Pastel de Forno


Acho que vocês já perceberam que estou sempre testando receitas novas, muitas vezes eu acabo fazendo algumas adaptações buscando o melhor resultado, algo que seja bom e com ingredientes acessíveis a todos.  As receitas que dão super certo eu compartilho aqui com vocês, afinal coisa boa merece ser compartilhada.  Originalmente essa receita é uma massa para enroladinho de presunto e queijo, mas aqui em casa eu gosto de testar formatos, tem vezes que faço em formato de empanadas, esfirra, enroladinho, pastel. Então nas fotos está  mais para um pastel de forno, por isso o título.  

Então como você podem perceber essa é uma massa super fácil de fazer, porque não precisa ficar sovando, são poucos ingredientes, ela é bem fácil de trabalhar (os braços agradecem) e você pode testar fazer vários formando e com vários recheios. 

Você vai precisar de:

1 ovo
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de chá de sal
500g de farinha de trigo
10g de fermento biológico 

Recheio:

Essa parte  é opcional, mas geralmente aqui em casa eu faço de pizza (presunto, queijo, orégano e tomate) carne moída, frango e as vezes salsicha. 

Com todos os ingredientes separados, vamos ao modo de preparo:

1.  Misture o fermento com o açúcar até que pareça uma mistura uniforme. 
2. Agora acrescente o leite, o ovo e o óleo.
3. Acrescente a farinha e o sal.
4. Deixe descansar por 30 minutos.
5. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos em temperatura média (entre 180ºC  a 200º C).


obs: Você pode substituir o óleo por azeite, a textura fica um pouco diferente, mas tão boa quanto a feita com óleo. O fermento pode ser colocado por último, mas o resultado dele misturado com o açúcar deixe a massa ainda mais macia. 
A farinha é em média 500g, mas talvez você use menos ou um pouco mais, então a dica é ir adicionando aos poucos, o ponto é quando a massa não gruda nas mãos.  Sabe aqueles dias que a gente está com um pouco de pressa e não está com tempo de esperar a massa crescer? Então já testei várias vezes de preparar a massa e não deixar descansar a massa e o deu super certo também. 

Como vocês podem ver é uma massa bem fácil e que nos possibilita testar vários recheios. Então dia das mães está chegando que tal surpreender sua mamis com um café da manhã todos especial preparado por você!? Aqui no blogs temos outras receitas que valem a pena conferir também! 

5 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Olá! Amei a receita, fácil e rápida! Vou tentar fazer para o lanche da tarde hoje mesmo, valeu pela dica. /marina

    ResponderExcluir
  2. Haaaaaa adoro pastel de forno!!! Vou experimentar a sua receita! :DDD

    Adorei o blog!! Estou seguindo!

    Beijoo

    http://criswallart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. amo amo receitinhas de forno, assadas, além de mais saudável é muito mais gostoso :) como sou vegana, vou substituir o ovo (por chia) e o leite por vegetal, mas dá super certo tbm e já to imaginando cada receita <3 ai, que vontadeee

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre estou testando receitas novas também
    copiei a receita para testar aqui em casa.
    XOXOX

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino