Maquiagem no verão: desafios e soluções



O verão está quase chegando ao fim, mas as altas temperaturas ainda nos fazem, perdão pelo trocadilho, esquentar a cabeça quando o assunto é maquiagem. Não interessa se é de dia ou de noite, o calor intenso vai dar um jeito de estragar em poucos minutos aquelas boas horas de preparo, além de trazer outras preocupações como tirar mancha de base da roupa que escorreu no meio da festa.

Com as dicas de hoje você aprenderá como conservar o make por muito mais tempo além de, ao mesmo tempo, manter sua pele bem cuidada.

Preparação pré-make

Antes de aplicar a make você tem que ter certeza de que sua pele está completamente limpa, isso irá colaborar para que dure mais e irá remover qualquer impureza e oleosidade que possam atrapalhar. Para isso siga os passos a seguir:

  1. Enxague o rosto com água fria.
  2. Lave com sabonete líquido.
  3. Seque com um pano macio para não machucar a pele.
  4. Usando um algodão, passe água micelar para remover as sujeiras mais profundas ou um tônico para regular o pH.
Agora é hora da hidratação, ao contrário do que muita gente pensa, hidratar o rosto não o deixará mais oleoso, muito pelo contrário, manter uma pele limpa e hidratada fará com que seu corpo não produza mais óleo do que o necessário. A hidratação facial, aliás, tem que ser feita todos os dias, não só quando for usar maquiagem.

O hidratante deve sempre ser passado antes da base, pois forma uma barreira protetora, evitando que esse produto fique o dia inteiro em contato direto com sua pele, deixando-a mais oleosa. Além disso ele ajuda a fixar a maquiagem e evita que ela craquele. Esse passo se faz ainda mais essencial para pessoas de pele seca que usam base mate.



Fazendo a base da maquiagem

Depois de ter certeza que sua pele está limpa e hidratada está na hora de começar a preparar a pele. Para o dia a dia e quando se pretende uma cobertura mais leve, muitas vezes a base nem é necessária, um BB Cream ou protetor solar com cor já são mais do que suficientes para esconder as pequenas imperfeições e proteger contra os efeitos dos raios solares.

Porém, em alguns casos a base é indispensável, sendo assim, o ideal é apostar em um Primer. Este é um produto indispensável quando o assunto é durabilidade. Ele é responsável por hidratar, remover o excesso de brilho, diminuir os poros e manter a maquiagem por muito mais tempo. Os primers estão disponíveis tanto para peles mais ressecadas quanto para as mais oleosas, procure um que se adapte ao seu tipo.

O primer, além do benefício da fixação e de esconder certas manchinhas da pele, ainda deixa aquele toque aveludado, de pele macia. Ele pode ser aplicado com pincel ou com os dedos, em movimentos suaves, evitando esfregar. Espere até ele secar antes de passar a base. Também é possível encontrar primers específicos para a área dos olhos, eles são ideais para ficar melhor a sombra e deixá-la mais pigmentada.

Maquiagens especiais para um make duradouro

Na hora de escolher a maquiagem, opte por produtos à prova d’água, principalmente para as regiões que mais sofrem com a transpiração facial, que são os olhos e a testa.

Utilizar sombras, lápis e delineador à prova d’água farão sua maquiagem durar por muito mais tempo evitando aquele look estilo “panda”.

Finalizando

E para finalizar a maquiagem uma dica é utilizar um spray fixador. Para muita gente ele é um produto usado apenas para ocasiões especiais, de preferência em festas à noite. Entretanto, o fixador cai bem em qualquer situação onde o objetivo é manter a maquiagem por mais tempo.

Também tenha sempre por perto aquele pó milagroso, dê preferência um compacto e translúcido. Usá-lo para dar aquele retoque ao longo do dia garantirá uma pele menos oleosa por muito mais tempo, só cuidado com o excesso.

Pronto, com essas dicas você não terá mais que se preocupar em coisas como tirar mancha de base da roupa ou não “derreter” no meio da balada, a sua maquiagem será sempre um arraso do começo ao fim.

E aí você possuí mais alguma dica para fazer a maquiagem durar no verão que não foi citada nesta postagem? Se sim, deixe nos comentários!  


10 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Adorei o trocadilho sobre o verão e esquentar a cabeça! rsrs
    Acabo não me maquiando nesse calorão, mas sinto a necessidade quando tem algum evento especial ou importante no trabalho.
    Gostei demais das dicas e como a minha pele é muito oleosa, eu achava mesmo que a hidratação a deixaria mais oleosa depois de passar a maquiagem.
    Tenho esse spray finalizador e também fazia exatamente isso o que você falou de só passar em ocasiões especiais.
    Gratidão por essa postagem! Adorei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dicas ❤ pretendo fazer algum sobre make em breve já que faz um tempinho que não faço ashua o último foi de make volta às aulas 😳 parabéns pelo post gostei muito ❤ meu rosto fica oleoso demais na pálpebra quando passo pó derrete. Nesse caso oq devo usar?

    ResponderExcluir
  3. Quantas dicas legais!
    Eu não uso maquiagem há muito tempo, mas sei como essas dicas são valiosas para quem usa. Vou passar o link do seu blog para as minhas irmãs, elas irão adorar.
    Parabéns, pelo trabalho!

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha esse receio de que se colocasse hidratante a pele iria ficar mais oleosa ainda! No dia a dia uso o BB cream mesmo e Gostei da dica do fixador que quase não uso. 😘

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais das dicas, a do cuidado facial antes de receber a make quero fazer desse jeitinho que vc ensinou.

    ResponderExcluir
  6. Sol é uma droguinha imensa. Calor mais droguinha imensa ainda. Mesmo assim eu trabalho o dia todo maquiada. O que me interessou foi o hidratante e lavar a pele com água fria. Acho que vou começar a tentar isso mais vezes. Eu havia esquecido do Prime. O.O

    Até mais! O/

    ResponderExcluir
  7. Eu nem uso maquiagem, mas preciso cuidar da minha pele ela não sabe o que quer da vida uma parte é seca outá é oleosa sla viu

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente amei essas dicas. Eu sou bem negação nesse quesito então fico totalmente louca quando vejo dicas. Já salvei aqui porque preciso melhorar meus hábitos.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, eu sou péssima com maquiagem, então adorei, principalmente porque o verão é uma época complicada.. :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante essas suas dicas.
    big beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino