O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos


Este livro é direcionado aos novatos no campo do raciocínio lógico, particularmente àqueles que, tomando emprestada uma expressão de Pascal, têm como característica compreender melhor através do visual. Eu selecionei um pequeno conjunto de erros comuns de raciocínio e os elucidei utilizando ilustrações fáceis de recordar, que são complementadas com vários exemplos. Minha esperança é que o leitor aprenda dessas páginas algumas das armadilhas mais comuns da argumentação e que seja capaz de identifica-las e de evita-las na prática. 📖Skoob  👍Avaliação Final: ⭐⭐

Você já se pegou pesando em como anda seu poder de argumentação? Já cansou de ver nas redes sociais pessoas compartilhando notícias sem nenhum fundamento lógico ou com argumentos falhos? Se resposta foi sim para alguma dessas perguntas você precisa conhecer O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos.

Este não é um livro sobre como você deve argumentar, mas sim sobre aquilo que você não deve fazer durante uma argumentação. Ao longo da leitura é impossível não se identificar com os exemplos dados pelo autor, afinal em algum momento você já cometei alguns desses erros ou já viu alguém cometer. 


O grande diferencial desta obra é o uso de ilustrações bem-humoradas para descrever erros de raciocínio comuns atualmente. Elas são inspiradas em partes por expressões como  as encontradas em A revolução dos bichos, de George Orwell, e pelo humor nonsense de Lewis Carroll. Cada falácia (são argumentos inconsistentes e sem fundamentos que geralmente são mascaradas como “verdadeiro”) é apresentada em apenas uma páginas o que deixa a leitura mais fácil e fluída. Você aprende algo novo sem parecer que está estudando, é algo construtivo e divertido. 


O  autor fala sobre erros comuns que comentamos no nosso cotidiano como por exemplo o apelo à popularidade.  Quem nunca se deparou com alguém tentando te convencer de algo só porque a maioria das pessoas estão fazendo? Não é porque algo é popular que isso o faz certo. 
  

O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos é um livro rápido, instrutivo e que possuí uma narrativa de fácil entendimento ainda que trate de assuntos complexos. Daquelas leituras que quando a gente chega ao fim já está compartilhando com as pessoas mais próximas tudo aquilo que aprendeu. É aquele tipo de leitura que todos deveriam ter a oportunidade de ler.


13 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Eu amei o traço dessas ilustrações *O* meio dark huahua!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  2. quero esse livro pra ontem!!!
    alem de ser um fofo (hauhauha) tem conhecimentos preciosos!
    to lendo harry potter no momento e o nome desse livro é muito Livro de Bruxos. Livro ilustrado dos maus argumentos. Posso até ver kkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro parece ótimo? A resenha, super interessante! Já estou com uma vontade enorme de ler, só para ver meu nível de maus argumentos e melhoro um pouquinho 😂😂😂

      Excluir
  3. Eu fui pesquisar sobre o ilustrador do livro, o nome dele é Alejandro Giraldo, ele tem ilustrações lindas no site, e disponibilizou excelentes fotos sobre esse livro *-*

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu adorei a ideia do livro,ainda mais porque é necessário, sabe, tem tanta gente com dificuldade de argumentar e cometendo tantos erros que esse livro pode nos ajudar a vê-los mais facilmente e não cometê-los.
    E as ilustrações dão um charme extra rs :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia e adorei o traço. Maravilhoso.
    Eu até compraria se minha pilha de leitura não estivesse tão grande.

    ResponderExcluir
  6. Ai que incrível, já adorei esse livro! Eu mesma sou péssima em argumentar, preciso ler haha
    Vai para a listinha! Ficaram lindas as fotos e adorei a resenha :)
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro é muito bacana porque a pessoa vai meio que interagindo durante a leitura, seguindo a lógica do autor pra nos fazer pensar mesmo. Fiquei bem interessada, e as ilustrações são lindas!

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e agora tô louca querendo um! A ideia das ilustrações é super interessante e eu sou exatamente o tipo de pessoa que não tem um pingo de paciência de ficar argumentando com pessoas que frisam no descabido e não estão dispostas a abrir, um pouco que seja a visão.
    Livro anotado na lista de desejos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar desse livro e parece ser uma leitura bem gostosa, sobretudo pelas ilustrações. Sou suspeita pra falar porque amo desenhos, então... <3

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  10. quero esse livro pra ontem!²A diagramação e as ilustraçãoes são uma fofura...
    E o tema é atualissimo! É necessario ter bons aargummentos hoje em dia.
    BJOS!

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente: que fotos lindas! Estou encantada rs
    Parece um livro bem interessante, adorei o estilo das ilustrações e a premissa da obra.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  12. quando ví a foto da capa do livro pensei "è um livro infantil, vou ver" afinal tenho um sobrinho bebe e quando ele crescer ja vou presentear com esse livro caso eu gostar para recomendar, dai chego aqui e me deparo com um livro que não tinha nada a ver com que eu imaginava, super criativo, achei super legal e Já quero porque o que eu mais vejo na internet é argumentos ralos, e nao quero que os meus parecam da mesma forma. Como vc disse, aprendemos sem perceber, parece ser muito gostoso a leitura.
    http://omisterionaproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino