja criativa

Na hora de separar seus itens de maquiagem, usar a criatividade faz toda a diferença. Por mais que você já tenha separado por função e até mesmo por subcategoria de estilos, não precisa deixá-los simplesmente jogados dentro da gaveta! Você pode criar caixinhas organizadoras feitas de papelão ou então aproveitar potes velhos de vidro, canecas, copos, cestinhas, organizadores de plástico, baldinhos etc. Com pouco de criatividade e um toque de delicadeza você obterá um resultado incrível!




Se você não dispõe de muito espaço, uma simples fita será mais que o suficiente para manter tudo organizado, para deixar os itens de maquiagem juntos amarrando-os com um laço. Outra ideia é instalar um porta-tempero dentro da porta do armário, como se fosse uma prateleirinha, para dispor seus artigos de beleza dentro.

Como limpar e preservar seus pincéis de maquiagem

Não adianta nada manter tudo lindo e organizado se você não tem o cuidado adequado com os seus produtos. Além de perder dinheiro, você também pode afetar o resultado final da maquiagem. E quem já pegou uma base empedrada ou um pincel totalmente ressecado justo quando estava atrasada sabe do que eu estou falando.

Para limpar os seus pincéis você vai precisar de:

        1 gota de shampoo neutro
        Um pouco de água morna
        Um pedaço de pano

Pingue uma gota de shampoo na palma da sua mão, umedeça o pincel na água e passe no shampoo fazendo movimentos circulares, só se atente a molhar apenas as cerdas do pincel.

Depois de remover todos os resquícios de maquiagem, deixe-o secando naturalmente dispondo-os sobre o pedaço de pano. Certifique-se de que ele está totalmente seco antes de usá-lo novamente.

Como recuperar sombras empedradas

Para recuperar aquela sombra que empedrou, basta aplicar algumas gotinhas de álcool 70% dentro da embalagem e mexer devagar com uma colher pequena ou uma espátula até virar uma pasta. Depois, com um papel toalha, retire o excesso de álcool e deixe a embalagem aberta para secar naturalmente.

Como organizar seus esmaltes

Um outro problema bastante comum é o ressecamento do esmalte, que normalmente é causado também por falta de cuidados ao armazenar. Então tenha certeza de que os vidros estão todos de pé e bem tampados. Além disso, armazená-los em ambientes de temperaturas extremas podem alterar a composição do produto, portanto evite guardá-los no banheiro por exemplo.




Para esmaltes ressecados, basta aquecer um pouco de água e colocar o vidro dentro - ela deve cobrir até o começo da tampa do esmalte. Deixe-o de molho por aproximadamente 3 minutos e voilá, ele estará pronto para ser usado novamente! Para testar, aplique-o em uma unha só e deixe secar para verificar se está na textura correta.

E muito cuidado na hora de abrir os vidrinhos, pois mesmo ressecados eles ainda podem manchar suas roupas.

Se você for adepta de decoração e DIY ainda vai se divertir criando e customizando organizadores e alternativas para estruturar e armazenar seus itens de beleza. Então deixe a preguiça de lado e mãos à obra!

E aí, o que acharam dessas dicas?  Compartilhem os resultados conosco nos comentários! 



3 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Antigamente eu guardava meus itens de maquiagem em caixas organizadoras numa gaveta, mas não funcionou bem pra mim e logo estava tudo bagunçado e quebrando, então, eu coloquei tudo dentro de uma necessaire grande, dessa forma, as vezes eu posso me arrumar em frente aos espelhos dos quartos ou do banheiro e levar toda a minha maquiagem comigo.
    Amei seu post, achei muito informativo!
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu estava precisando MESMO ler esse post. Aqui em casa eu não tenho uma penteadeira e fica tudo no armarinho do banheiro e é uma bagunça total, vou dormir logo para acordar cedo e arrumar pq esse post me deu motivação.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  3. Cara, não sou lá fã de ficar organ... Mentira! Sou fã sim de organização. HUAHUAHUAHUAHUHUA
    Na verdade eu organizo tudo em uma maleta que tenho, onde guardo maquiagem e pincel. Não deixo exposto para evitar pegar poeira. O.O
    Sobre lavar os pinceis, eu fazia de uma forma bem diferente. Exceto na hora de secar que era assim mesmo, em cima de uma toalha. HUAHUAHUAHUAHUAHUA

    https://j-informal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino