Memórias do meu primeiro blog


Você já parou para pensar em como foi criar seu primeiro blog? Quais são suas lembranças daquela época, do que você mais sente falta hoje em dia? Eu nunca pensei muito no assunto, geralmente penso e converso sobre a blogosfera de uma maneira geral, na interação em si entre blogs e acabo deixar passar despercebido a primeira  experiência de ter tido um blog. 

Meu primeiro blog pelo que me recordo foi por volta de 2003 (faz um tempinho né), lembro que eu criei ele em uma plataforma do próprio MSN que nem existe mais hoje em dia. Era legal chegar da escola e poder separar algumas horas do meu dia para escrever sobre o que aconteceu durante o dia, sobre as novidades dos meus artistas favoritos, aquele filme legal ou livro que tinha lido. 


Ao dizer isso vou soar um pouco velha, mas naquela época blogar era algo mais intimista, era falar sobre sua rotina, uma especie de diário aberto. E quando você se dava conta tinha outras pessoas comentando que se identificavam com você, com aquilo que você estava passando.  Eu era fã da novela Rebelde, logo da banda RBD também então sempre tinha uma ou outra postagem dedicada ao assunto e com isso conheci várias pessoas que também gostavam e falavam sobre o assunto, algumas delas ainda fazem parte do meu círculo de amigos. Também nesse época conheci pessoa que também gostavam de se aventurar na edição de imagem, criação de gifs, criar layouts e se aventurar nos segredos do HTML. 

Acho que a melhor lembrança que eu tenho do meu primeiro blog era escrever por amor, porque era divertido, e não uma obrigação ou trabalho. Era poder compartilha algo que eu gostava sem me preocupar com o padrão, com o que os outros iam achar, equipamento, domínio, número de visualizações, redes sociais, enjangamento. Era uma época simples, sem grandes recursos, mas ainda assim a experiência de blogar era incrível, era criar um mundo e ser livre nele. Quando dá aquela vontade de desistir de escrever eu lembro dessa sensação, do porque ter um blog era bom e aí continuo. Faz 14 anos que faço parte de universo de blogs e em agosto vai fazer 7 anos  com o blog Profano Feminino. 

Agora me conte como foi a sua  experiência  com seu primeiros blog, qual a melhor lembrança  que você tem?




25 Comentários

Olá! Sua opinião é muito importante para nós, fique à vontade para comentar. Obrigada pela visita e volte sempre!

  1. Realmente tudo que é feito com amor tende a sair com perfeição, adorei o seu texto e me lembro vagamente do blog pelo MSN, era tudo mais simples, hoje acabamos indo muito pelas tendencias. Meus parabens por não ter desistido, e continue sempre com esta forma de escreve, pois sua estrita é muito boa, ela deixou transparecer tudo. Por isso agora estou te seguindo. Boa sorte, beijos...

    www.julianabrochini.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha só temos a mesma idade de blog.
    Nossa eu me lembro dessa época que era tão boa, de esperar o final de semana pra poder contar como foram meus dias (minha net era discada rs). Conheci tantas pessoas especiais, a minha primeira amiga virtual, conheci pessoalmente e sou amiga dela até hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delicia ler esse post e ir lembrando do que rolava no meu primeiro. Meu nicho era mais pro lado da beleza, mesmo sem ter muito conhecimento na área, hoje já mudou tudo. Rs

    ResponderExcluir
  4. Legal, está na blogosfera há bastante tempo ^^
    Eu até tive alguns blogs na época entre 2004 e 2005, mas quase não escrevia nele. Tentei algumas vezes usar ele de diário, como você disse, mas acabava sempre esquecendo rsrs.
    A blogagem se tornou algo bem diferente agora, imagino que deva dar uma sensação de nostalgia, mesmo para quem ainda gosta dessa nova dinâmica.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você, naquela época era algo mais pessoal, eu mesma comecei a escrever no blog sobre os amores de escola hehe,fico feliz que a blogosfera tenha evoluído mais fico triste por não ter mais essa conexão e verdade, são poucos os blogs que teem isso
    beijos e boa sorte na gincana ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu fiquei meio na duvida de como fazer esse post porque eu tive também um blog por essa epoca.
    Não a época do auge do "Rebelde"porque nessa epoca eu ainda não sabia nem o que era orkut.

    Que nostalgia deve ter sido para você ter escrito esse post.Fazer uma viagem no tempo.Nada melhor que escrever algo que se ama e ter um publico compartilhando desse amor 💜

    A gente não vé o mesmo atualmente .Tudo muda nessa vida.
    Amei o seu post

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Começou um pouco antes de mim mas pegamos a mesma fase em que blog era uma espécie de diário, com certeza uma das melhores épocas da blogosfera❤️
    7 anos de profano feminino? Que liiiindo, parabéns por não desistir desse universo tão amável

    ResponderExcluir
  8. Uau! Vai fazer 7 anos de Profano <3 eu tenho boas recordações do meu primeiro blog, era com a minha amiga, template de anime, cheio de gifs, e coisas coloridas rsrsrs a blogsfera antiga era muito diferente né? Eu sinto falta de muita coisa daquela época, acho que uma das que mais sinto era essa coisa de ser mais pessoal, pq, às vezes parece tudo tão automático né =/ mas amei o post! super nostálgico e gostoso! beijos beijos!

    Metamorphya•••

    ResponderExcluir
  9. Hahahahaahahahaha
    Olha só a coincidência, o meu primeiro blog surgiu no mesmo ano que o seu! Que mundo pequeno, né? E como vc mesma disse, naquela época era mais intimista sim. Eu lembro que eram diários mesmo... a gente falava de coisas aleatórias, nossas, sem padrão... hj é mt diferente, "profissa"... e tem tanto blog no ar que a gente até se perde... mas não me arrependo de ainda manter o meu... mt pelo contrário... ver a evolução do que a blogosfera se tornou e saber que ainda posso me encaixar nela não tem preço. Bjks! www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu primeiro blog foi em 2012,eu acho rs,e depois ele criei o que estou agora,foi uma ótima experiência e lembro com muito carinho,espero que meu blog chegue tão longe quanto o Profano,sete anos não é pra qualquer um,parabéns :D
    Beijos ^.^
    littlewonderscrm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É tão bom fazer as coisas por amor né? Sua história mostra como a blogosfera mudou mesmo, como você disse, era algo que a gente fazia para se divertir e conhecer as pessoas que gostavam das mesmas coisas que a gente, pura simplicidade.. hoje não é bem assim, claro que conhecemos pessoas super legais, mas podemos ver também àqueles que caíram de paraquedas e estão aqui por mero "status" e que não valoriza seguidores e tal.. enfim, parabéns pelos 7 anos do seu blog, não é qualquer um que consegue se manter por tanto tempo e com tanta dedicação.

    Beijos

    http://acordeicinderela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, tudo se torna mais prazeroso quando feito com amor. Eu adoro pensar em meu primeiro blog e como era diferente quando eu ia escrever, o carinho de graça por aquilo que não esperava nada em troca. <3

    meumelhormomentto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, faz tempo hein? heheheh, queria ter lembranças como as suas heheh! Amei muito!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  14. A blogosfera está aí há tanto tempo que quase esqueço. Lembro que quando era mais nova costumava entrar em alguns blog bem pessoais mesmo,onde as pessoas relatavam a sua rotina, o que aconteceu naquele dia e confesso que adorava entrar me identificar com aquilo ou saber que não estava sozinha no mundo. Como você disse, era algo mais simples. Hoje em dia acredito que tenha ficado mais complicado, porque os leitores estão mais exigentes. Ninguém mais entra em blogs com musiquinha de fundo e florzinhas que saem ao passar o mouse (eu via muitos blogs desse tipo e adorava). Mas apesar de acompanhar a blogosfera há anos, criei meu blog ano passado e gente, que trabalho que aquela coisa dá haha Mas é tanto amor envolvido que me pergunto por que não criei antes.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  15. Oi. Amei o texto. Parabéns pelos 7 anos de Profano. Meu primeiro blog, criei há 12 anos,para escrever sobre o cotidiano. Teve somente 10 postagens em 5 anos mais ou menos. Não ligava. Em 2010 entrei com vontade e amo a blogosfera. Aprendo muitas coisas e me atualizo. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Meu primeiro blog não lembro direito em que ano foi, mas deve ter sido por volta de 2007/2008 e foi no blogspot. Era uma época que tinha uma blog famoso chamado Roxo Metálico e eu era doida pra ter um igual kkkkkk. Depois desencanei um pouco e quis fazer um blog sobre Hannah Montana e Disney, mas não conseguia deixar bonito igual das outras pessoas e acabei desistindo kkkkkkk. Sempre gostei dessa coisa de blog, agora, depois de muito tempo depois, resolvi criar um pra levar a sério. Mas é bem divertido lembrar e perceber as mudanças de personalidade e de pensamento.

    ResponderExcluir
  17. Acho que o segredo é mesmo continuar a escrever sempre por paixão, pelo menos é o que faço. Escrever por obrigação custa e nunca sai tão bem, por isso, vamos continuar a escrever por amor!

    ResponderExcluir
  18. Continue sempre sendo você mesma, blogando porque gosta, porque quer, quando quer. Não perca isso! Acho que é algo muito importante, fazer o que gostamos, quando gostamos, como gostamos. Agora já tem algum público que a acompanha, por isso não a vai abandonar de repente e sempre lhe vão dizer o que gostam e não gostam.

    Divirta-se!

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Muita gente fala isso, que antigamente realmente se blogava com amor, que era algo mas descompromissado sem esse stress que é hoje. Eu não peguei essa época, quando criei meu primeiro blog as coisas já eram feitas porr dinheiro ou por produto rsrs e a meninada se matava por um sache de amostra rsrs Devia ser bom blogar nessa epoca onde as coisas eram mais verdadeiras :)

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que o MSN tinha blogs,era muito bom volta da escola e escreve né hehe

    ResponderExcluir
  21. Que bacana suas memórias do primeiro blog. Eu não sabia que tinha uma plataforma dentro do MSN, haha. E menina, eu tbm sempre gostei de me aventurar no mundo do HTML, desde 2006, quando ganhei meu primeiro computador, já comecei a fuçar códigos e layouts.
    Realmente, antigamente escrever em um blog não era uma corrida contra a concorrência, na verdade assim como eu e vc, ainda tem muita gente que escreve por amor e por que gosta <3 Mas a possibilidade de trabalhar com o que se gosta, nos faz ir atrás de divulgação e engajamento.
    Enfim, amei poder ler seu post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane, muito do que você sentiu e viveo eu vivi também. Comecei em 2009 nesse mundo e aquela época era muito boa principalmente para fazer amizades pois as pessoas gostavam de se relacionar quando os gostos eram parecidos. Hoje, a maioria das blogueiras são mais ligadas a parceria do que a amizades e compartilhamento de assuntos. Foi ótimo saber mais de você. Tive um sentimento bem nostálgico agora! Beijocas.



    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha um blog sobre fadas hahahaha mas quando fiz o meu memórias de um blog acabei focando mais no atual pq foi o primeiro que deu certo haha mas gostei de saber da sua história com blogs!

    ResponderExcluir
  24. Comecei em 2005, e realmente era assim. Aventurar no html é muito verdade. Foi assim que aprendi, metendo a cara hahah escrever em forma de diário, muito verdade. Época muito gostosa. Realmente não nos preocupávamos muito e só fazíamos.
    Eu nem comecei antes até de bloggar porque aí por 2003 eu ainda tinha internet discada e maal usava internet. Ainda ficava mais correndo na rua mesmo rsrs
    beijinhos

    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
  25. Eu lembro sobre essa plataforma do MSN, era tão mara!
    Como é bom relembrar esses momentos bons! A gente sempre tem que voltar e relembrar o que nos motivou a escrever pela primeira vez.

    Beijo ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

@profanofeminino